Topo

Mauricio Stycer

Record vai notificar o SBT por uso de imagem da enchente sem autorização

"Balanço Geral", da Record, exibe resgate de duas pessoas por um trator - Reprodução / TV
"Balanço Geral", da Record, exibe resgate de duas pessoas por um trator Imagem: Reprodução / TV

Colunista do UOL

10/02/2020 17h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma imagem curiosa da enchente em São Paulo, captada do alto de um helicóptero, causou um desentendimento entre Record e SBT. A cena mostra duas pessoas, protegidas por um guarda-chuvas, sendo resgatadas de uma área alagada por um trator.

Fofocalizando - Reprodução / TV - Reprodução / TV
O "Fofocalizando", do SBT, exibiu a mesma imagem da Record, sem dar os créditos
Imagem: Reprodução / TV

Exibida originalmente no "Balanço Geral", da Record, a imagem foi reproduzida pelo programa "Fofocalizando", do SBT, sem créditos. Pior, o GC (a legenda da imagem) foi submetido a alteração, eliminando a marca que havia embaixo.

A Record informou à coluna que vai notificar o SBT extra-judicialmente por uso de imagens sem autorização. Procurado, o SBT disse que foi um erro, cometido por um produtor do "Fofocalizando". Ele teria capturado a imagem da internet sem se dar conta, informou a emissora.

Como foi a cobertura das principais emissoras de TV

O temporal que atingiu São Paulo na madrugada e manhã de segunda-feira (10), causando transtornos graves em toda a cidade, levou a uma enorme mobilização das principais emissoras de TV.

As cinco maiores redes de TV aberta derrubaram a grade de programação normal para mostrar os desdobramentos das enchentes.

A maior novidade na cobertura foi a atitude do SBT, que derrubou os primeiros 90 minutos do "Bom Dia & Cia" para permanecer ao vivo com a cobertura do "Primeiro Impacto". Às 13h, a transmissão especial foi substituída pela exibição da série "The Thundermans".

Faço este registro porque a emissora de Silvio Santos raramente altera a sua programação em eventos de grande repercussão sob o argumento que não precisa mostrar o que todas as outras emissoras já estão exibindo.

Globo, Record e Band, mais habituadas a este tipo de cobertura ao vivo, emendaram horas ao vivo com os seus principais âncoras se revezando no ar, muitos repórteres nas ruas, imagens de helicóptero e prestação de serviços.

A RedeTV!, ainda que com poucos recursos, também alterou a sua grade por causa das enchentes. A emissora, proém, foi obrigada a interromper a cobertura às 13h para a exibição de programação da Igreja Universal do Reino de Deus.

O bispo Renato Cardoso - Reprodução - Reprodução
O bispo Renato Cardoso entra ao vivo, falando das chuvas, no horário comprado da Igreja Universal na RedeTV!
Imagem: Reprodução
Curiosamente, com senso de oportunidade, o programa da igreja também foi ao vivo, do Templo de Salomão, misturando informações sobre as chuvas (incluindo imagens aéreas geradas pela Record) com propaganda própria. "A chuva está diminuindo. Deus é bom", informou o pastor.

A registrar, ainda, que duas emissoras paulistas, Gazeta e Cultura, seguiram com suas programações normais na manhã desta segunda-feira. A emissora pública, cuja sede fica próxima da Marginal Tietê, foi afetada pelas chuvas e muitos profissionais não conseguiram chegar para o trabalho.

Entre 13h e 14h10, o "Jornal da Cultura - 1ª Edição" exibiu uma cobertura especial, de forma improvisada, no estúdio do programa "Metrópole". Sem condições de enviar equipes às ruas, o telejornal mostrou apenas vídeos enviados por celulares.