Topo

Por que a maior cantora do país, Marilia Mendonça, lançou um clipe caseiro?

Marília Mendonça no clipe "Vira Homem" - Reprodução/Youtube
Marília Mendonça no clipe 'Vira Homem' Imagem: Reprodução/Youtube

Colunista do UOL

05/05/2020 13h48

Mesmo com o status de maior cantora do momento no Brasil, Marília Mendonça não é conhecida por criar diversos videoclipes com superproduções. Ela gosta do simples. O que ela faz, e muito bem, é registrar shows e lançar trechos no Youtube, como no consagrado projeto "Todos os Cantos", onde grava uma música inédita em cada capital do Brasil. Mas por que então, em plena pandemia, a maior artista do país resolveu gravar um clipe e mostrar parte de sua casa?

O resultado foi o lançamento de "Vira Homem", clipe que em menos de uma semana de lançamento já alcança 6 milhões de visualizações.

A Coluna do Leo Dias apurou que a ideia do clipe surgiu recentemente, e foi uma espécie de 'adaptação' ao projeto 'Todos os Cantos'. Sem poder registrar seus shows por aí e dar continuidade nos lançamentos, Marília encontrou na simplicidade a resposta para retratar o momento: gravar a próxima faixa sozinha em sua casa, com imagens de celular, e com cada músico também em sua casa, respeitando as ordens de saúde contra o coronavírus.

Marília entendeu como se reinventar e registrar o momento. E, mais do que isso, ela compreendeu que este novo cenário na música pode durar. Que pode ser algo não tão passageiro. E se adaptou, fazendo questão de registrar que, no meio de um projeto grandioso, surgiu uma pandemia, e por isso um clipe em casa, e não na rua, sem aglomerações.

A produção do clipe foi definida por áudios do Whatsapp, reuniões on-line, e muita liberdade para cada músico criar a sua parte nas imagens.

Marília mostrou que é capaz de se adaptar facilmente sem deixar que um grande projeto tenha fim.

Adaptação é a palavra do momento, e ela resume tudo isso muito bem: "Não precisamos parar nossas vidas, nossos projetos, precisamos é repensá-los e seguir em frente. Nem eu e nem meu rebanho vamos passar a quarentena sem sofrência, isso eu garanto."

*Com colaboração de Lucas Pasin

Blog do Leo Dias