Topo

Coluna

Flávio Ricco


Produtora acusa Rede TV! de copiar quadro; emissora nega

Olga Bongiovanni nas gravações do quadro "De Carona com Olga" - Rede TV!
Olga Bongiovanni nas gravações do quadro "De Carona com Olga" Imagem: Rede TV!

Colunista do UOL*

03/10/2019 00h06

A jornalista Selma de Oliveira procurou a coluna para informar que o formato "De Carona com Olga", apresentado no programa de Olga Bongiovanni na Rede TV!, pertence à empresa Cara Preta Criações, da qual é sócia, e que já de algum tempo vem negociando com Vildomar Batista a sua exibição no programa "Aqui na Band".

"Até a vinheta é cópia, e cópia muito malfeita", reforça. "Lá atrás, deixamos nosso portfólio com o Chiquinho [Francisco Almeida, ex-diretor de programação da Rede TV!]", demitido em abril deste ano. "E, com certeza, tem algo errado", avalia Selma.

Selma de Oliveira - Reprodução  - Reprodução
Selma de Oliveira afirma ser dona de formato explorado em programa da Rede TV!
Imagem: Reprodução
A profissional declara que já solicitou a imediata interrupção de sua exibição a fim de evitar "problemas jurídicos".

No entanto, a Rede TV!, por meio dos seus advogados, informa que "o quadro foi desenvolvido pela equipe de produção do programa 'Olga', a partir de experiências anteriores da própria apresentadora". E acrescenta: "Trata-se de um formato de entrevista exibido de forma recorrente na televisão brasileira e que proporciona boas histórias ao telespectador. Assim, a Rede TV! informa que o 'De Carona com Olga' será mantido no programa apresentado pela jornalista Olga Bongiovanni."

Passar a limpo

A direção da Band pretende rever todos os contratos de parceria firmados para a produção de programas.

A ordem é não renovar com os que estiverem no prejuízo ou deixando de apresentar resultados convincentes.

Terceirização da grade

A presença da produtora Floresta no processo do novo "Domingo Show" com Sabrina Sato é mais um passo da Record no sentido de terceirizar toda a sua programação —exceção ao jornalismo.

Intocável, por enquanto, apenas o programa de Rodrigo Faro.

Fila das sete

Está caminhando bem na Globo o projeto "A Morte Pode Esperar", comédia escrita por Mauro Wilson para exibição no horário das 19h. Allan Fiterman, que integrou a equipe de "O Sétimo Guardião", será o diretor da novela.

A apresentação está prevista para o segundo semestre de 2020, após "Salve-se Quem Puder".

Luiz Bacci - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Luiz Bacci sai de férias na Record
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News
Um e outro

Luiz Bacci sai de férias, a partir de hoje, na Record. Vai ficar 20 dias fora.

Durante a sua ausência, Bruno Peruka ficará no comando do "Cidade Alerta".

Por outro lado

Mariana Bispo, repórter do Rio de Janeiro, de fato é uma das candidatas para assumir o lugar de Carla Cecato no "Fala Brasil".

Mas, como é muito jovem e recém-formada, poderá passar por um período de preparação antes de assumir a bancada da atração.

Cinema

Rafael Portugal, ator do "Porta dos Fundos", vai interpretar seu primeiro papel longe da comédia em "Carcereiros - O Filme". Será um enfermeiro que presta serviços no presídio.

A produção da Globo Filmes estreia dia 28 de novembro nos cinemas.

Patrícia Poeta - Iwi Onodera e Manuela Scarpa/Brazil News - Iwi Onodera e Manuela Scarpa/Brazil News
Patrícia Poeta, apresentadora do "É de Casa"
Imagem: Iwi Onodera e Manuela Scarpa/Brazil News

Garantido

Vai rolar a segunda temporada do quadro "Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua" no programa "É de Casa", atração dos sábados na Globo, com apresentação de Patrícia Poeta.

Só falta definir o período de gravação e de exibição.

Recomeço

Dos programas atualmente em cartaz na Record News pouca coisa será aproveitada no trabalho de reposicionamento da marca, desenvolvido por Rogério Gallo e voltado para o público jovem.

A nova programação da Record.News (Recordpontonews) deverá ser conhecida ainda no primeiro semestre de 2020.

Apoio

Isabel Muniz, Mário Viana e Tarcísio Lara Puiati serão os colaboradores de Priscila Steinman e Márcia Prates na "Malhação - 2020".

Ricardo Linhares fará a supervisão geral.

Bate - Rebate

* A gravação do "Festeja", especial de fim de ano da Globo, marcada para o estádio Mané Garrincha, em Brasília, será no dia 12...
* ... E só no dia 12. Certas as presenças de Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Michel Teló, Felipe Araújo e Yasmin Santos.
* Difícil lembrar a última vez que a programação de uma reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" despertasse tanto barulho como acontece com "Avenida Brasil"...
* ... Assim como é digno de nota o destaque que a própria Globo tem dado ao assunto...
* ... Os próprios atores, que integraram o seu elenco, estão sendo procurados para conceder entrevistas.
* Segue a ação da Fill the Blank, empresa criadora de formato e projetos para a televisão e internet, contra a Band, por plágio de seu formato original Startup Show...
* ... O juiz responsável pelo caso já agendou a data de audiência de conciliação para o dia 5 de novembro às 15h, no Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo.
* Por causa de "Salve-se Quem Puder", Sabrina Petraglia, atualmente em São Paulo, vai voltar a morar no Rio com a família...
* ... Será a sua terceira novela com o autor Daniel Ortiz.
* DAZN informou ontem que fechou contrato para a transmissão exclusiva do Campeonato Turco de futebol no Brasil pelos próximos três anos.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco