Topo

Mauricio Stycer

Fazenda 11 está chegando ao fim sem empolgar e refém de fã-clubes

Os cinco últimos participantes da "Fazenda 11": Lucas, Hariany, Sabrina, Rodrigo e Diego - Reprodução/RecordTV
Os cinco últimos participantes da "Fazenda 11": Lucas, Hariany, Sabrina, Rodrigo e Diego Imagem: Reprodução/RecordTV

Colunista do UOL

07/12/2019 11h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Está claro, já há muito tempo, que os rumos desta edição da "Fazenda" estão sendo determinados por fã-clubes adolescentes. Não é a primeira vez que isso ocorre num reality show nem será a última.

A liberdade de poder votar quantas vezes quiser e a incapacidade de impedir o uso de "robôs" alimenta uma "indústria" de votação que assegura números recordes.

Orgulhosa, aparentemente, a Record anuncia os milhões e milhões de votos como sinal de interesse pelo programa, mas não é bem assim. Estes números indicam muito mais uma habilidade técnica e uma capacidade de organização de pequenos grupos do que uma mobilização orgânica da audiência.

Foram estes grupos que mantiveram "A Fazenda" com destaque nas redes sociais, "em primeiro lugar nos Trending Topics", como gosta de anunciar o apresentador Marcos Mion, mas muito desinteressante para a audiência da TV. Os números do Ibope estão aí para comprovar. Como defende o colunista Chico Barney, a única solução para o problema seria um voto por CPF.

A escolha do elenco também deixou a desejar em 2019. Os poucos participantes com apetite para jogar, isto é, para provocar intrigas, causar confusões e divertir o espectador, foram sendo eliminados em sequência.

Sobraram cinco participantes depois de uma barbeiragem da direção do programa, que anulou a prova que consagrou Sabrina fazendeira e colocou Lucas e Hariany na roça. Um dos dois iria sair.

Ambos expulsos por agressão nos realities anteriores que participaram, Lucas e Hariany são os favoritos dos fã-clubes. São bem jovens e agem como adolescentes, o que explica muita coisa. Rodrigo e Sabrina formam o segundo casal. São tão divertidos quanto um picolé de chuchu, como diria José Simão.

E há Diego, que já está na final. Acabou se tornando, afinal de contas, o personagem mais interessante do reality. Com participação ruim no "BBB" e péssima no "Power Couple" (foi expulso por ameaça de agressão), o rapaz empreende uma espécie de jornada da redenção na "Fazenda".

Na verdade, quem está precisando de uma redenção é o próprio reality show.

* * *
Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa-redonda sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.