Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo não aprovou novela de refugiados antes de "Órfãos da Terra"

Mauricio Gyboski, um dos colaboradores de "O Sétimo Guardião" - Arquivo pessoal
Mauricio Gyboski, um dos colaboradores de "O Sétimo Guardião" Imagem: Arquivo pessoal

12/04/2019 00h06

"Órfãos da Terra" tem mais uma "ligação" com "O Sétimo Guardião", além do título que era de domínio de Aguinaldo Silva. O tema dos refugiados foi sugerido a Sílvio de Abreu por Maurício Gyboski, colaborador de Aguinaldo, após a entrega da sinopse de "Pátria Gigante".

Capa Sinopse Patria Gigante  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

À época, dezembro de 2016, apesar da negativa, Sílvio, de acordo com Gybosky, comentou: "O tema central, o drama dos refugiados, pode despertar interesse por sua atualidade e pela abordagem de outras culturas".

Não deu outra.

A diferença é que no projeto de Gyboski o núcleo central era formado por haitianos, vindos para o Brasil após o terremoto, e com sírios e senegaleses em núcleos secundários.

Já o projeto de Thelma Guedes e Duca Rachid centrou a trama nos sírios, e terá congoleses e haitianos em núcleos secundários.
Gyboski, após "Guardião", vai se voltar para projetos pessoais, dentro e fora da Globo. Sobre o assunto, a Comunicação da Globo declara que, quando o autor apresentou a ideia dos refugiados haitianos, Duca e Thelma já estavam escrevendo a novela delas.

Calendário europeu

Todas as TVs, invariavelmente, escolhem os primeiros meses do ano para o lançamento das novas programações.

Só a TV Cultura, em vias de trocar sua direção, está discutindo alterações na sua grade para junho ou julho. Por vias das dúvidas, é melhor começar a mostrar serviço ao próximo chefe, seja ele quem for, desde já.

Fazer o que não foi feito em quatro anos.

Caldeirão

Luciano Huck vai mostrar neste sábado, na Globo, uma matéria com um time de futebol americano amador de Sepetiba, no Rio.

E de surpresa, os jogadores irão conhecer um dos maiores nomes do esporte em atividade atualmente, Russel Wilson, que participa do programa ao lado de sua mulher, a cantora Ciara.

Vale o registro

Desde que passou a existir, setembro de 1998, o Canal Brasil já exibiu mais de 4,5 mil filmes, entre longas e curtas-metragens. E hoje seu acervo possui mais de 900 títulos, das mais diferentes épocas, fases e gêneros.

Muitas destas produções são exibidas com exclusividade e realizadas em sistema de parceria. Graças a investimentos do tipo, em 2018, 10 filmes foram selecionados para festivais internacionais como Berlim, Cannes, Veneza e Sundance.

Júlia Horta - Priscila Prade  - Priscila Prade
Miss Júlia Horta gravou o "Programa Silvio Santos"
Imagem: Priscila Prade

Beleza

Silvio Santos reuniu ontem um time de mulheres bonitas nas gravações do "Não Erre a Letra", que deve entrar já neste domingo.

Júlia Horta, Miss Brasil Be Emotion 2019, participou junto com as misses dos anos anteriores, Mayra Dias (2018), Monalysa Alcântara (2017), Raissa Santana (2016), Marthina Brandt (2015) e a Jackelyne Oliveira (2013).

Telhado de vidro

É bem interessante o funcionamento dos tantos programas de fofocas em cartaz nas mais diferentes TVs.

Quase nada é dito sobre as emissoras em que são transmitidos. Críticas, então, nem pensar. O pior em matéria de noticiário, claro, é reservado para as concorrentes e seus respectivos contratados.

Passando a limpo

Terminando "O Sétimo Guardião", Aguinaldo Silva vai entrar em férias na Globo. Até cogitou lançar um concurso, que indicasse o melhor destino para o seu sumiço.

Um desaparecimento que na televisão, pela ordem das novelas na fila das 9, deve se estender por mais um ano e meio ou dois. O seu atual contrato vence em setembro de 2020.

Precaução

Ainda não existe uma data para dar início às gravações da próxima temporada do "Lady Night", mesmo com seus trabalhos de produção bem avançados.

Nada mais natural, se sabendo que a Tatá está com sua gravidez no terceiro mês. Ela espera uma menina, ainda sem nome escolhido, que deve nascer em outubro.

Rosi Campos - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Rosi Campos, Dorotéia, em “A Dona do Pedaço”
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Tá dentro...

Como já destacado por aqui, os atores estão voltando cada vez mais cedo, entre um trabalho e outro na TV. Rosi Campos, uma das protagonistas de "O Tempo Não Para", por exemplo, já está confirmada como Dorotéia em "A Dona do Pedaço", próxima das nove.

Casada com Eusébio (Marco Nanini), ela torna-se amiga e confidente de Maria (Juliana Paes) ao se tornarem vizinhas.

... Tá fora

Se a Rosi Campos entrou, Laura Cardoso está fora desta próxima novela do Walcyr Carrasco.

Onde pegou, a Globo não fala, mas a personagem que acabou sendo entregue a Rosi tem características bem semelhantes àquela que inicialmente foi pensada para a Laura.

Bate - Rebate

* Depois de todo estrago causado pelas chuvas no começo da semana, as novelas da Globo voltaram ao seu quase normal ritmo de gravações.
* "Dinastia", superprodução da BBC, que o Discovery irá exibir em junho, terá narração de Rodrigo Santoro.
* Olga Bongiovanni tem gravadas várias externas para o seu novo programa da Rede TV!. Estreia segunda.
* Na terceira temporada de "Sob Pressão", o Hospital São Tomé Apóstolo é o novo local de trabalho de Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano)...
* ... Parte de sua estrutura está desativada em decorrência das mazelas da saúde pública e a unidade funciona com apenas 20% de sua capacidade...
* ... A realidade, em se tratando dos hospitais públicos brasileiros de forma geral, nunca estará tão presente...
* ... Estreia, na Globo, dia 2 de maio.
* O grupo "Roupa Nova" será uma das atrações do "Altas Horas" neste sábado...
* ... Perto de comemorar 40 anos de carreira, os músicos estão trabalhando na promoção do novo disco, Todo Amor do Mundo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco