Indicações ao Globo de Ouro confirmam reinado das plataformas de streaming
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O anúncio dos indicados ao prêmio Globo de Ouro deixa claro, mais uma vez, que a indústria do audiovisual nos Estados Unidos está sendo atropelada por um caminhão de mudanças.
Das dez séries indicadas aos dois prêmios principais (drama e comédia), seis são produções exibidas por serviços de streaming. A saber: três da Netflix ("The Crown", "O Método Kominsky" e "The Politician"), duas da Amazon ("Fleabag" e "Maravilhosa Sra. Maisel") e uma da Apple TV ("The Morning Show").
A HBO, um canal pago premium, emplacou outras três ("Big Little Lies", "Sucession" e "Barry") e a BBC conseguiu uma ("Killing Eve"). Nenhuma dessas séries foi produzida por uma grande rede de TV (ABC, NBC, CBS e Fox) nem por canais a cabo tradicionais. Não deixa de ser irônico, ainda assim, que a exibição da entrega do prêmio, marcada para 5 de janeiro, continue a cargo de uma grande rede, no caso a NBC.
A lista de esnobados do ano é encabeçada por "Game of Thrones", seguida por "Euphoria", "Olhos que Condenam" e "Pose".
O impacto da Netflix no mercado se estende, agora, ao cinema também. A empresa emplacou três filmes entre os cinco indicados na categoria drama, "Dois Papas", do brasileiro Fernando Meirelles, "The Irishman", de Martin Scorsese, e "História de um Casamento", de Noah Baumbach, e um entre os cinco de comédia, "Meu Nome É Dolimite", de Craig Brewer.
No total, o principal serviço de streaming obteve 17 indicações, contra 15 da HBO. Veja aqui uma lista completa, repleta de trailers.
A destacar, ainda, que o recém-lançado serviço da Apple conseguiu no seu primeiro mês de existência três indicações com "The Morning Show" - além de melhor drama de TV, dois nomes na categoria atriz (Jennifer Aniston e Reese Witherspoon).
Não que o Globo de Ouro seja um prêmio dos mais respeitados, como lembra o colunista Roberto Sadovski. A premiação é decidida por menos de 100 jurados, correspondentes estrangeiros em Los Angeles, e costuma incluir escolhas bem questionáveis.
Ainda assim, a lista final me parece significativa dos humores não apenas dos críticos, mas do público e do mercado.
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