Topo

Silvio Santos ordena e SBT prepara lançamento de segundo canal na TV aberta

Silvio Santos - Reprodução/SBT
Silvio Santos Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL

06/05/2020 17h32

O SBT se prepara para lançar em breve um segundo canal na TV aberta, fazendo uso da função de multiprogramação da televisão digital. A ordem, que partiu diretamente de Silvio Santos, é que a nova emissora tenha conteúdos prioritariamente infantis e educativos.

A multiprogramação foi liberada pelo presidente Jair Bolsonaro há exatamente um mês, em 6 de abril. O Presidente da República assinou um decreto que permite que as emissoras utilizem suas frequências para ter subcanais com conteúdo lúdico durante, inicialmente, 12 meses.

A liberação foi feita em virtude da pandemia do novo coronavírus. Antes disso, apenas redes governamentais, como a Cultura e a TV Brasil, tinham autorização para explorar a função. A tendência, entretanto, é que a autorização se torne permanente mesmo com o fim da crise da Covid-19 no país.

O novo canal já está em fase final de execução. Na semana passada, as emissoras pertencentes ao Grupo Silvio Santos pelo país foram avisadas da chegada do novo canal, que irá dividir espaço com a emissora principal.

A Coluna do Leo Dias apurou que o projeto, que ganhou internamente o nome de SBT 2, irá exibir teleaulas dos ensinos Fundamental e Médio, feitas em parceria com os governos locais, e conteúdos infantis, como novelas e desenhos.

Em São Paulo, por exemplo, o SBT continuará com sua programação habitual no canal 4.1 da televisão digital aberta. A nova emissora estará disponível no canal 4.2, sem prejuízo ao conteúdo original.

Inicialmente, apenas nove cidades vão ter acesso ao novo projeto do dono do Baú. São elas: São Paulo, Jaú, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Brasília, Porto Alegre e Belém. As demais cidades, que contam com afiliadas regionais, serão incluídas em um segundo momento.

Em rápido contato com a Coluna, Fernando Pelegio, diretor de Planejamento Artístico e Criação do SBT, confirmou que o projeto está em andamento e que estudos estão sendo feitos para o conteúdo da programação. A assessoria de comunicação da emissora também confirmou o projeto: "Será nos apresentado na sexta-feira."

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira

Blog do Leo Dias