Topo

Coluna

Flávio Ricco


TVs dispensam ao coronavírus mais atenção e cuidado que o presidente

Mesmo em meio à pandemia, presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fura isolamento para cumprimentar apoiadores - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Mesmo em meio à pandemia, presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fura isolamento para cumprimentar apoiadores Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL*

19/03/2020 00h06

Na TV, assim como em todo e qualquer lugar, o coronavírus continua dominando o noticiário, apesar do esforço do presidente Bolsonaro, valendo-se de um momento tão preocupante e inapropriado, insistir em ganhar espaço e gerar polêmicas tão desnecessárias.

Por meio de atitudes que nada combinam ou de tudo que é dito e repetido, há sempre a tentativa de chamar atenção. E criar atritos.

Os maus exemplos dos últimos dias explicam muito melhor.

Mas vale destacar o bom comportamento da TV aberta de uma forma geral, usando a força que tem e o poder de chegar aos quase 200 milhões de brasileiros, em prestar serviço e levar para todos informações tão necessárias.

E um dever que foi colocado acima de tudo, ainda que isso implique sérios prejuízos, provocados pelas modificações nas grades de programação, paralisação de suas produções e o consequente ou inevitável cancelamento de contratos comerciais.

Um reconhecimento que deve ser prestado.

Fausto Silva - Fausto Silva no Domingão do Faustão (Reprodução/TV Globo). - Fausto Silva no Domingão do Faustão (Reprodução/TV Globo).
"Domingão do Faustão" totalmente gravado
Imagem: Fausto Silva no Domingão do Faustão (Reprodução/TV Globo).

Alteração

Ontem, modificando decisão de terça-feira, ficou estabelecido que o próximo "Domingão do Faustão" será inteiramente gravado.

Nada, nem mesmo a abertura, ao vivo.

Melhores momentos

O "Altas Horas", do Serginho Groisman, também iniciará neste próximo sábado a exibição de uma série de especiais, antecipando as comemorações dos 20 anos de programa.

E vai começar com Sandy e Junior.

Outro lado

A TV Cultura, contestando nota aqui publicada, informa que todas as pessoas acima de 70 anos já foram dispensadas, assim como a maioria na faixa dos 60.

Esclarece também que uma maioria dos seus colaboradores está trabalhando em sistema de home office.

Rebate ainda

Na mesma nota, a Cultura assegura que, "40 dispensers com álcool gel foram distribuídos nos principais pontos de acesso da FPA e, até sexta-feira (20), serão adquiridos outros 30 recipientes".

E que a higienização em todas as suas dependências foi reforçada, a exemplo de aplicação de água sanitária em todos os banheiros, duas vezes ao dia. Além de outros procedimentos de higienização.

Em tempo

Em relação à mesma nota da Cultura e ao fato dos seus jornalistas, na redação, trabalharem muito próximos uns aos outros, no final da tarde de ontem veio a comunicação que isso também foi resolvido.

Providências tomadas.

Maria Casadevall - Maurício Fidalgo/TV Globo - Maurício Fidalgo/TV Globo
Maria Casadevall encerra as filmagens de "A Garota da Moto"
Imagem: Maurício Fidalgo/TV Globo

Velocidade

Maria Casadevall, Duda Nagle e a produtora Mixer Films aceleraram nas ruas de São Paulo. E assim conseguiram encerrar os trabalhos de "A Garota da Moto".

O filme entrou na etapa de edição.

Aniversário

O canal de notícias BandNews TV completa nesta quinta-feira 19 anos de existência e sua programação ganhará alguns reforços, como o âncora Eduardo Oinegue.

Além disso, apresenta hoje seu novo posicionamento: 'Muito Além da Notícia/Nada Além da Verdade' e estreia um talk show, às 23h30, com um âncora surpresa.

Pelo menos é essa a ideia.

Rede de apoio

Além do trabalho realizado pela cabeça de rede em São Paulo, a cobertura da Band sobre o Coronavírus tem contado com participação em peso das demais emissoras e afiliadas em todo o País.

A valorização da rede é sempre uma iniciativa bem salutar.

Espaço

A pandemia tem ocupado 40% da programação diária da Bandeirantes, no trabalho de cobertura do seu departamento de jornalismo.

É o assunto dominante de todos os seus telejornais, desde o "Primeiro Jornal" até o "Jornal da Noite", além dos boletins, ao vivo, a cada 30 minutos.

Nem aí

Enquanto medidas, algumas das mais severas, estão sendo tomadas em tudo quanto é lugar, a vidinha na Rede TV! não se altera.

Segundo os seus funcionários, a ordem que vem de cima é: "não pode parar de entrar dinheiro".

Vida normal

Ontem, quarta, na Rede TV!, o programa "Luciana by Night", da Luciana Gimenez, foi gravado normalmente.

E, hoje, quinta, o mesmo acontece com o "Mega Senha", que receberá uma plateia de cinquenta pessoas. É como se no mundo nada estivesse acontecendo.

Adriana Esteves  - Divulgação / Globo - Divulgação / Globo
Débora Falabella e Adriana Esteves em "Avenida Brasil"
Imagem: Divulgação / Globo

Ibope

"Avenida Brasil", exibida no "Vale a Pena Ver de Novo", continua com índices em alta na Grande São Paulo.

Na terça-feira, marcou 21 pontos de média e 37% de participação, igualando pela segunda vez o recorde da novela às terças-feiras. O geral é de 23 pontos.

Bate - Rebate

* Band, por causa do corona, mandou parar as gravações do "Pesadelo na Cozinha".

* TV Cultura, na terça-feira, renovou contrato de afiliação com a TV Cultura do Mato Grosso do Sul.

* Por causa do coronavírus, foi adiada para setembro a vinda ao Brasil da preparadora de elenco Ivana Chubbuck...

* ... A americana viria ao país agora em abril para lançar a versão brasileira do seu livro "O Poder do Ator" e promover o primeiro MasterClass para artistas brasileiros...

* ... A coach já trabalhou com vários atores renomados, como Brad Pitt, Charlize Theron, Eva Mendes, Jim Carrey, Halle Berry, entre outros.

* Na próxima semana, o quadro da modelo e apresentadora Júlia Pereira no "TV Fama", "Fama Fashion", completa seu primeiro ano de exibição...

* ... Apresentado às quintas-feiras, mostra dicas de moda, beleza e lifestyle.

* Tatá Werneck conversa com Cláudia Raia no "Lady Night" desta quinta-feira na Globo.

* Sikêra Jr. passa o dia de hoje na sede da Rede TV! em São Paulo gravando participação em programas.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco