Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo terá que trabalhar troca de público na mudança de suas novelas

Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL*

18/05/2020 00h06

Um dos muitos desafios que a Globo terá pela frente, na retomada dos seus trabalhos, certamente se dará na faixa das 21h, com o fim de "Fina Estampa" e a estreia de "Amor de Mãe".

As duas não se parecem em nada. Ao contrário.

Enquanto a trama de Aguinaldo Silva vai mais pelo lado comédia e está apoiada em situações que fogem de qualquer realidade, a novela de Manuela Dias usa de caminhos e pesos completamente diferentes.

Os dramas colocados desde o começo e deixados em suspense na interrupção da sua primeira fase passam a certeza que assim será até o seu último capítulo.

Como se não bastasse, a autora já declarou que a pandemia da Covid-19, como novo componente, também será abordada por meio do personagem de Vladimir Brichta.

"Amor de Mãe", a primeira da fila, no momento das gravações voltarem à sua rotina normal, tem sua reestreia prevista para o final de setembro.

Mas desde já essa troca de produções cria uma certa expectativa. É como tirar um público da sala e colocar outro.

Destoa

A mesma impressão de lá de trás se reforça agora: "Fina Estampa" poderia muito bem passar sem os crimes da Tereza Cristina, Christiane Torloni, entre eles, um assassinato.

Parece que não combina.

Tentando se organizar

A dramaturgia da Globo, dirigida por Silvio de Abreu, tem procurado tomar algumas medidas possíveis.

Entre elas, deixar sempre aberta uma linha direta com seus autores. Na semana passada, a conversa foi com o pessoal de "Malhação: Transformação". Tudo online e com direito a workshop.

Mallu Galli - Bruna Sussekind/Divulgação - Bruna Sussekind/Divulgação
Malu Galli em "Malhação" e "Totalmente Demais"
Imagem: Bruna Sussekind/Divulgação

Mestra do sabor

Malu Galli, destaque em "Amor de Mãe", com a paralisação da novela, entrou na cozinha:

"Tenho redescoberto receitas como a Broa de Goiás, que era uma receita de broa de fubá da minha avó. Foi como voltar à infância. Tenho feito vários bolos também. Eu desconhecia esse meu talento para confeiteira". Malu está nas reprises de "Malhação" e "Totalmente Demais".

Craque

Camila Bomfim é, sem dúvida, um dos grandes nomes do jornalismo da TV Globo. E não é de agora.

No gravado ou ao vivo, estúdio da GloboNews, ou fora, entradas no "Jornal Nacional", sempre se destacam a sua segurança e objetividade.

Desfalcada

Nenhuma outra TV, em se tratando dos seus nomes principais, foi tão atingida pelo confinamento como a Rede Brasil.

Hermano Henning, Luciano Faciolli, Nani Venâncio, Décio Piccinini e Fernando Vanucci tiveram que ser afastados e substituídos.

Parada total

Uma parceria Globo e Sony, os trabalhos da minissérie "Anjo de Hamburgo", protagonizada por Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi, foram suspensos totalmente por causa da pandemia.

Tudo parado e sem saber quando poderá voltar.

Sem data

"Anjo de Hamburgo", que deveria intensificar gravações no Rio, após um período na Argentina, será retomada quando a Covid-19 permitir.

O plano de lançamento voltou à estaca zero e isso inclui o evento que estava combinado para acontecer, neste mês de maio, em Los Angeles.

Fechando a grade

A rádio Bandeirantes, com José Luiz Datena de volta e o Neto, como comentarista e apresentador de um programa diário das 12h às 13h, também terá Joel Datena, a partir de 1º de junho.

Mesmo nome do programa da TV, "Bora Brasil".

Pesquisa

Existem resultados bem curiosos de uma pesquisa que o Kantar/Ibope realizou sobre a vida na quarentena.

Nas mídias sociais, com 45%, os brasileiros têm procurado fazer piadas sobre o coronavírus, enquanto 32% demonstram sérias preocupações. Medo, atualização do noticiário e cancelamento de eventos, além de outros, também são citados.

Outro dado

Ainda sobre essa mesma pesquisa, uma situação similar no futuro, a maioria, com 48%, está muito preocupada e 35%, preocupada.

Mas tem 12% apenas um pouco e outros 5% nenhum pouco preocupados.

Ponto 1

Taís Araujo vai aparecer em quase todos os capítulos da segunda temporada da série "Aruanas", como Verônica, uma advogada que luta para defender o meio ambiente.

Mas como isso será possível, se as gravações vão correr quase ao mesmo tempo com os trabalhos de "Amor de Mãe"?

Ponto 2

Para tornar possível a presença da Taís, a dramaturgia da Globo pretende que as duas produções, "Aruanas" e "Amor de Mãe", conversem e se acertem.

Juntas superem as dificuldades e encontrem soluções. A participação dela é considerada indispensável.

Luciana Gimenez  - Rede TV! - Rede TV!
Luciana Gimenez recebe Carlinhos Maia e o marido Lucas no “Luciana By Night”
Imagem: Rede TV!

Online

Fenômeno da internet, Carlinhos Maia conversou com Luciana Gimenez diretamente de sua casa, em Alagoas. O humorista, acompanhado do marido, Lucas, contou que a criatividade "foi quase para o ralo" durante a quarentena. "Precisei me reinventar."

A entrevista vai ao ar terça, no "Luciana By Night", às 23h30.

Só o SBT

O SBT anuncia para esta segunda-feira um novo horário para o "Primeiro Impacto", no início da tarde, com os "melhores momentos" do que foi exibido nas madrugadas e manhãs da emissora. Apresentação de Marcão do Povo e Márcia Dantas..

Mas como assim, "melhores momentos"? Jornalismo que se preza deve ser feito ao vivo, com notícias "quentes", ainda mais em momento crítico em que vivemos, diante da devastadora pandemia do coronavírus.

Bate - Rebate

* Um dos raros programas esportivos do estúdio e ao vivo, nesta segunda, no SporTV, tem o "Bem, Amigos!", com apresentação de Cleber Machado.

* Amanhã, terça, na Cultura FM, o programa "Oito em Ponto", às 8h, apresentado por Serguei Cobra, terá Nilton Travesso como entrevistado...

* ... Nilton, 86 anos na quarta, é a própria história da televisão brasileira, que em setembro irá comemorar o seu 70º aniversário.

* Na Record, admite-se, o tempo está jogando contra "A Fazenda"...

* ... A ideia é tornar possível a sua realização ainda este ano...

* ... Mas é uma estreia que não pode passar de setembro, até para não coincidir com as festas de fim de ano...

* ... E também para evitar o risco de concorrência com o próximo "BBB".

* A "Praça" (SBT), mesmo em tempo de reprise, continua muito à frente da Record e próxima da Globo, de acordo com dados do Kantar Ibope em abril...

* ... PNT - Praça: 8,1, Record 2,8, e Globo 11,1. Grande São Paulo - Praça: 9,6, Record 3,6, e Globo 12,3. RJ - Praça: 9,6, Record 2,4, e Globo 13,1.

* Todas as emissoras do Grupo Bandeirantes, a partir desta semana, irão veicular uma campanha de ajuda ao Hospital das Clínicas de São Paulo, que passa por grandes necessidades.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco