Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo foi cirúrgica na escolha de 'Fina Estampa'

Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL*

01/04/2020 00h06

Muitos ainda discordam da Globo ter optado por "Fina Estampa", em uma situação de socorro para substituir a interrompida "Amor de Mãe".

Nada mais lógico. Dona de um arquivo tão vasto e diante de tantos títulos, jamais se chegaria a um consenso. Felizmente que é assim.

Mas a decisão pela novela do Aguinaldo Silva, por certo não se deu por sorteio. Até se chegar ao ideal e ao que mais se ajustasse ao momento que atravessamos, existiram cuidadosos estudos.

Vários aspectos foram levados em conta, especialmente o fato de ser uma história leve, bem contada, pra cima e com ingredientes suficientes para atrair a atenção do público.

No entanto, um aspecto deve ser salientado. Ainda que guardadas as condições de tempo e espaço, é bem interessante verificar em uma novela de dez anos atrás, a leveza do seu texto, a qualidade do elenco, o trabalho de direção e uma edição de fazer inveja, com cortes de cenas atuais e bem interessantes. Trabalho do Wolf Maya e equipe.

"Fina Estampa", repito, pode não ter agrado a todos, mas possui qualidades suficientes para ser assistida.

Ana Paula Padrão - Leo Franco/AgNews - Leo Franco/AgNews
Jornalista e apresentadora, Ana Paula Padrão
Imagem: Leo Franco/AgNews

Desperdício

A Band tem na Ana Paula Padrão um dos nomes mais importantes do jornalismo na TV.

Mas até agora pelo menos, ela continua sendo apenas a apresentadora do indefinido "MasterChef", que ninguém sabe quando irá ao ar. Num momento como o de agora, a sua contribuição poderia ser bem importante.

Momento

A Band tem tomado decisões muito drásticas de contenção de despesas.

A pior parte, como sempre, está sobrando para os seus contratados.

Preocupação

Algumas das medidas anunciadas, como o caso do narrador José Silvério ou decisão de suspender, temporariamente, os contratos de todos os comentarista esportivos da rádio Bandeirantes, tornaram a vida de todos um pesadelo.

Ninguém sabe o que vai acontecer, diante da ameaça de novos cortes.

Sem veto

Neste ano, diferentemente do passado, o Grupo Globo não vetou homenagens a Xuxa no aniversário dela.

A apresentadora concedeu entrevistas exclusivas aos jornais O Globo e Extra, e ao Canal Viva. A reprise do "Planeta Xuxa" foi ao ar até a sua estreia na Record em 2015.

A propósito

A assessoria do Viva já confirmou que o "Planeta Xuxa" consta de uma lista de produções pendentes para voltar ao ar.

Só agora, depois de cinco anos ou desde que assinou com a Record, Xuxa desaparecer das TVs e jornais do grupo, algo até desnecessário tendo em vista que a história dela e da emissora se confundem.

Homenagem

Feliz em saber da iniciativa do Palmeiras em dar o nome de Milton Peruzzi à sala de imprensa de seu estádio.

Quem não sabe, Peruzzi, palmeirense juramentado, fez história no rádio e na televisão esportiva, criando a equipe "Disparada no Esporte" na Gazeta.

Maria João - Pedro Ferreira - Pedro Ferreira
Maria João está em "Novo Mundo"
Imagem: Pedro Ferreira

Na reprise

Maria João Bastos, atriz portuguesa, está de volta às novelas da Globo na edição especial de "Novo Mundo".

"Fiquei muito feliz quando soube que a novela ia ser reexibida. Esta foi uma novela muito acarinhada por todos, e fiquei sensibilizada por ter sido escolhida para ser transmitida neste momento difícil que atravessamos", comenta a atriz.

Fique em casa

Em isolamento em casa, Maria João conta como está matando a saudade dos familiares e amigos.

"Esta quarentena afeta demais não podermos estar fisicamente com os nossos familiares e amigos, e por isso é muito importante estarmos em contato todos os dias através das ligações por vídeo. Mantermo-nos unidos, mesmo que virtualmente", declara a atriz.

Parceria

Nos Estados Unidos, Eliseu Caetano e Leila Cordeiro passaram, desde ontem, a trabalhar juntos no Canal de Notícias, utilizando as mídias sociais.

Gravado de manhã e à tarde, e "vivo", à noite. O projeto conta com a experiência jornalística de Leila e a visão mais próxima da comunidade local, de Caetano, para ajudar os brasileiros nos Estados Unidos que não falam inglês.

Alerta

A pausa determinada pelo coronavírus será utilizada pela direção da Record também para reexaminar a situação de todos os seus conteúdos.

Há uma preocupação muito grande com o entretenimento. Alguns programas, embora com investimentos, têm deixado muito a desejar.

Bate - Rebate

* Angélica será a convidada do "Lady Night" nesta quinta-feira na Globo...

* ... A apresentadora que teve sua volta à programação da Globo confirmada, com o "Simples Assim", nas tardes de sábado...

* ... O programa vai retomar gravação quando o coronavírus permitir.

* A audiência de "Avenida Brasil" tem passado regularmente da casa dos 20 pontos...

* ... Uma média impressionante para o "Vale a Pena Ver de Novo".

* O SBT está às moscas. Com todas as produções em recesso, o movimento no complexo da Anhanguera é quase nenhum...

* ... Só o jornalismo, alguns diretores e funcionários de áreas indispensáveis.

* "Hoje em Dia", da Record, depois de dois dias seguidos do César Filho, a partir de hoje muda seus apresentadores...

* ... Renata Alves, Ticiane Pinheiro e, na sexta, a volta de Ana Hickmann. O teste dela para o coronavírus deu negativo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco