Topo

Coluna

Flávio Ricco


Reinaldo Gottino passa manhã na Record e se despede dos colegas

Reinaldo Gottino se despediu nesta quarta-feira dos colegas de Record  - Antonio Chahestian/Divulgação Record TV
Reinaldo Gottino se despediu nesta quarta-feira dos colegas de Record Imagem: Antonio Chahestian/Divulgação Record TV
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

18/09/2019 13h02

O jornalista Reinaldo Gottino passou boa parte da manhã desta quarta-feira na sede da Record em São Paulo, assinando papéis e se despedindo dos colegas. Ainda na emissora, aproveitou para enviar uma longa mensagem e agradecer aos companheiros e diretores. Gottino, como se sabe, pediu demissão segunda-feira, após apresentar o "Balanço Geral" e assinou contrato por cinco anos com a CNN Brasil.

A carta de despedida:

"Amigos! Todos já sabem que não vou continuar na emissora!

Quero aqui me despedir e agradecer a todos com quem trabalhei. Agradecer de coração à direção da Record e a todos os profissionais que fazem essa TV incrível!

Foram quase 15 anos... Nasci em 07/07/77 e minha estreia foi em 07/07/2005. Ouvi essa frase outro dia, não sei a autoria, mas adaptei para o meu momento: "fui importante para a Record, mas a Record foi muito mais importante pra mim".

Toda minha gratidão a essa emissora que transformou minha vida profissional.

Meus agradecimentos ao VP de jornalismo Antônio Guerreiro, a Clóvis Rabelo que participou diretamente da minha contratação juntamente com Luiz Canário. Foram muito importantes pra mim!

Agradeço também ao Thiago Contreira, Tiago Feitosa, Roberto Munhoz, Celso Teixeira, Grego, Mineiro, Domingos Fraga, Aline Sordilli, Gomide, Anael e um agradecimento especial a Claudia Aied. Claudia foi responsável pela minha chegada ao Balanço juntamente com Geraldo Luiz. Com certeza devo ainda ter esquecido de alguns nomes e peço desculpas..."

Gottino dedicou um espaço especial da mensagem de despedida à equipe do 'Balanço Geral' e comunicadores da casa:

"Quero agradecer minha equipe! Me emociona escrever sobre as pessoas com quem trabalhava diariamente. Rafael Perantunes, um verdadeiro líder. Caio Piccolo, jornalistão de verdade, sabe colocar o jornal no ar, mesmo. Ronald Johnston, antenado com tudo, vibra com a gente a cada vitória. Carla Prado, que dedicação, esse sucesso passa pelas suas mãos! Patrícia Gomes, sempre pronta pra fazer o melhor, entende muito de TV. E meu agradecimento sincero a todos os editores de texto e imagem. Na chefia de reportagem, Cris Scaff, Yara e Marcão, vocês são muito bons!!! O Balanço vive com vocês!!!

Aos atuais repórteres, todos os elogios foram de coração. Ingrid, sempre buscando a perfeição. Merie, uma contadora de histórias como os grandes apresentadores. Maurilio muito bom em qualquer tipo de reportagem. Priscila chegou agora, mas parece que faz TV com a gente há anos. Bia crescendo a cada dia e se destacando cada vez mais. Matheus Furlam, que dividia a reportagem com a apresentação e sempre esteve com a gente!

E o que falar de Fabiola e Lombardi?! Colegas de trabalho, amigos e irmãos. Pessoas que eu amo, e que levarei sempre comigo. Sem esquecer de Marcos Paulo, Judite e Garçom, são três em um...

Minha equipe de estúdio: Johnny, Catarino, Márcio, Cazon, Pepê, Miltão,Rafa, Graça e Salgadinho. Minha camareira Adeilza, essa sempre pronta para fazer o melhor. Cuida dos apresentadores com muita dedicação. Uma das melhores profissionais dessa emissora.

Minha turma do Switcher: Duriel, incrível, Fabi, Gustavo, Flavinho TeleTubbies, genial, e toda equipe da Maquiagem e de Externa.

Agradeço ao Presidente Luís Claudio, a Marcos Vinicius, Marcelo Silva, Marcelo Caetano, Paulo Franco e Mafran Dutra.

Agradeço alguns apresentadores que me ajudaram e fizeram parte da minha caminhada na Record: Geraldo Luiz, Adriana Araújo, Carla Cecato, Celso Freitas, Luiz Bacci, Gugu, Marcelo Rezende, Luciano Faciolli, William Travassos, Luciana Liviero, Marcos Hummel, Janine Borba, Edu Ribeiro e o comentarista Percival de Souza.

Posso ter esquecido alguns nomes, mas jamais vou esquecer o que eu vivi aqui e o que fiz aqui com todos vocês! Ajudei a escrever a história da Record e consegui escrever o meu nome na historia da Record!!!!

Obrigado Deus por ter permitido tudo isso!

Abraços do amigo

Reinaldo Gottino! No! No!".

O apresentador deixou a emissora bastante emocionado.

CNN confirma contratação

Também nesta quarta-feira, a CNN Brasil - finalmente - soltou comunicado, confirmando a chegada de Reinaldo Gottino e destacando que ele "comandará programa, ao vivo, de notícias e análises políticas e econômicas".

O comunicado:

"CNN Brasil anuncia a contratação do jornalista Reinaldo Gottino. Ele comandará um programa diário, ao vivo, no final da tarde e início da noite, compondo a grade de programação com os jornalistas William Waack e Monalisa Perrone.

Com a mudança de emissora, Gottino marca um reposicionamento de seu perfil e sua carreira, e se dedicará à cobertura em tempo real dos principais fatos políticos, econômicos e internacionais, que serão o foco de atuação do novo canal de notícias. O programa contará ainda com analistas e comentaristas especializados nessas editorias e estará alinhado aos formatos dos programas da CNN Internacional.

Durante sua trajetória, Gottino esteve à frente das coberturas de posses presidenciais, do impeachment de Dilma Rousseff, da prisão do ex-presidente Lula, e de todas as manifestações políticas que aconteceram no Brasil nos últimos anos. Com os protestos de 2015, comandou transmissões por diversos dias seguidos, com horas de plantões. Nas eleições do ano passado, mediou debates e ancorou a cobertura de apuração dos votos. Também foi o jornalista que mais tempo ficou ao vivo na TV brasileira em 2018 (mais de mil horas).

Gottino também é reconhecido por alcançar altos índices de audiência em São Paulo, com muitas horas na liderança. O desempenho de seu programa provocou uma revolução na faixa horária das emissoras concorrentes.

"Gottino foi contratado porque une o reconhecimento de milhões de telespectadores brasileiros ao estilo de apresentação ao vivo da marca da CNN, que consagrou a expressão breaking news, em todo o mundo", afirma Douglas Tavolaro, CEO e founder da CNN Brasil.

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero, Gottino começou sua carreira como repórter no Grupo Globo de rádio (CBN e Rádio Globo), no qual se especializou em fazer jornalismo ao vivo. De lá, foi contratado pela TV Gazeta, e na sequência, pela Record TV.

Gottino passará a fazer parte do time da CNN Brasil a partir de 1º de outubro, após o término de seu contrato com a atual emissora."

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco