Ibope: consumo de TV dispara e jornalismo ganha destaque
Resumo da notícia
- Kantar Ibope aponta crescimento do consumo de TV
- Jornalismo passou a gerar mais conversas no Twitter
- No fim de semana, 74% das pessoas assistiram a, pelo menos, 1 minuto de TV
O Kantar Ibope fez um levantamento sobre o impacto do novo coronavírus no consumo de TV. Com as pessoas confinadas para tentar se proteger, os números de audiência só aumentam como também o interesse por informação sobre a doença.
Após o registro de recordes nas últimas semanas, constata-se agora um período de adaptação das pessoas à nova realidade e estabilização dos patamares de audiência. Além disso, os programas de notícia ganham cada vez mais destaque nas redes sociais.
O Kantar Ibope montou três cenários para entender esse momento:
1º - O patamar de audiência se estabilizou no fim da última semana, com direito a leve alta;
2º - O dia 24 de março registrou a maior audiência dos últimos cinco anos. Esse dia também representou pico de audiência do mês de março;
3º - 76,5% dos domicílios estavam com ao menos um televisor ligado às 20h57 desse dia.
O Ibope aponta outro dado bem interessante. No Twitter o jornalismo da TV passou a gerar mais conversas.
Em todas as praças o instituto constatou mais pessoas assistindo televisão.
No fim de semana, por exemplo, nas 15 regiões metropolitanas aferidas pela empresa, 74% das pessoas assistiram a, pelo menos, 1 minuto de televisão.
Outro dado que merece atenção: onze das vinte maiores audiências diárias de TV nos últimos cinco anos aconteceram pós-crise do Covid-19 (a partir da segunda quinzena de março). Resultado direto da maior presença das pessoas em casa. O mundo se torna um Big Brother.
Em meio a isso, confira uma mudança importante nos gêneros mais comentados nas redes sociais.
Entre 1° e 7 de março o quadro era esse:
1º - Reality show, 2º - Novela, 3º - Série, 4º - Show e 5º - Jornalismo.
Já de 15 a 21 de março:
1º - Reality Show, 2º - Jornalismo, 3º - Novela, 4º Série e 5º Auditório.
O salto do jornalismo comprova que o público em casa aumentou seu interesse sobre tudo que cerca o novo coronavírus.
*Colaborou José Carlos Nery
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.