Topo

Jornalista da Globo no Maranhão morre por complicações do coronavírus

Jornalista Roberto Fernandes, da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão - Reprodução/TV Mirante
Jornalista Roberto Fernandes, da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão Imagem: Reprodução/TV Mirante

Colunista do UOL

21/04/2020 19h07

O jornalista Roberto Fernandes, da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, morreu na tarde desta terça-feira (21) em decorrência de complicações provocadas pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo Hospital UDI, onde ele estava internado desde 23 de março.

Sua internação, inicialmente, foi provocada por um quadro clínico semelhante ao de uma pneumonia. Em 1º de abril, ele se submeteu aos exames para diagnosticar uma possível contaminação pelo Covid-19. O resultado, inicialmente negativo, revelou-se positivo após uma contraprova feita no dia seguinte, de acordo com informações da TV Mirante.

Na afiliada da Globo, Roberto Fernandes Júnior era analista político do "Bom Dia Mirante", o telejornal matinal da emissora. Ele também era âncora do programa "Ponto final", na Mirante AM, emissora de rádio de São Luís.

Ele estava afastado de suas funções na televisão e no rádio desde 17 de março. No programa radiofônico, ele foi substituído interinamente por Jorge Aragão, enquanto a coluna de política do noticiário televisivo foi tirada do ar por tempo indeterminado.

Nas redes sociais, alguns expoentes da política local já se manifestaram sobre a morte do comunicador. Em seu perfil no Twitter, o deputado Federal Zé Carlos (PT) contou que "teve a honra de ser entrevistado por Roberto várias vezes" e prestou "condolências aos familiares e amigos".

O senador Roberto Rocha, líder da bancada do PSDB no Senado, afirmou ter recebido a notícia da morte com "enorme tristeza" e pediu para que "Deus dê a ele o merecido repouso em seu reino", além de deixar seus "sinceros pêsames" para a família do jornalista.

A TV Mirante, emissora em que Roberto Fernandes trabalhava desde 1999, interrompeu a sua programação habitual às 20h17 para noticiar a morte de seu colaborador. Pouco depois, a afiliada da Globo divulgou a seguinte nota de pesar:

Leia o comunicado na íntegra da TV Mirante, afiliada da Globo:

"O jornalista Roberto Fernandes morreu na noite desta terça-feira (21) por complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado desde o dia 23 de março no Hospital UDI em São Luís com um quadro de pneumonia e chegou a ficar vários dias entubado.

Roberto Fernandes tinha 61 anos e era natural de Vitória de Santo Antão, município localizado em Pernambuco. Ele era formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Há 20 anos comandava o programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, e também era apresentador do quadro de política do Bom Dia Mirante.

Roberto Fernandes era casado com Sueline Morais Fernandes e deixa dois filhos, Roberto Fernandes Júnior e Vinicius de Moraes Fernandes. Ele deixa também um neto, Murilo Fernandes e a nora Camila".

Ainda na noite desta terça, o Jornal Nacional também repercutiu a notícia da morte do comentarista da afiliada maranhense da Globo. O noticiário endossou o comunicado oficial da TV Mirante e também confirmou que a morte foi decorrente de complicações provocadas pela Covid-19.

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto e a legenda da foto inicialmente trouxeram o nome do jornalista como Roberto Fernandes Junior. O correto é Roberto Fernandes. A informação foi corrigida.

Blog do Leo Dias