Topo

Coluna

Flávio Ricco


As misturanças que existem entre a política e o futebol

Felipe Melo posa para foto com Jair Bolsonaro em festa do Palmeiras - reprodução/Instagram
Felipe Melo posa para foto com Jair Bolsonaro em festa do Palmeiras Imagem: reprodução/Instagram
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

07/09/2019 00h06

A troca de treinador do Palmeiras, a demissão de Luiz Felipe Scolari e a contratação de Mano Menezes foram temas frequentes nos programas esportivos nesta semana. Quase não se falou ou discutiu outra coisa.

Talvez porque aquele que chega ainda não tem toda a torcida a seu favor, e o que saiu há bem pouco tempo era carregado nos braços, inclusive pelo presidente Bolsonaro.

Aliás, nem sei se ele chegou a ser consultado nessa troca. Talvez não. Mesmo porque nestes últimos dias esteve mais ocupado em dar palpite na beleza das mulheres francesas.

Presidente entrar em campo e se meter em assuntos do futebol não chega a ser nenhuma novidade.

Um caso que entrou para a história foi o de 1970, quando o então chefe da nação, general Emílio Garrastazzu Médici, disse que gostaria de ver Dario Maravilha na seleção.

João Saldanha, técnico e contrário àquilo tudo, ao saber, respondeu de bate-pronto: "Nem eu escalo o ministério, nem o presidente escala o time".

Aos costumes da época, o "João Sem Medo" perdeu o emprego duas semanas depois.

E a primeira coisa que seu substituto, Zagallo, fez foi convocar o atacante Dario, que acabou campeão do mundo sem entrar em campo.

Em produção

Fabrício Boliveira continua muito disputado pelo cinema.

Depois de "Simonal", ele vem aí com "Breve Miragem de Sol", no papel de Paulo, um desempregado e recém-divorciado, que sai com seu táxi pelas noites do Rio de Janeiro e se envolve nas histórias de alguns passageiros.

Não tem isso

Apesar dos tantos nomes especulados ou chutados, ninguém foi convidado para assumir a apresentação do "Jornal da Noite" na Band.

Por enquanto, como já foi informado por aqui, Sérgio Gabriel vai continuar e pronto.

Roberto Kovalick assume o "Hora Um" na segunda-feira - Fábio Rocha/TV Globo
Roberto Kovalick assume o "Hora Um" na segunda-feira
Imagem: Fábio Rocha/TV Globo

Prêmio

Dentro da Globo, a escolha de Roberto Kovalick para apresentar o "Hora Um" é vista como um merecido prêmio.

O jornalista soube construir a sua carreira, desde a entrada na Globo, em 1990, como repórter e correspondente internacional, até receber agora a tarefa de assumir uma bancada.

Do trabalho

Silvio Santos tem procurado manter seu ritmo de trabalho no SBT, com gravações —dia sim, dia não—, além de sempre se colocar à frente das principais decisões.

E não pensa em alterar essa rotina nem em diminuir a duração do seu programa semanal,

Independência

O jornalista Willian Corrêa agora tem seu próprio canal no YouTube, o Antenados América, um espaço independente, segundo ele, para a reflexão de temas relevantes e relacionados ao cotidiano das pessoas.

Toda quinta-feira é postado um vídeo diferente.

Previsão

O diretor Carlos Araújo trabalha com a possibilidade de estrear "Éramos Seis" no dia 30 de setembro, em substituição a "Órfãos da Terra". Já há pelo menos 20 capítulos fechados.

Ou até mais do que isso. É a folga com que a dramaturgia da Globo, daqui em diante, espera contar.

Especulação

Após ser anunciada a saída de Marcelo Parada da direção comercial do SBT —ele fica no cargo até o final do mês—, começaram a surgir especulações sobre o seu substituto.

Guilherme Stoliar, hoje na presidência do Grupo Silvio Santos, aparece entre os mais votados.

Claudete e Ronnie na TV Aparecida - Instagram
Claudete e Ronnie na TV Aparecida
Imagem: Instagram

Agradecimento

Tentando atender todos os convites que tem recebido, Ronnie Von foi a Aparecida do Norte, na quinta-feira, participar do programa de Claudete Troiano na TV Aparecida.

Ele mesmo está surpreso com todo esse movimento na sua agenda, desde o momento em que deixou a TV Gazeta.

Bem, Amigos!

Campeão da Copa América com a seleção brasileira, o lateral-esquerdo Filipe Luís, do Flamengo será o convidado do "Bem, Amigos!", de Galvão Bueno, no SporTV desta segunda-feira.

O programa também vai receber o ex-jogador Tita, além dos comentaristas Muricy Ramalho, Marco Antonio Rodrigues, Lédio Carmona e PC Vasconcellos.

Bate - Rebate

* Rodolfo Schneider, novo diretor-executivo do jornalismo da Band, será agora obrigado a providenciar sua mudança do Rio para São Paulo...
* ... Aliás, desde a última quinta-feira, ele já está no pleno exercício das suas novas funções.
* Suzana Pires fará uma participação especial em "Bom Sucesso".
* Gravar uma novela em São Paulo, algo que a Record não faz há algum tempo, é uma das justificativas para o atraso nos trabalhos da novela "Amor sem Igual"...
* ... De qualquer forma, o apoio da produtora e parceira Casablanca está sendo fundamental para superar algumas das dificuldades...
* ... Além de trabalhar com outras, como transporte e hospedagem de grande parte do elenco que mora no Rio.
* O cantor Thiaguinho vai lançar o seu novo álbum, amanhã, no palco do "Fantástico"...
* ... Participação já gravada, nas companhias de Tadeu Schmidt e Poliana Abritta.
* Aos poucos o atraso vai sendo tirado nas gravações de "A Dona do Pedaço"...
* ... Não se trabalha mais com o sufoco de há bem poucos dias, mas ainda não foi possível abrir frente mais confortável.

*Colaborou José Carlos Nery