Topo

Coluna

Flávio Ricco


Filmes poderão ter papel importante na TV em tempos de coronavírus

Jennifer Aniston está no elenco de "Quero Matar Meu Chefe", em cartaz no "Supercine", neste sábado, na Globo - Reprodução / Internet
Jennifer Aniston está no elenco de "Quero Matar Meu Chefe", em cartaz no "Supercine", neste sábado, na Globo Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL*

28/03/2020 00h06

O coronavírus mexeu tanto com a ordem das coisas, que isso permite até rever algumas colocações. Por exemplo: os filmes na televisão aberta. Aqui sempre foi criticado o fato de grandes sucessos (ou não) já chegarem completamente esvaziados ao sistema convencional. Depois do cinema, como se sabe, a produção precisa cumprir um longo caminho até ficar disponível.

Mas em tempos de pandemia, com muito mais gente em casa, certamente vai se sair melhor a emissora que estiver "amarrada" às grandes distribuidoras. Os filmes, mais do que nunca e porque a produção do entretenimento foi paralisada, serão necessários para cobrir espaços importantes da programação.

A Globo, parceira das mais poderosas do setor, como Disney e Warner, passou a exibir dois títulos aos domingos, antes do Faustão, porque não tem mais o futebol à disposição. SBT, Record e Band, numa proporção menor, também tem lá os seus parceiros.

Numa dessas ironias, os filmes, meio que abandonados nos últimos tempos, poderão ter um papel decisivo enquanto durar a crise do coronavírus.

Ana Paula Padrão - Ana Paula Padrão (Foto: Reprodução/Instagram) - Ana Paula Padrão (Foto: Reprodução/Instagram)
Ana Paula Padrão do "MasterChef"
Imagem: Ana Paula Padrão (Foto: Reprodução/Instagram)

Pés no chão

A direção da Band informou que nada será decidido agora sobre as próximas edições dos seus realities shows, "Master Chef" e "O Aprendiz", entre eles.

Entende-se que não há, no momento atual, qualquer possibilidade de planejar qualquer coisa para daqui três ou quatro meses. A ordem, como manda o bom juízo, é aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Ainda de lá

Existem algumas resistências, inclusive de ordem contratual, mas a direção da Band continua estudando a possibilidade de abrir um espaço na grade, nos finais de semana, para a reexibição de grandes encontros esportivos do passado.

Um levantamento completo do arquivo será providenciado.

Também isso

Na Band também se trabalha com a possibilidade de voltar com o programa "Gol - o Grande Momento do Futebol".

Um clássico. E isso desde os tempos em que foi apresentado por Alexandre Santos.

E uma certeza

Depois que tudo passar e todo este problema ser superado, a televisão não será a mesma de antes.

Aliás, este assunto foi comentado no #UOL Vê TV desta semana. Todo o rococó do passado será definitivamente sepultado. A ficha caiu e a televisão será mais verdadeira.

Natureza

O Canal OFF mostra, a partir de terça-feira, às 22h, o resultado da expedição do windsurfista Diogo Guerreiro por quatro cantos mais inóspitos do mundo com a estreia da série "Dias de Sobrevivência".

Na companhia de amigos, ele passou por dois anos de desafios intensos e superações.

Roteiro

Com o diretor de fotografia Tiago Azzi, Guerreiro velejou de kitefoil pelo maior lago do Cazaquistão e remou de SUP (Stand Up Paddle) pela Sumatra. O campeão brasileiro e sul-americano de windsurf, Levi Lenz, o acompanhou pelo Estreito de Magalhães, no Chile.

E com os exploradores Eric Larsen, Dean Cardinale e Kat Follows atravessou a pé a Groenlândia em um frio extremo.

Sérgio Aguiar - Reprodução/Instagram/sergioaguiar07 - Reprodução/Instagram/sergioaguiar07
Sérgio Aguiar apresenta o "Câmera Record"
Imagem: Reprodução/Instagram/sergioaguiar07

Especial

O "Câmera Record", neste domingo, 23h15, vai destacar o trabalho de profissionais que se arriscam durante a pandemia do coronavírus, como médicos, enfermeiros, garis, entregadores de comida e funcionários do varejo.

Em "Os Heróis do Coronavírus", uma equipe de 17 jornalistas foi às ruas para encontrar pessoas que "transformaram uma rotina aparentemente ordinária numa jornada extraordinária".

Saúde

A Rede TV! já tem confirmada a estreia de "Saúde e Você", no outro domingo, 5, às 12h45. No embalo dos acontecimentos, o programa, o mesmo que já passou por outras emissoras, tem como prioridade o bem-estar das pessoas, ouvindo médicos e profissionais da área.

Apresentação de Duda Rodrigues.

Em aberto

A direção da TV Globo, por enquanto, não pretende trabalhar com prazos para o restabelecimento da sua produção.

Há o entendimento que são enormes as chances de qualquer estudo ou previsão nesse sentido, diante dos atuais acontecimentos, vir a se confirmar.

Cuidados

Por medida de segurança, o "Hoje em Dia", da Record, durante a sua exibição, diminuiu a quantidade de pessoas no estúdio e até o número de participantes.

Uma redução bem drástica.

Bate - Rebate

* O "Fantástico", neste domingo, continuará em cima do coronavírus...

* ... E com todas as suas equipes envolvidas.

* "Todxs Nós", desse jeitinho, que a HBO estreou no último domingo...

* ... A série mergulha no mundo LGBTQIA+ e desafia estereótipos do gênero e linguagem...

* ... Julianna Gerais é uma das suas protagonistas.

* As igrejas, muitas delas, nos finais de semana, têm transmitido as suas celebrações e cultos pelas redes sociais...

* ... Mas, verifica-se, que não são todas. Algumas, mesmo com riscos, insistem nas aglomerações.

* Nos interiores da Globo a informação é que todas as reprises escolhidas para 18h, 19h e 21h devem seguir normalmente...

* ... No momento atual não se trabalha com a possibilidade de compactos...

* ... Todas, até segunda ordem, seguirão com exibições normais.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco