Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo não pensa em tirar o 'Se Joga' do ar

Fabiana Karla, Fernanda Gentil e Érico Brás, os apresentadores do "Se Joga" - Reprodução
Fabiana Karla, Fernanda Gentil e Érico Brás, os apresentadores do "Se Joga" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

19/05/2020 00h06

Em reunião há poucos dias, realizada remotamente, foi transmitido para a produção do "Se Joga" que haverá um investimento maior no lado jornalístico do programa, quando for possível a retomada dos trabalhos.

Devido a um ajuste orçamentário, em função dos novos tempos, os quadros de humor, estrelados por comediantes, sairão de cena. Daí a decisão de interromper as participações de Marcelo Adnet, Dani Calabresa e Paulo Vieira.

Mas, por outro lado, já existe a decisão de dar mais espaço às entrevistas e brincadeiras no palco, por parte dos apresentadores Fernanda Gentil, Érico Brás e Fabiana Karla.

A Globo, considerando os atuais bons resultados do "Hoje", já percebeu que, seguindo por aí, tem boas chances de continuar fazendo a diferença na sua briga com a Record.

Fátima Bernardes - Reprodução/Grupo Globo/João Cotta - Reprodução/Grupo Globo/João Cotta
Equipe da Fátima Bernardes também participa dos encontros na Globo
Imagem: Reprodução/Grupo Globo/João Cotta

Etapa cumprida

Conforme o programado, a Globo concluiu na sexta-feira passada, a primeira etapa de um fórum sobre os efeitos das pandemias e das guerras nas artes.

Dela participaram executivos e autores de novelas, equipes do Bial, Fátima Bernardes e do "Se Joga".

Trabalho segue

Essa série de encontros, online, tem como objetivo auxiliar a todos no desenvolvimento dos seus trabalhos.

E terão sequência hoje, amanhã e quinta, agora com a presença do diretor Boninho e o pessoal do "Domingão", entre outros.

Enquanto isso...

A coluna conversou com alguns profissionais da dramaturgia da Record para saber se estavam acontecendo reuniões online para tratar do assunto "retomada". Todos responderam "não".

Ou pelo menos não participaram de nenhuma.

Um só SBT

Marcelo Kestenbaum, diretor do "Bake Off - A cereja do bolo", reuniu toda a equipe, antes de uma gravação na semana passada, para agradecer o empenho de todos, incluindo a área de Teledramaturgia, que cedeu profissionais.

O programa nasceu durante a pandemia e ocupa o segundo lugar no horário, aos sábados.

Ideia do dono

Partiu de Silvio Santos a iniciativa de colocar o "Primeiro Impacto" na hora do almoço. Seria a partir de ontem, segunda-feira, só que não foi.

Mas poderá ser hoje, amanhã ou qualquer dia desses. Raramente ele desiste de algumas das suas ideias. "Fofocalizando"-"Triturando", luta-livre etc apenas comprovam.

Presta atenção

Na hora do almoço, hoje, fora a TV Cultura, Globo e Record já têm jornais nessa faixa. Por acaso, as duas principais concorrentes do SBT.

No horário, historicamente, já existe um "x" de aparelhos ligados, que só se altera em situações muito especiais.

Só fazer a conta

A possibilidade de o SBT se dar bem neste horário do almoço só teria chance de acontecer com um jornal completamente novo, com capacidade suficiente para tirar público de Globo e Record. Não é este o caso.

A ideia é usar noticiário velho, montado da base dos "melhores momentos" do "Primeiro Impacto". Isso não existe. Melhor é continuar com os desenhos animados, como contraprogramação.

E o detalhe

Hoje, na faixa entre 12h e 14h, o número de ligados oscila entre 48 e 52 pontos.

Com o confinamento, houve um crescimento deste número nos últimos tempos. No início de março não passava de 39.

Excesso

O "Jornal da Noite" nunca recebeu da programação da Band um tratamento dos mais adequados.

Os seus tantos intervalos comerciais, já no começo da madrugada, nunca são inferiores há seis, sete ou até oito minutos. Passa, a quem assiste, a impressão de um programa de propagandas com algumas notícias no meio.

Animação

A série "Duncaville", dos mesmos produtores de Os Simpsons, chega ao Brasil, pelo canal Fox, em pré-estreia com episódio duplo na segunda-feira, 25, às 22h00, e retorna em agosto com a temporada completa.

Composta por 13 episódios, a animação mostra a realidade de Duncan, um garoto comum de 15 anos, mas ao mesmo tempo engenhoso.

Luccas Neto - Guto Costa - Guto Costa
Luccas Neto com novo canal
Imagem: Guto Costa

Novo canal

Luccas Neto está lançando um novo canal no YouTube, desta vez, voltado para as crianças que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Mais de 300 episódios de seus trabalhos serão traduzidos, incluindo todas as franquias, como "Os Aventureiros", "Escola Fantástica" e "Príncipe Lu". O já conhecido Luccas Toon possui mais de 30 milhões de inscritos.

Bate - Rebate

* A situação para as igrejas continua bem complicada...

* O programa "Encontro com Cristo", que há muitos anos era exibido aos domingos na TV Gazeta, saiu do ar.

* Maisa Silva, apresentadora do SBT, comemora 18 anos na próxima sexta-feira...

* ... E vai ter festa, sim, com transmissão pelo YouTube, mas dentro das condições impostas, em função do isolamento...

* ... A aniversariante aproveitará essa oportunidade de contato virtual com fãs e amigos para ajudar a AACD e outras instituições beneficentes.

* Ratinho só volta inédito no SBT a partir de sexta-feira, dia 22.

* Live da banda Melim, exibida pela Band na sexta passada, marcou 1,2 ponto de média em São Paulo...

* ... No mesmo horário, Globo: 17,9; SBT: 6,4, e Record: 4,1.

* Nesta quarta, 22h45, a TV Cultura exibe o segundo documentário da série "Modernistas", que retrata a vida e obra de Oswald de Andrade...

* ... A direção é do cineasta Ricardo Elias.

* "Além da Conta - Confinados", programa de Ingrid Guimarães, nesta terça-feira, às 23h30, no GNT, terá Larissa Manoela e Paulo Gustavo.

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco