Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record tem um jeito só dela para divulgar audiência

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

17/04/2019 00h06

Indiscutível o crescimento da Record em algumas faixas de horário, especialmente durante a exibição do "Balanço Geral", em São Paulo, no meio do dia, ou com o "Cidade Alerta", final de tarde e começo de noite.

Verdade também que esses resultados têm incomodado a concorrência, de modo especial a Globo, acostumada a liderar em todos os horários.

A Record só erra, e erra feio, quando insiste no absurdo de tentar colocar na cabeça do mercado que a audiência de TV é medida entre 7h da manhã e meia-noite. Uma invenção do jornalista Ricardo Frota, quando ele ainda cuidava da sua Comunicação, para tentar mascarar os resultados ruins da igreja na madrugada.

Num passado bem distante, quando não dispunha de tecnologias mais avançadas e a aferição ainda era de casa em casa, o Ibope divulgava apenas resultados das 6h00 às 24h00.

Mas isso há muito tempo deixou de ser desse jeito, como também tem várias décadas que a medição passou a acontecer minuto a minuto, nas 24 horas. O dia todo, portanto...

Conveniência

Para a Record, porque a igreja sempre estará lá, prevalece o "método Frota" de divulgar audiência, com isto desrespeitando tudo que a televisão apresenta, inclusive ela própria, entre programas e anunciantes, antes de 7h da manhã e depois da meia-noite.

Uma coisa é uma coisa, mas outra coisa também é outra coisa. Os bons resultados devem ser aplaudidos e reconhecidos, como tem que ser condenada toda e qualquer forma de querer mascarar a verdade.

Só mais uma coisinha

Se a Record insiste em desconsiderar o Ibope da madrugada, como é possível justificar os tantos milhões de reais que a igreja põe lá dentro todo santo ano?

Será que alguém explica?

Jornalismo

No "Jornal da Band", a partir desta quarta, a série especial "As mulheres na Igreja".

Em três episódios, a repórter Sônia Blota discute a importância de mulheres como Maria e Maria Madalena no nascimento do Cristianismo.

Márcio Garcia - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Márcio Garcia volta, domingo, com o "Tamanho Família"
Imagem: Divulgação/TV Globo

De volta

Na tarde deste domingo, Márcio Garcia passa a comandar mais uma temporada do "Tamanho Família" na Globo. Na imagem, ele mostra os cartões que vão ajudar os convidados a traçarem suas estratégias a cada brincadeira.

O cenário também traz novidades, e agora coloca as duas famílias juntas, lado a lado, no palco.

Toque diferente

Sempre que possível, os repórteres do "Jornal da Record" irão aparecer no estúdio para interagir rapidamente com os âncoras e "chamar" seus trabalhos especiais.

Isso já aconteceu, por exemplo, com Thais Furlan na segunda-feira em função de uma reportagem em San Marino.

No capricho

É de se louvar o esforço do pessoal do "Conversa com Bial" e dele próprio neste início de temporada do programa. Só boas entrevistas. E Murilo Benício como penúltimo exemplo, na segunda, madrugada de terça.

De se lamentar apenas o seu horário, nunca o mesmo e, às vezes, depois de uma e meia, quase duas horas da manhã.

Que louco isso

A Simba, do SBT, Record e Rede TV!, informou que até agora não lançou um canal de Pay TV pela dificuldade em conseguir janela nas operadoras.

No mesmo dia, ontem, a Band lançou um novo canal na TV paga, franquia de um americano. E informa que estará na Net.

Foi lá

O "Profissão Repórter" volta ao ar nesta quarta-feira destacando uma viagem de Caco Barcellos, Erik Von Poser, Mayara Teixeira e do repórter cinematográfico Eduardo de Paula a Moçambique.

Foi um dos países atingidos pelo ciclone Idai, no mês passado.

Mara Maravilha - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Mara Maravilha vai voltar ao Jogo dos Pontinhos
Imagem: Reprodução/SBT

Rodízio

Em substituição a Patrícia Abravanel, mamãe pela terceira vez na segunda-feira, Silvio Santos resolveu adotar um rodízio para ocupar o lugar dela no "Jogo dos Pontinhos", durante os próximos quatro meses.

Vai começar com a Mara, que já grava nesta quinta-feira e que, depois, irá se revezar com a Maisa.

Só pra garantir

O SBT registrou a marca "The Sábado com Danilo Gentili", mas, segundo apurado, não planeja movimentar o apresentador em um novo programa nem recorrer a melhores momentos.

Acredite, foi apenas para evitar que alguém fizesse antes.

Bate - Rebate

* Globoplay anuncia para o dia 26 a entrada de todos os episódios da série "Deadly Class".
* Marcado para 6 de junho, o lançamento nos cinemas de "Socorro, virei uma garota!"...
* ... É uma comédia com Thati Lopes, Victor Lamoglia, Léo Bahia, Manu Gavassi, Vannessa Gerbelli, Nelson Freitas, Kayky Brito, Lua Blanco, Lipy Adler e Bruno Gissoni...
* ... Roteiro de Paulo Cursino e direção de Leandro Neri. O trailer do filme foi postado sexta-feira na internet.
* Por enquanto continua tudo gravado...
* ... O retorno do "Superpop", ao vivo, está marcado para a outra quarta-feira, 24.
* A Rede TV! está promovendo esta semana uma ação de Páscoa que visa atender 13 instituições e ONGs beneficentes...
* ... A iniciativa conta com a participação de apresentadores na distribuição de mais de 4.500 ovos.
* O cenário do "Aqui na Band" foi construído fora da emissora e está praticamente concluído...
* ... Esse programa de Silvia Poppovic e Luis Ernesto Lacombe terá uma música de abertura, instrumental, ainda sendo produzida. Parece que estreia mesmo dia 29.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco