Topo

Coluna

Flávio Ricco


Números revelam a liderança incontestável da TV aberta

Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Colunista do UOL*

27/05/2019 00h06

Quando aqui se destaca a importância da TV aberta, isto se deve única e exclusivamente ao seu significado na vida de milhões de brasileiros, de todas as classes sociais.

Hoje, estima-se, que perto de 195 milhões de pessoas em nosso país, por sinal terrestre ou parabólica, têm acesso a ela em 70 milhões de domicílios.

Necessário acrescentar também que mais da metade dos 17,2 milhões de assinantes da TV paga, dados do último levantamento, são telespectadores diários dos canais convencionais.

É impossível avaliar o tamanho de tudo isso. Para se ter uma ideia, considerando só as três redes mais importantes, 196,9 milhões assistiram à TV Globo ao menos um minuto, no primeiro quadrimestre de 2019; mais de 180,4 milhões, o SBT e 176,2 milhões, a Record.

Os dados, fornecidos pelas próprias emissoras, segundo levantamento do Ibope, são incontestáveis.

Nada ainda concorre com a TV aberta, apesar da importância e crescimento de outros tantos meios.

Em cima disso

Sobre a importância da televisão, a Globosat produziu um vídeo ressaltando, entre outras coisas, que a "TV não é um meio", "TV é conteúdo".

Que não importa a tecnologia, a "TV gera conversa" e que mais de 97% dos tweets são originados do conteúdo da televisão. E "das 300 maiores audiências da Pay-TV, 293 são de eventos ao vivo".

Luciana Gimenez - Reprodução/RedeTV! - Reprodução/RedeTV!
Luciana Gimenez grava o "Programa Silvio Santos" nesta terça
Imagem: Reprodução/RedeTV!

Convidadas especiais

Nesta terça-feira Silvio Santos vai receber Luciana Gimenez e Sonia Abrão, estrelas da Rede TV!, nas gravações do seu programa.

As duas irão se enfrentar no "Jogo das 3 Pistas".

NBA

A Band iniciará as transmissões da NBA na quinta-feira, às 22 horas. Em se tratando das finais, com toda flexibilidade de grade, serão no mínimo 5 ou até 7 jogos para se chegar ao campeão.

Ivan Bruno vai narrar, com os comentários de Álvaro José, Danilo Castro e Eduardo Barão. É uma volta ao basquete americano.

Tradição

A história da Band na NBA se iniciou em 1987 com Luciano do Valle, nos tempos de Magic Johnson, Karl Malone e Michael Jordan.

As últimas partidas exibidas foram nas finais de 2000, quando o Los Angeles Lakers venceu o Indiana Pacers e sagrou-se campeão. Portanto, o retorno da liga acontece após quase 20 anos.

Atos

O Sindicato dos Radialistas de São Paulo tem realizado atos em frentes às principais emissoras de TV e cobrado reuniões até mesmo com canais religiosos,

O do Valdemiro Santiago, entre eles. Em pauta, reajuste salarial.

Fábio Pannunzio - Reprodução/Band - Reprodução/Band
Fábio Pannunzio está de volta ao comando do "Jornal da Noite"
Imagem: Reprodução/Band

No escurinho da TV

Fábio Pannunzio reassumiu o comando do "Jornal da Noite", na Band, sempre imprimindo um ritmo dos mais interessantes à sua apresentação.

O que se espera agora são as prometidas mudanças, entre as principais, um novo cenário. A redação escura ao fundo, sem ninguém trabalhando ou dentro dela, passa a pior das impressões.

CNN no ataque

Depois de Leandro Cipoloni, Virgílio Abranches, Fabiano Falsi - jornalistas, e Marcus Vinicius Chisco (área comercial), a CNN Brasil promoveu novo desfalque no seu alvo preferido, a Record.

Givanildo Espíndola Menezes, que estava como coordenador de internacional do "Jornal da Record", se despediu sexta-feira rumo ao novo canal de notícias, que inicia transmissão no segundo semestre.

Agatha Moreira e Reynaldo Gianecchini - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Reynaldo Gianecchini e Agatha Moreira em "A Dona do Pedaço"
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Salto no tempo

Depois de uma participação muito intensa de Fernanda Montenegro em seus primeiros capítulos, "A Dona do Pedaço", nesta segunda-feira, vai avançar a sua história em 20 anos.

Nesta nova fase, a protagonista Maria da Paz (Juliana Paes) já aparece como uma confeiteira de sucesso, dona de 22 lojas e mãe de Josiane (Agatha Moreira).

Em consequência

Neste novo momento de "A Dona do Pedaço", Maria da Paz irá reencontrar Régis (Reynaldo Gianecchini), sem imaginar que o playboy e a filha vão se juntar contra ela.

Para dar sequência ao embate entre as famílias Matheus e Ramirez, não esquecido mesmo depois de tantos anos, novos personagens ganham destaque, interpretados por Paolla Oliveira, Nathalia Dill, Thiago Tomé, Glamour Garcia, Monica Iozzi, Sérgio Guizé, Anderson Di Rizzi, Caio Castro, Pedro Carvalho, Rainer Cadete, entre outros.

Bate - Rebate

* A partir desta segunda, o "Jornal da Band" exibe a série especial de reportagens "Catar, a Copa do Oriente Médio"...
* ... Trabalho do jornalista Yan Boechat.
* Gravações de "Bom Sucesso", próxima da Globo, 7 da noite, foram bem aceleradas, durante toda a semana passada, em Búzios.
* A Globo liberou o jornalista Cid Moreira e o ator Felipe Simas para a segunda temporada do "Nova Talk com Mauricio Fragale", com estreia em julho...
* ... O programa tem direção de Guto Colunga e será exibido na Rede Bênção e na TV+M, em Angola e Portugal.
* Nesta segunda, 20h, a TV Cultura estreia a terceira temporada do "Tá Certo?", programa do Warley Santana.
* O brasileiro Marcelo Madeira levou dois prêmios na Telly Awards, realizada semana passada, em Nova York...
* ... Ganhou prata na categoria Live Show e bronze no Sportv show...
* ... Ambos pelos trabalhos realizados nas transmissões da Flórida Cup 2019.
* A segunda temporada da série "Impuros", que se passa em meio ao narcotráfico do Rio de Janeiro nos anos 1990, terá a participação de Bruna Spínola...
* ... Ele foi um dos destaques de "Orgulho e Paixão", na Globo...
* ... A Fox prepara sua campanha de lançamento.
* Com direção de Fausto Camunha, a Rede TV! estreia em 1° de setembro, domingo, à uma e meia da manhã, o programa "Os Corujas no Ar"...
* ... Vem com a proposta de mostrar o que a arte produz em favor do ser humano e terá as participações de reúne Vanessa Goulart, Juliana Pinti, a ex-"Masterchef" Yuko Tappabutt, Eduardo Bodstein e Bruno Lorenzetti.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco