Topo

Coluna

Flávio Ricco


Boa notícia: "Roda Viva" volta a ser o programa que sempre foi

Daniela Lima se sai muito bem como nova apresentadora do "Roda Viva" - Nadja Kouchi
Daniela Lima se sai muito bem como nova apresentadora do "Roda Viva" Imagem: Nadja Kouchi

Colunista do UOL*

21/08/2019 00h06

Todo e qualquer programa na TV, antes de tudo, precisa mexer com o telespectador. Provocar. Usar de recursos necessários para atrair a sua atenção.

O "Roda Viva", por muito tempo, e antes da fase atual, preferiu se valer da "antifórmula". Optou, através dos assuntos tratados e das pessoas convidadas, por ficar escondido do público. Se dirigir ao menor número de pessoas possível.

E a caminho de um fim, que parecia muito próximo.

Felizmente, as mudanças realizadas pela nova gestão da TV Cultura, no caso dele, foram das mais acertadas, a começar pela escolha da jornalista Daniela Lima para a sua apresentação. Rapidamente, ela pegou o programa na mão e com uma tranquilidade que até surpreende, consegue passar, aos participantes e ao público, a segurança, o timing e equilíbrio que a função de mediador tem como requisitos.

O convite ao deputado Alexandre Frota, alguém com uma história bem conhecida, também foi uma quebra de tabu de muito tempo e das mais oportunas para reconquistar a atenção do público, em um conjunto de movimentos que levam o "Roda Viva", aos poucos, a readquirir a importância que sempre teve. Bem-vindo de volta.

Aniversário

O "Hoje em Dia" completa 14 anos de Record nesta quinta-feira, dia 22. Atualmente, é comandado por Cesar Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

Já passaram pelo programa muitos outros apresentadores, casos de Britto Júnior, Celso Zucatelli, Chris Flores, Edu Guedes, Mariana Leão, Gianne Albertoni, Caroline Bittencourt (1981-2019), Luciana Liviero, entre outros.

Luana Piovani - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
"Luana é de Lua", da Luana Piovani, terá nova temporada
Imagem: Reprodução/YouTube

Mais uma

A PopCon Filmes conseguiu autorização para captar R$ 3 milhões para produzir a segunda temporada do "Luana é de Lua", exibido pelo Canal E! Entertainment.

É o programa da Luana Piovani.

Ontem...

Durante certo tempo, ou durante a exibição de "O Sétimo Guardião", tudo que foi ao ar depois dela, faixa das 22h30, sentiu os efeitos do seu baixo desempenho.

Futebol, "Big Brother"... sofreram baixas bem importantes.

... E hoje

Agora, com "A Dona do Pedaço" no ar, o panorama é completamente outro. "The Voice", por exemplo, está próximo de soltar rojões.

Independentemente de tudo e de qualquer discussão, o problema da audiência foi resolvido. Os índices estão aí.

Roger Flores - Divulgação - Divulgação
Roger Flores, comentarista do SporTV
Imagem: Divulgação

Letras que faltam

Roger Flores e Ricardinho, craques no gramado, também têm desempenhado muito bem como comentaristas do SporTV. Sabem o caminho da bola. Onde ela passa.

Só um detalhezinho: "roba" não existe. O certo é "roubar", no caso de "roubar a bola", claro.

Melhor das intenções

No dia do aniversário do SBT, segunda-feira, o seu RH criou um aplicativo, tipo Instagram com Facebook, para ser utilizado pelos funcionários como uma rede social. Foi solicitado o maior dos cuidados no uso da nova ferramenta. Evitar desde mensagens desnecessárias, como trocas de cumprimentos - bom-dia, boa tarde, boa noite - até brincadeiras ou iniciativas mais sérias. Ou ousadas.

Menos de 24 horas e os primeiros problemas. Já teve funcionário falando mal do novo programa da Patrícia, outro reclamando de tudo, além dos mais diversos micos e futilidades. Virou um circo.

Dois tempos

A comédia dramática "Agosto" fará temporada no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, a partir do dia 30.

O elenco reúne Letícia Isnard, Guida Vianna, Alexandre Dantas, Claudia Ventura, Julia Schaeffer, Lorena Comparato, entre outros. Isnard, aliás, também estará na nova temporada da série "Filhos da Pátria", na Globo, em outubro.

Cinema

O filme "Quem matou Celso Daniel", baseado em um dos casos mais polêmicos do nosso cenário político, o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, finalmente vai entrar em produção.

A Escarlate, responsável por sua realização, promete colocar em cartaz já no ano que vem.

Por que será?

Renata Vasconcellos sempre foi reconhecida pelo seu talento, classe e elegância na apresentação dos telejornais da TV Globo.

Nos últimos tempos, no entanto, ela tem se mostrado meio que mal-humorada em tempo integral. Está certo que o momento e o noticiário não ajudam, mas...

Caio Castro e Duda Nagle - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Caio Castro e Duda Nagle, lutadores em "A Dona do Pedaço"
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

No ringue

Em cena de "A Dona do Pedaço" desta sexta-feira, Paixão, personagem de Duda Nagle, aceita ser rival de Rock (Caio Castro) na primeira competição do lutador.

Paixão faz um acordo com Chico (Tonico Pereira), agente de Rock, e combina de ganhar a disputa. O problema é que ninguém avisa para Rock que ele deverá entregar a luta.

Falta de condições

A Rede TV! precisa cuidar melhor das suas emissoras nas principais praças. Brasil não é só São Paulo.

Ontem cedo, porque não tinha equipe para mandar, não foi possível cobrir o sequestro do ônibus no Rio. Usaram imagens de uma agência internacional.

Bate - Rebate

* Que bom... "Conversa com Bial" agora tem seus convidados anunciados de véspera...
* ... Foi assim com Carolina Dieckmann, programa exibido ontem...
* ... Como com os rappers Dexter e Afro-X, que será levado ao ar nesta quarta-feira...
* ... Parece que resolveram dar um fim no inútil jogo do esconde-esconde.
* Uma equipe da Record liderada pelo diretor Edgard Miranda viaja nesta sexta-feira para o Marrocos...
* ... Durante uma semana, eles irão escolher locações para gravação da próxima novela bíblica, "Gênesis".
* Cid Moreira, amanhã, será o último convidado do "Lady Night"...
* ... Com o término da temporada, a partir da próxima quinta-feira, 29, a série "The Good Doctor" passará a ocupar a faixa de horário das 11h da noite.
* O "Programa Especial", da TV Brasil, estreia sábado, às 12h30, sua nova temporada com 13 episódios de 26 minutos cada...
* ... A produção é apresentada pela publicitária Juliana Oliveira, que é cadeirante, com reportagens de Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down...
* ... A proposta é estimular a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade ao mostrar os desafios da rotina com naturalidade.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco