Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Órfãos da Terra" é um exemplo de novela a ser seguido

Kaysar Dadour é Fauze em "Órfãos da Terra" - Paulo Belote/Globo
Kaysar Dadour é Fauze em "Órfãos da Terra" Imagem: Paulo Belote/Globo

Colunista do UOL*

21/04/2019 00h06

"Órfãos da Terra", por tudo, nesses primeiros capítulos deve ser reconhecida como um dos melhores lançamentos da Globo nos últimos tempos. E vamos combinar que, usar como tema de abertura, "Diáspora", cantada por Tribalistas, já é uma covardia.

A história de Thelma Guedes e Duca Rachid está no comecinho, pegando maior embalo e ainda amarrada aos seus protagonistas, mas com ingredientes bem suficientes para ter um caminho dos mais gloriosos na faixa das 18 horas. Algo a ser observado. E acompanhado.

O que desde já existe como certeza é um trabalho de produção e cuidado na sua realização que poucas vezes se viu. Desde escolha de figurinos, passando por cenografia, luz, captação, outros tantos componentes essenciais até a finalização de cada capítulo, tudo se destaca pela qualidade. O diretor Gustavo Fernández e sua equipe merecem este reconhecimento.

E vai bem

A média da segunda semana de "Órfãos da Terra", de 8 a 13 de abril, foi de 22 pontos na Grande São Paulo, 2 pontos acima da primeira.

No Rio, a média semanal da segunda semana também foi de 22 pontos, mantendo a anterior.

León, o gato

E o gato León voltou à cena em "O Sétimo Guardião", mas não com a mesma frequência do começo da novela.

Até porque a ordem ainda é priorizar a participação de Eduardo Moscovis.

Data

Em plano para o mercado publicitário, a Record anuncia que a estreia de "Topíssima" será em 21 de maio, uma terça-feira.

A novela terá Camila Rodrigues como Sophia, uma mulher empoderada, autoconfiante e firme. Não quer formar família e se aproveita de alpinistas sociais para conseguir o que deseja e sempre se coloca acima de todos os homens.

Paulo Miklos  - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Paulo Miklos participa de série na Cultura
Imagem: Divulgação/TV Globo

Trajetória

A TV Cultura estreia dia 28, às 23h, a segunda temporada da série "Inspira.mov Brasil", produzida pela Grifa Filmes. Treze convidados compartilham pensamentos que inspiraram suas trajetórias profissionais e pessoais.

A drag queen Lorelay Fox abre a série. Também participam o músico Paulo Miklos; a apresentadora Marina Person; Paulo Barros, carnavalesco, Gringo Cardia, artista visual, entre outros.

Garantida

Regiana Antonini começou a escrever a segunda temporada de "Dra. Darci", série do Multishow, com Tom Cavalcante. A primeira foi muito bem.

Na redação ainda está o dramaturgo Cacau Hygino. As gravações serão retomadas no próximo semestre, com produção da Formata.

Rendeu

O Tom fez uma ótima dobradinha com Fabiana Karla em "Dra. Darci" e a ideia é continuar com ela no elenco.

Atualmente, Fabiana está como Madá em "Verão 90", na Globo.

Fábio Porchat e Lorena Comparato  - Divulgação  - Divulgação
Fábio Porchat e Lorena Comparato nos bastidores de Homens?
Imagem: Divulgação

Bastidor

Lorena Comparato e Fábio Porchat nos bastidores da série "Homens?", do Comedy Central, com exibição às segundas-feiras, 22h, até 6 de maio.

Comparato faz a Tainá, uma prostituta, é contratada por Alexandre (Porchat) para tentar resolver o problema dele com a impotência, só que acaba virando conselheira. Mostra como seu posicionamento machista acaba prejudicando.

Tudo certo

A estreia de Eduardo Oinegue na apresentação do "Jornal da Band" está marcada e confirmada para o próximo dia 29.

Até lá, continuará gravando pilotos. E ele tem se saído bem nessas gravações, perfeitamente afinado com o set e no uso do teleprompter.

Passou longe

Após o anúncio da chegada da CNN Brasil, esperava-se um forte ataque a nomes importantes de bastidor da GloboNews.

Mas, até aqui, Douglas Tavolaro optou por passar longe de lá, voltando sempre ou insistentemente as suas atenções para profissionais que trabalharam com ele na Record.

Jesus

A Record exibe nesta segunda-feira (22), a partir de 20h45, o último capítulo de "Jesus". Interferências à parte, um trabalho que exigiu muito da autora Paula Richard e de toda sua equipe de colaboradores. O resultado em audiência foi muito satisfatório no Brasil e, principalmente, nos Estados Unidos. E em meio a tudo é preciso destacar também o trabalho de direção realizado por Edgard Miranda (geral), Leonardo Miranda e Rudi Lagemann.

A novela traz participações especiais de Igor Rickly e Jonatas Faro.

Bate - Rebate

· Substituta de "Órfãos da Terra" na faixa das 18h, "Éramos Seis" começará a ser gravada em julho, com Glória Pires e Antônio Calloni como os protagonistas: Lola e Júlio...

· ... A estreia está prevista para início de outubro e, sua conclusão, em março de 2020...

· ..."Éramos Seis" é uma releitura da obra de Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, baseada no romance de Maria José Dupré...

· ... A adaptação é assinada por Ângela Chaves, de "Os Dias Eram Assim", e vai mostrar a saga de uma família através de três décadas: 1920, 1930 e 1940...

· ...Lembrando que Cléo Pires vai trabalhar com sua mãe em "Éramos Seis".

· ...Viverá a personagem Isabel, filha de Lola.

· Desde sexta-feira, a Netflix disponibiliza a segunda temporada da série "Samantha"...

· ... Emanuelle Araújo é a protagonista, agora contando com as participações especiais de Lorena Comparato. Nicole Bahls, Luciana Gimenez, Gabi Lopes e Luize Altenhofen.

· O "Pânico" foi em frente, ficou apenas no rádio, porém o youtuber Lucas Selfie conseguiu permanecer na Band e também no comando do "Só Risos". Exceção...

· ... Ele que se prepara para apresentar dois projetos para a direção da emissora; não de humor necessariamente, "mas bem descontraídos".

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco