Topo

Coluna

Flávio Ricco


Dificuldades burocráticas começam a travar a produção de séries no Brasil

Manu Gavassi é a protagonista da série "Z4", que teve a sua primeira temporada exibida no SBT - Reprodução/Instagram
Manu Gavassi é a protagonista da série "Z4", que teve a sua primeira temporada exibida no SBT Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL*

14/09/2019 00h06

Já de algum tempo, mas muito mais agora, a nossa vida cultural tem enfrentado enormes dificuldades, que tornam inviáveis os lançamentos de novos trabalhos.

Um drama que ninguém sabe mais como enfrentar.

As grandes redes de televisão, e por aí todas se incluem, passaram a se valer do sistema de parcerias para viabilizar alguns dos seus projetos, em especial os relacionados com a dramaturgia.

Mas as dificuldades enfrentadas para a liberação de verbas, mais que um enorme desestímulo, passaram a jogar contra a grande maioria dessas iniciativas.

Um, entre esses tantos casos, é a série "Z4". Realizada pelo SBT e Formata, indicada ao Emmy e uma das finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, corre sério risco de não realizar novas temporadas.

De acordo com os diretamente envolvidos, não há, dentro do atual cenário, a menor condição de nem ao menos se planejar qualquer coisa. Já exibido no SBT, Disney e Netflix, por questões burocráticas da Ancine, a Formata não recebeu até agora os R$ 2 milhões da sua produção.

Nessas condições ninguém se atreve a fazer nada.

Marjorie Estiano - Raquel Cunha/TV Globo - Raquel Cunha/TV Globo
Marjorie Estiano ficará no aguardo das próximas temporadas de "Sob Pressão"
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Trabalhando o elenco

"O Selvagem da Ópera", supersérie sobre a vida de Carlos Gomes, escrita por Maria Adelaide Amaral, ainda não tem o seu elenco totalmente fechado.

Ao contrário. A diretora Denise Saraceni tem trabalhado, inclusive, na escolha de alguns protagonistas. Vale lembrar que Alice Wegmann, Marjorie Estiano e Júlio Andrade, inicialmente escalados, não irão fazer mais.

Olha só

Claudio Petraglia, 89 anos, maestro, compositor e um alguém com a vida inteira dedicada ao mundo das artes, foi convidado por Johnny Saad e está novamente prestando serviços na Band.

É o mesmo entusiasmado de sempre.

Primeira encomenda

Aliás, nesta sua volta à Band, Petraglia já se dedica a um trabalho muito especial.

A sua primeira missão é produzir um documentário sobre Cacilda Becker, no ano do cinquentenário da sua morte, e que é até hoje considerada uma das maiores atrizes do teatro brasileiro.

Dupla de hoje

Sandro Dalpícolo, da RPC, do Paraná, e Luana Borba, da Rede Amazônica, do Amazonas, neste sábado, formam a terceira dupla a apresentar o "Jornal Nacional" no rodízio comemorativo dos 50 anos do jornal.

A ação, que começou no dia 31 de agosto e vai até 30 novembro.

Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello - Nadja Kouchi/Divulgação - Nadja Kouchi/Divulgação
Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello também utilizaram estúdios da TV Cultura
Imagem: Nadja Kouchi/Divulgação

Espaço à disposição

A TV Cultura, sob a gestão de José Roberto Maluf, agora aposta na locação de estúdios e do seu teatro para produtoras, artistas e empresas que queiram realizar seus trabalhos.

Personalidades como Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, além da Maurício de Sousa Produções, são alguns dos clientes que utilizaram recentemente as dependências da Fundação Padre Anchieta, na Água Branca.

Rádio Camanducaia

Uma das maiores atrações do "Show de Rádio", do Estevan Sangirardi, foi a Rádio Camanducaia, criada pelo Odayr Batista que recentemente nos deixou.

Alguns desses áudios ainda são possíveis de ouvir.

Só por acaso

Mas os últimos acontecimentos, essa chegada da CNN Brasil e as informações sobre as suas tantas contratações - incluindo por aí o recente caso do Cesar Tralli, fazem lembrar a Rádio Camanducaia.

Cujo slogan era "quando não tem notícia, nóis inventa".

Lugar reservado

Globo está confirmando a autora Cláudia Souto na fila das 19 horas.

"Amor em Ação", título provisório da sua novela, está aprovada e em desenvolvimento, já com vários capítulos escritos. História ambientada no Rio.

Gravação

O ex-jogador do Inter, Tinga, será o entrevistado do "Grande Círculo", do SporTV, em gravação marcada para a próxima semana.

Além dos momentos da sua carreira, um dos assuntos será o racismo no futebol. Apresentação do Milton Leite.

Letícia Lima - Reprodução/Instagram/@aleticialima - Reprodução/Instagram/@aleticialima
Letícia Lima será uma comandante de avião em "Amor de Mãe"
Imagem: Reprodução/Instagram/@aleticialima

A bordo

A atriz Letícia Lima está recebendo uma atenção especial, durante as primeiras gravações de "Amor de Mãe". Na substituta de "A Dona do Pedaço", Letícia será Estela, uma comandante de avião.

Até mesmo algumas expressões, comuns entre os pilotos, serão usadas por ela. Trabalhos, por enquanto, em externas. Estúdios ainda não.

Bate - Rebate

* Há uma expectativa das mais interessantes na Globo em torno do reality "Mestres do Sabor"...
* ... O programa, que terá apresentação de Claude Troigros, teve sua estreia confirmada para 10 de outubro...
* ... Exibições às quintas-feiras, na terceira faixa de shows.
* Neste domingo, 8h da noite, na TV Cultura, como convidada do "Metrópolis", Irene Ravache vai falar do espetáculo "Alma Despejada".
* Deborah Secco fez o "regime do engorda" para seu próximo trabalho na novela do Daniel Ortiz...
* ... Mas nem por isso deixa de lado a sua sessão de malhação diária.
* Assim como o jornalismo, o esporte vem merecendo especial atenção do alto comando da Band...
* ... A ideia, aos poucos, é voltar ao que foi no passado, embora as dificuldades com a questão dos direitos, agora, sejam muito maiores...
* ... A ideia é se valer sempre mais do sistema de parcerias.
* Letícia Colin, padre Fábio de Melo, Baby do Brasil e Selton Mello são os convidados do Serginho Groisman, neste sábado, no "Altas Horas".

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco