Topo

Mauricio Stycer

Sem assunto, Globo Esporte faz Caio falar de futebol preparando um bolo

Caio Ribeiro e Caio Maciel preparam um bolo durante o Globo Esporte (SP) - Reprodução
Caio Ribeiro e Caio Maciel preparam um bolo durante o Globo Esporte (SP) Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

08/01/2020 05h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A primeira quinzena de janeiro é o período mais difícil do ano para jornalistas que trabalham na cobertura de futebol. É tempo de férias de jogadores e pouca notícia. Tem a Copinha, algumas partidas na Europa, muito boato sobre negociações, dispensas de jogadores e uma ou outra contratação.

Como preencher o tempo dos programas esportivos da televisão? É preciso ser criativo e pensar em matérias especiais, descoladas do dia-a-dia. Não é uma tarefa fácil, como sabem os profissionais do ramo. Nada fácil.

Esta semana, por exemplo, o "Globo Esporte" em São Paulo estreou o quadro "Caios na Cozinha". O repórter Caio Maciel e o comentarista Caio Ribeiro foram colocados numa cozinha para discutir qual é a "receita ideal" para os clubes paulistas em 2020.

"A gente vai cozinhar de verdade", avisou Maciel. "Agora complicou. Eu só faço salada. Nem ovo sei abrir", respondeu Ribeiro. E, de fato, ambos demonstraram não ter a menor afinidade com a cozinha e a arte de fazer um bolo, como simularam.

Na estreia, enquanto quebravam ovos e jogavam farinha num pote, os dois Caios falaram sobre o São Paulo, sempre buscando associar o futebol com a culinária de forma totalmente artificial e falsa. Perguntou, por exemplo Maciel: "O São Paulo precisa rechear bem esse bolo ou é um bolo que precisa de ajustes para ficar gostoso?" Socorro.

No segundo dia, Ribeiro deu a "receita" para o Corinthians. "O nosso bolo precisa de um ajuste de expectativas". Oi??? Ambos repetiram a coreografia da véspera, fingindo preparar um bolo, mas sem jeito e sem um texto que os ajudasse minimamente.

Um chef de verdade conversando com Caio Ribeiro talvez deixasse a situação um pouco menos ridícula. Fica a minha sugestão para janeiro do ano que vem.

* * *
Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa-redonda sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer e a editora Debora Miranda. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.