Topo

Coluna

Flávio Ricco


Estrela portuguesa, Joana de Verona grava sua primeira novela para TV Globo

Joana de Verona nos bastidores do Rock in Rio na sexta-feira  - Divulgação
Joana de Verona nos bastidores do Rock in Rio na sexta-feira Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

05/10/2019 16h16

Joana de Verona, atriz brasileira radicada em Portugal, começou a gravar sua primeira novela para a TV Globo, o remake de "Éramos Seis" na qual interpreta Adelaide, descrita como uma mulher à frente do seu tempo. Por causa da personagem, ela se entregou a um novo visual e aproveitou um raro momento de folga para curtir o Rock in Rio no dia de ontem, sexta-feira.

"É um cabelo bem feminino, bem prático, é uma coisa nova, estou contente por fazer essas alterações", conta a estrela sobre o visual adotado especialmente para essa produção.

"Ainda estou descobrindo quem é essa personagem, uma mulher politizada, uma brasileira que mora há 20 anos na França e volta para São Paulo dos anos 1930 para revolucionar em alguns aspectos e batalhar pelo direito ao voto das mulheres. Ela é bastante implicada nas questões do empoderamento feminino", antecipa Joana.

Sobre a construção da personagem, "foi pensada uma linha de caracterização, de cabelo, de figurino com algumas referências, desde Coco Chanel (1883-1971) a Virginia Woolf (1882-1941), grandes pensadoras e grandes mulheres, romancistas, mulheres extremamente politizadas. Todas são inspirações para essa personagem. Adelaide é uma grande homenagem a essas mulheres, que foram marco na história pela forma de pensar, de agir, diferenciadas e progressistas. Estou muito feliz por fazer parte deste projeto", afirma a atriz.

Com vários trabalhos de TV no currículo, a maioria em Portugal, Joana de Verona fez uma participação na minissérie "Presença de Anita", em 2001, e também atuou em alguns filmes de longas-metragens por aqui. Está na série "Santos Dumont", uma produção da HBO e, atualmente, na tela da Band, pode ser vista como Bia Ferreira, a protagonista de "Ouro Verde", novela que conquistou o prêmio Emmy Internacional. Detalhe: a estrela, que nasceu em São Luís, no Maranhão e aos nove meses de idade foi para Portugal, fala cinco idiomas: português, francês, espanhol, inglês e italiano.

Sobre sua relação com o Brasil, diz que costuma passar temporadas por aqui. "Tenho uma relação muito próxima com o país. Este trânsito Portugal-Brasil é constante. Tenho família carioca e todos os anos passo temporadas no Brasil por conta do trabalho", conclui.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco