Topo

Coluna

Flávio Ricco


A absurda insistência da TV brasileira com formatos de fora

A apresentadora Ana Paula Padrão no cenário do "Master Chef", um dos raros formatos que funcionam - Eduardo Anizelli/Folhapress
A apresentadora Ana Paula Padrão no cenário do "Master Chef", um dos raros formatos que funcionam Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

23/10/2019 00h06

Impossível saber o quanto se gasta na televisão, pagamento em dólares, 4 por 1, na compra de formatos de programas, que na grande maioria dos casos não funcionam e em nada alteram o quadro de audiência.

Entre os tantos, poucos como BBB", "The Voice" ou "MasterChef", conseguem fazer alguma diferença.

Pior de tudo é a insistência no erro. Um dos ditados conhecidos classifica como burrice. Não deixa de ser.

A própria TV Globo não cresceu ou chegou onde chegou, comprando produtos estrangeiros, mas criando e produzindo os seus programas.

A época de ouro da Record TV também se deu em cima de criações próprias, com capricho, carisma e endereço certo, o mesmo com Tupi e Excelsior em seus melhores momentos.

O país tem muita gente de talento à disposição e em condições de realizar trabalhos muito melhores.

Está na hora de cair essa ficha porque, em determinado momento, a conta sempre acaba chegando.

Basta lembrar de tristes exemplos como "Got Talent" e "A Casa" (Record), além de "X Factor Brasil" e "Exathlon"(Band), entre outros.

Quer mais?

A Record admite que está fechando a compra de algumas temporadas de "Irmãos à Obra", série apresentada pelos irmãos gêmeos canadenses Drew e Jonathan Scott, para exibir aos domingos, antes do "Domingo Show" da Sabrina Sato.

Este, "junto com outros programas da TV fechada". Será que não é a hora de oferecer ao seu pessoal a oportunidade de criar alguma coisa?

Paloma Duarte está em "Malhação" - Paulo Belote/ TV Globo
Paloma Duarte está em "Malhação"
Imagem: Paulo Belote/ TV Globo

Conflito

Em "Malhação", capítulo da próxima segunda-feira, Lígia (Paloma Duarte) vai entrar em confronto novamente com Rita (Alanis Guillen) nas visitas a Nina na Vara da Infância e Juventude.

Rita conversa com a filha se referindo a ela mesma como sua mãe e Lígia a recrimina, alegando que pode confundir a cabeça da menina.

Segundo lugar

O "Famílias Frente a Frente", bem posicionado entre Ratinho e "The Noite", continua mantendo a vice-liderança no horário, superando a concorrente Record.
No último confronto, fechou com 6,7; Record, 5,8 e Globo, 14,4 na Grande São Paulo. Lembrando que a Amazon, no streaming, tem a primeira janela do programa.

Grupo de agora

O ''PopStar", em sua terceira temporada na Globo, estreia neste domingo, após o "Esporte Espetacular".

E com um grupo forte de participantes: Babi, Claudia Ohana, Danilo Vieira, Eriberto Leão, Helga Nemetik, George Sauma, Jakson Follmann, Leticia Sabatella, Marcelo Serrado, Nany People, Robson Nunes, Totia Meireles e Yara Charry.

Detalhe

Para a apresentadora do "PopStar", Taís Araújo, já às voltas com a nova novela das nove, "Amor de Mãe", o programa só deverá alterar sua rotina a partir de 10 de novembro.

É quando começam as edições ao vivo.

Sufoco

Em "O Outro Lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco, o vilão Gael (Sérgio Guizé) foi parar na cadeia por agredir e tentar estuprar a mocinha, Clara(Bianca Bin).

Agora, a vilã Josiane (Agatha Moreira), em "A Dona do Pedaço", terá o mesmo destino e, no presídio, precisará brigar por espaço na cela com outras detentas. Uma coisa meio "Vis a Vis".

