Topo

Coluna

Flávio Ricco


Diretor de jornalismo da TV Cultura deixa o cargo 25 dias após assumir

Willian Corrêa vai deixar a direção de jornalismo e a aoresentação do "Jornal da Cultura" - Divulgação
Willian Corrêa vai deixar a direção de jornalismo e a aoresentação do "Jornal da Cultura" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

03/07/2019 00h05

Menos de uma semana após ocupar, de fato, a presidência da TV Cultura, José Roberto Maluf acaba de definir mudanças bem significativas no funcionamento do jornalismo.

A primeira delas é que o "Jornal da Cultura", levado ao ar diariamente, do jeito que é hoje, mais opinativo e sempre contando com a presença de ilustres participantes, deixará de existir.

É um modelo que a nova direção decidiu não manter.

No lugar dele, ainda sem data definida, entrará um outro telejornal, nos moldes dos tradicionais, mais informativo e menos comentado.

A dúvida em questão é se a estrutura atual, inferior a de todas as outras TVs, conseguirá responder ao que exige este novo modelo.

Entre outras providências, será necessária a contratação de dois apresentadores.

Também em consequência desta medida, Willian Côrrea deixará tanto o comando do jornal quanto a direção do departamento de jornalismo, 25 dias após assumir.

Esta sua decisão foi comunicada à redação no final da tarde de ontem.

O próprio Willian, atendendo pedido da coluna, coloca os motivos que o levaram a tomar esta decisão:

- "a minha volta à TV Cultura representava a continuidade de um espaço de reflexão, em um momento em que o país precisa de uma voz capaz de equilibrar a polarização da sociedade . E durante meus 36 anos na comunicação, sempre persegui alguns princípios jornalísticos: isenção, independência, ética e pluralidade. E o Jornal da Cultura contempla as ideias em que acredito . Como não concordo com a alteração do formato do programa, e tão pouco fui consultado sobre a mudança, acredito que os meus serviços possam atrapalhar as novas estratégias da direção da Cultura. Mas desejo sucesso à nova gestão".

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco