Topo

Coluna

Flávio Ricco


Jornalismo da Record não fecha, mas entra em reforma

"Jornal da Record", que tem apresentação de Celso Freitas e Adriana Araújo, também vai passar por reforma visual - Antonio Chahestian/Record
"Jornal da Record", que tem apresentação de Celso Freitas e Adriana Araújo, também vai passar por reforma visual Imagem: Antonio Chahestian/Record

Colunista do UOL*

29/07/2019 00h06

A partir de hoje começa a reforma na redação do jornalismo da Record, em São Paulo, que inclui a construção de um novo cenário para o "Jornal da Record".

Também, como consequência, alguns programas irão para outro estúdio em definitivo, casos do "Balanço Geral", "Cidade Alerta" e "SP no Ar", que terão nova identidade visual.

Na redação serão mantidos apenas o "Fala Brasil" e o "JR".

E mesmo sem nada decidido ainda, outro aspecto a ser salientado é que na prometida reformulação da Record News, a possibilidade de investimentos maiores no esporte está sendo analisada com muita atenção.

Ao que parece existe o desejo de fazer as coisas acontecerem.

A repercussão das transmissões da International Champions Cup, futebol do mais alto nível, segundo pessoas de lá, tem muito a ver com isso.

Futebol

A Rede TV! vai continuar transmitindo o campeonato italiano, sempre com um jogo nas tardes de sábado. Os resultados da última temporada foram considerados bem satisfatórios.

A próxima começa no dia 24 de agosto.

André Plihal - ESPN - ESPN
André Plihal comanda o "Resenha" na ESPN Brasil
Imagem: ESPN

Achado

Quando aqui se reclama de um trabalho com maior criatividade nos canais esportivos e não tanta conversa, como exemplo do lado positivo deve ser citado o "Resenha" da ESPN.

Um programa bem conduzido pelo André Plihal, que coloca para o telespectador um lado diferente, até divertido, do futebol. Já tem até imitadores.

Tá ruim

O nível do futebol brasileiro está tão daquele jeito, que no medíocre Fluminense e São Paulo, sábado, o comentarista, Lédio Carmona, do Premiere, achou conveniente destacar a capacidade de um "experiente" jogador do time carioca em tirar o adversário do sério.

Realmente...

Trabalho andando

Na Globo, foram concluídas as leituras de texto de "Todas as Mulheres do Mundo", baseada no filme de Domingos de Oliveira.

Sophie Charlotte e Emílio Dantas foram escalados para os papéis que no cinema foram vividos por Leila Diniz e Paulo José. Adaptação de Jorge Furtado e exibição no ano que vem.

Vidinha difícil

Após completar dois meses de exibição - estreou em 27 de maio, o desempenho do "Aqui na Band" será avaliado pela direção da emissora.

A ordem é levantar o que está e o que não está funcionando, para melhorar a sua audiência. O programa tem encontrado dificuldades para alcançar um ponto.

Assim sim

Luciana Gimenez é uma das poucas que não pode se queixar da vida.

Está há um mês e pouco de férias na Rede TV! e a informação é que só voltará a gravar seu "Superpop" na segunda que vem.

Ana Maria Braga - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga vai completar 20 anos de TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Nada planejado

Ana Maria Braga vai completar em outubro, no dia 18 daquele mês, 20 anos de "Mais Você". Estreou em 1999.
Ainda não existem informações de algo planejado para ocasião, mas bem que ela merece as melhores comemorações.

Tocar um programa ao vivo, na Globo, diário, às 9h da manhã, só ela sabe o que representa.

Pés no chão

Fonte da coluna no jornalismo da Globo informa que nada, nem mesmo o forte assédio da concorrência, especialmente CNN Brasil, fará a emissora alterar a sua política de salários. Não vai entrar no barulho.

A ordem, acrescenta, é continuar trabalhando com os pés no chão - "os dois".

Spielberg

Está fixada para 19 de outubro, às 21h15, a estreia de "Why We Hate" - "Porque Odiamos", título provisório - produto do Steven Spielberg para o Discovery. Direção de GeetaGandbhir e San Pollar.

Tendo por base pesquisas em psicologia, neurociência e sociologia, histórias do passado e presente, a série em seis episódios tenta buscar respostas para a presença de tanta maldade nos dias atuais.

Plano de ação

"Why We Hate" é um projeto que faz parte das novas aspirações da Discovery em trabalhar com grandes mestres da indústria.

E em produções que tragam reflexões importantes para o futuro da humanidade.

Teatro

De férias na Globo, após a novela "Verão 90", Cláudia Raia prepara a sua volta aos palcos.

A atriz entrará em cartaz com a comédia musical "Conserto para Dois" (com "s" mesmo), escrita por Ana Toledo, e em parceria com o marido Jarbas Homem de Mello. Estreia prevista para outubro.

Fabrício Oliveira e Leandra Leal - João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
Fabrício Oliveira e Leandra Leal, mobilizadores do "Criança Esperança"
Imagem: João Cotta/TV Globo

Bastidor

Um time diverso e envolvido com questões relevantes para a sociedade constitui o grupo de 31 mobilizadores da 34ª edição do "Criança Esperança" na Globo.

Leandra Leal e Fabrício Boliveira estão entre eles e passaram pelos estúdios para gravar, ao lado de crianças de projetos beneficiados, os filmes que começam a ser veiculados nos intervalos da programação.

Grupo de ponta

Cristianne Fridman, Paula Richard e Emílio Boechat são os autores em alta na teledramaturgia da Record.

Boechat inclusive surpreendeu a emissora ao dar rapidamente uma outra linha para o projeto "Genesis", que antes, nas mãos de Gustavo Reiz, não atendeu os interesses da casa.

Bate - Rebate

* Gui Santana, atualmente na "Escolinha", vai disparar um novo espetáculo em São Paulo.
* Silvio Santos vive uma de suas fases mais tranquilas no SBT, segundo o pessoal de lá...
* ... Algo que colaborou inclusive para acelerar os processos do novo programa de Patrícia Abravanel.
* Julia Tolezano, conhecida como JoutJout, escritora e comunicadora do YouTube, será a entrevistada de Marcelo Tas, amanhã, no "Provocações" da TV Cultura.
* Até natural que a Globo, em São Paulo, já esteja procurando "peças" para repor as últimas baixas no seu quadro de repórteres ...
* ... Uma emissora do seu tamanho não pode apresentar buraco na escala todos os dias.
* A partir do dia 2, Dalton Vigh retorna aos palcos de São Paulo, no Teatro Renaissance, com o espetáculo "Caros Ouvintes".
* No Rio, a Globo quer fazer a final da Taça das Favelas-2020 no estádio do Maracanã...
* ... Em São Paulo, deve continuar no Pacaembu.
* A partir desta terça-feira, o "Jornal da Band" exibe a série especial de reportagens "O Novo Sonho Japonês", gravada no Brasil e no Japão...
* ... O repórter Juliano Dip vai mostrar que a crise econômica brasileira e a volta do crescimento japonês criaram uma nova onda de migração brasileira para o Japão...
* ... O número de vistos emitidos pelo consulado do Japão no Brasil no ano passado foi nove vezes maior do que 10 anos atrás.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco