Topo

Mauricio Stycer

"A Gente Riu Assim": humor foi a área da Globo que mais brilhou em 2019

Sob o comando de Marcelo Adnet, "A Gente Riu Assim" relembrou momentos de humor de 2019 - Reprodução
Sob o comando de Marcelo Adnet, "A Gente Riu Assim" relembrou momentos de humor de 2019 Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

24/12/2019 10h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em tom de retrospectiva, "A Gente Riu Assim" relembrou as melhores piadas feitas ao longo do ano sobre os mais marcantes acontecimentos políticos, econômicos e sociais de 2019. Isso na superfície. Porque o especial mostrou, na verdade, a vitalidade da produção humorística da Globo.

Foi o ano da última, e excelente, temporada do "Tá no Ar". Foi o ano do lançamento do "Isso a Globo Não Mostra", inicialmente programado para ter apenas quatro episódios, mas logo confirmado como um quadro fixo do "Fantástico". E foi o ano da estreia do quadro "Isso É Muito a Minha Vida", protagonizado por Paulo Vieira no "Se Joga".

Também foi o ano em que o "Zorra" renovou o seu elenco, abraçando uma turma da nova geração. E ainda foi o ano em que o "Choque de Cultura" virou "Choque de Cultura Show" e fez piadas impensáveis na faixa vespertina dos domingos. Sem falar na "Escolinha do Professor Raimundo", que tirou o ano para homenagear atores da velha geração que atuaram sob a batuta de Chico Anysio.

Em resumo, 2019 foi um ano excelente para a área de humor da Globo. O bordão do "Zorra" - "Tá difícil competir com a realidade" - foi ainda mais verdadeiro este ano. O humor político, presente desde sempre, ganhou novas tonalidades diante das muitas novidades trazidas pelo novo governo.

Tudo isso passou brevemente por "A Gente Riu Assim". Apresentado por Marcelo Adnet, encarnando Galvão Bueno, e com a participação de vários personagens destes programas todos de 2019, o especial foi uma espécie de cartão de visitas da área que mais brilhou na Globo este ano.

A lamentar apenas que a emissora tenha mudado de ideia sobre o horário de exibição do especial. Programado originalmente para ir ao ar depois de "Amor de Mãe", "A Gente Riu Assim" teve que aguardar a reprise de "Minha Mãe é uma Peça 2". E, por isso, só começou por volta de 0h.