Topo

Mauricio Stycer

BBB 20 favorece Marcela ao eliminar Manu por regra não informada na prova

Marcela venceu uma etapa da prova do anjo após Manu ser eliminada - Reprodução
Marcela venceu uma etapa da prova do anjo após Manu ser eliminada Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

29/03/2020 00h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No primeiro dia do "BBB 20", em 21 de janeiro, Tiago Leifert explicou uma questão fundamental sobre as regras das provas do reality show. "É super importante prestar atenção no que eu falo pra vocês e no que eu não falo pra vocês".

Era uma prova de imunidade entre os dois grupos formados inicialmente, Camarote e Pipoca. "Porque, às vezes, (a prova) apresenta outras formas criativas de ser feita. E aí, talvez, você tem que descobrir fazendo mesmo. Vai da estratégia de vocês".

Pyong perguntou se os participantes poderiam fazer um determinado movimento, diferente do previsto, em que eles ganhariam tempo. Leifert respondeu: "Alguma coisa me dizia que você ia fazer esta pergunta. Eu só disse pra vocês que o que elimina é desrespeitar a ordem. O resto vocês usem a inteligência".

Ficou claro no primeiro dia do "BBB 20" que as regras das provas são aquelas que o apresentador enuncia. O que ele não fala, pode ser feito.

Neste sábado (28), ao explicar a prova do anjo, Leifert disse: "Vence a rodada quem encontrar o cubo referente ao produto que está faltando e bater primeiro no botão." E acrescentou: "Importante: se você bater no botão, mas estiver com o cubo errado, você está automaticamente eliminado da prova e o adversário segue."

Só isso. Duas regras apenas (encontrar o cubo e bater primeiro). E uma restrição (bater primeiro, mas com o cubo errado).

Manu - Reprodução - Reprodução
Manu foi eliminada por deixar o cubo cair antes de apertar o botão
Imagem: Reprodução

A certa altura, Manu e Marcela disputaram uma semifinal. As duas acharam o cubo certo, e a cantora apertou o botão segundos antes da médica. Manu, porém, deixou o cubo cair no chão alguns instantes antes. Por esse motivo, foi eliminada. "Rezei tanto para ganhar", disse Manu depois.

O problema é que em momento algum foi informado que os participantes não poderiam deixar o cubo cair durante a prova. "Vence a rodada quem encontrar o cubo referente ao produto que está faltando e bater primeiro no botão", explicou Leifert.

Ao recorrer a uma regra não anunciada, Leifert contradisse o que falou no primeiro dia e beneficiou Marcela. A médica venceu a etapa seguinte e ganhou o anjo da semana.

O lado B do BBB