Joelma, atração do "Só Toca Top" - Fábio Rocha/TV Globo
Joelma, atração do "Só Toca Top"
Imagem: Fábio Rocha/TV Globo

Joelma

A cantora Joelma será uma das atrações do "Só Toca Top", da Globo, no próximo sábado.

Ela é top no ranking Artista Rádio Brega com a música "Ai Baby", que já tem quase 3 milhões de visualizações no clipe oficial.

Virando o jogo

A Band está conseguindo reverter a situação da Florida Cup.

Data hoje, as possibilidades da sua transmissão, em janeiro, são muito boas. Por aí se entenda, dois jogos ao vivo e um gravado.

Bom lembrar

Em sua sexta edição, em 2020, a Florida Cup terá a participação do Atlético Nacional, de Medellín, e Spartak, de Moscou, além dos brasileiros Palmeiras e Corinthians.

Jogos entre os dias 15 e 18 de janeiro, no Exploria Stadium, em Orlando.

Reforço

O BandSports já tem parte da sua equipe montada para a cobertura da Olimpíada, em Tóquio, no ano que vem.

Um trabalho que vai envolver todo o seu pessoal, com Oliveira Andrade, Álvaro José, Elia Junior, Marcelo Negrão, Fábio Piperno, Cacá Fernando e as gêmeas Bia e Branca Feres, entre outros. Agora, confirma-se também a participação do Neto, que além de comentarista é o apresentador do "Baita Amigos".

Posições

Ainda com relação a transmissão dos Jogos Olímpicos, no ano que vem, o BandSports já tem posições asseguradas para as transmissões do iatismo, natação e vôlei.

Mas há o desejo de conseguir mais alguma coisa.

Que hora!

As demissões no SBT voltaram a acontecer praticamente às vésperas de mais uma edição da campanha "Teleton".

E na Rede TV!, a revolta provocada pelo anúncio de corte de horas extras, se dá a menos de um mês do seu aniversário de 20 anos.

NBA

A Band faz nesta quinta-feira, às 23h30, sua primeira transmissão da temporada 2019-2020 da NBA com o duelo entre Los Angeles Clippers e Golden State Warriors.

Já no domingo, às 20h, a emissora mostra Portland X Dallas. As duas partidas terão narração de Ivan Bruno e comentários de Danilo Castro e Eduardo Barão.

Carolina Ferraz negocia com a Netflix - Alessandro Neves
Carolina Ferraz negocia com a Netflix
Imagem: Alessandro Neves

Ainda não

Carolina Ferraz lança hoje seu canal no YouTube apostando em viagens, gastronomia e entrevistas.

Sobre voltar a atuar, a atriz negocia presença em uma série da Netflix para o primeiro semestre do ano que vem. E, esclarece: "Eu não encerrei minha carreira de atriz. Só não estou mais trabalhando na Globo".

Bate - Rebate

* Julio Andrade caminhao para encerrar sua participação especial nas gravações de "Amor de Mãe", próxima novela das nove.
* Entra em cartaz dia 31, o thriller "Intruso", protagonizado por Eriberto Leão...
* ... O filme conta a história de uma família que é obrigada a receber em casa um visitando inesperado....
* ... Ainda no elenco Genezio de Barros, Lu Grimaldi, Juliana Knust, Karla Muga, Charles Daves e Ingrid Clemente. Produção realizada sem leis de incentivo.
* O documentário-tributo ao cineasta mineiro Humberto Mauro (1897-1983), considerado um dos pioneiros dos cinemas brasileiro e latino-americano, entra em exibição hoje no Instituto Moreira Salles, no Rio...
* ... Direção de seu sobrinho-neto, André Di Mauro.
* Marieta Severo aparece na lista de "Em Seu Lugar", novela na fila das nove, escrita por Lícia Manzo...
* ... E também está cotada para "Verdades Secretas 2", de Walcyr Carrasco.

*Colaborou José Carlos Nery

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Flávio Ricco