Topo

Mauricio Stycer

Record merece elogios pela rápida resposta a ofensas racistas na Fazenda 11

Sabrina vence a oitava prova do fazendeiro em A Fazenda 2019 - Reprodução/RecordTV
Sabrina vence a oitava prova do fazendeiro em A Fazenda 2019 Imagem: Reprodução/RecordTV

Colunista do UOL

06/11/2019 11h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais uma vez, a realidade bateu à porta de um reality show da televisão brasileira. Participante da atual edição da "Fazenda", Sabrina Paiva relatou na noite de terça-feira (05) ter sido chamada de "macaco" por um operador de câmera do programa, posicionado atrás de um dos espelhos da sala onde ficam os confinados.

Cerca de 12 horas depois de a Miss São Paulo 2016 ter comentado o fato com outros participantes, a Record divulgou um comunicado confirmando que um técnico havia feito um comentário racista.

"Imediatamente ao fim do programa, a produtora Teleimage (que presta serviços à Record TV e é a contratante do operador de câmera), identificou o ofensor. Ele foi repreendido e teve seu contrato de trabalho rompido sumariamente", disse a emissora.

Sabrina e os demais participantes serão informados da decisão da emissora por meio de uma ficha enviada pela produção. Esta noite, o apresentador Marcos Mion vai relatar o ocorrido aos espectadores. Segundo a Record, não haverá interação de Mion com Sabrina a respeito.

A nota da emissora acrescenta: "A Record TV repudia veementemente esta atitude e qualquer tipo de preconceito. Como se trata de ofensa racial, será informado à participante Sabrina Paiva que a ela será dado o direito de fazer a representação legal ao ofensor, se assim quiser e no momento que desejar".

É digno de elogio a rápida reação da Record ao fato. Não é sempre que a emissora age assim, com esta presteza, diante de situações críticas em seus realities shows. A Globo, igualmente, também costuma exagerar na cautela no seu "BBB".

* * *
Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa-redonda sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.