Topo

Mauricio Stycer

"Bate e Volta" lembra a Fazenda, mas é cópia do Big Brother americano

O apresentador Tiago Leifert anunciou nesta quinta que o "Bate e Volta" estreia no domingo - Reprodução/TV Globo
O apresentador Tiago Leifert anunciou nesta quinta que o "Bate e Volta" estreia no domingo Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

23/01/2020 23h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma novidade no "BBB20" será apresentada ao público neste domingo (26), depois que forem conhecidos os três indicados ao paredão. Os dois participantes mais votados pelos colegas vão disputar uma prova ainda no domingo e o vencedor se livrará da berlinda. O perdedor vai para o paredão junto com o indicado pelo líder. Tiago Leifert anunciou que a atividade se chama "Bate e Volta".

Muita gente se lembrou da "Fazenda". No reality de confinamento da Record, os três indicados à roça disputam uma prova no dia seguinte da votação dos colegas e o mais bem-sucedido se livra da berlinda (e ainda se torna o fazendeiro da semana).

Na verdade, a inspiração do "BBB" é a versão americana do próprio reality. Em sua 16ª edição, em 2014, o "BB US" estreou o "Battle of the Block", que lembra o "Bate e Volta". O recurso voltou a ser utilizado no "BB 17".

No programa americano é uma batalha disputada por duas duplas indicadas para eliminação. A dupla vencedora escapa e ainda tem o direito de "destronar" um dos dois líderes da semana.

O "BBB" tem direito de usar "twists" desenvolvidos e usados em outras versões do programa, e faz isso com frequência. Apenas é um exagero chamar de novidade.

O "BBB20" traz outra novidade que lembrou "A Fazenda" - a presença de celebridades não muito famosas. Também neste caso, o programa da Globo pode dizer que a inspiração é o "Big Brother". Em diferentes países, já houve edições apenas com participantes "famosos".