Topo

Mauricio Stycer

DAZN ocupa vazio e oferece boa alternativa à Globo nesta noite de futebol

Campeão da Libertadores em 2019, o Flamengo vai disputar a Recopa nesta quarta-feira com transmissão do DAZN - Divulgação
Campeão da Libertadores em 2019, o Flamengo vai disputar a Recopa nesta quarta-feira com transmissão do DAZN Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/02/2020 13h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O cardápio oferecido ao fã de futebol na noite desta quarta-feira (19) está diferente do habitual. Flamengo e Vasco, os times com maior torcida do Rio, têm partidas importantes, mas com previsão de exibição apenas na internet pelo DAZN. Sem outras opções, a Globo vai exibir em São Paulo uma partida do Internacional, de Porto Alegre.

Dono dos direitos de transmissão da Copa Sul-Americana e da Recopa, o DAZN vai exibir esta noite Oriente Petrolero e Vasco, às 21h30, e Independiente del Valle e Flamengo, às 22h.

A Recopa é uma disputa em dois jogos entre o campeão da Libertadores e o campeão da Sul-Americana. O serviço de streaming esportivo vai exibir também o jogo de volta, no dia 26, entre o Flamengo e a equipe equatoriana.

As opções que sobraram para a Globo nesta quarta-feira foram Deportes Tolima e Internacional, pela Libertadores, Náutico e Botafogo e Oeste x Ceará, ambos pela Copa do Brasil, às 21h30.

Sem acordo com o Flamengo, a Globo também não exibiu até agora nenhuma partida do clube pelo Campeonato Carioca. O Flamengo ainda entrou com uma ação na Justiça contra a emissora por supostas divergências no contrato do Campeonato Brasileiro. A tensão entre as partes resultou numa troca de críticas em notas oficiais e no programa Domingão do Faustão.

Com muitos recursos, o DAZN tem aproveitado as hesitações da Globo e dos canais pagos tradicionais (ESPN e Fox) para ocupar espaço. Em 2019, já detentor dos direitos da Sul-Americana, o serviço de streaming exibiu as partidas do Corinthians, que chegou à semifinal.

Num gesto em que misturou publicidade e provocação, o DAZN cedeu à RedeTV! os direitos de duas partidas do Corinthians contra o Racing. No momento de maior audiência, durante a disputa de pênaltis, a emissora registrou média de 16,3 contra 10,1 da Globo. Por 14 minutos, entre 23h26 e 23h39, a RedeTV! ficou em primeiro lugar.

Este ano, a RedeTV! não vai exibir partidas de clubes brasileiros na Sul-Americana, mas acertou a exibição de outros jogos e torneios com o serviço de streaming.