Topo

Mauricio Stycer

Repórter que questionou medidas da Record contra a covid-19 é demitido

Rodrigo Vianna repórter  - Reprodução
Rodrigo Vianna repórter Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

17/04/2020 17h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo denunciou esta semana a Record ao Ministério Público do Trabalho (MPT) "para apurar a conduta e a responsabilidade da empresa na proteção de seus profissionais da contaminação pelo coronavírus".

A disputa entre as duas partes pode explicar a demissão, nesta quinta-feira (17), do repórter especial Rodrigo Vianna, que trabalhava na Record desde 2007. Vianna foi demitido sob a justificativa de que a emissora está passando por uma restruturação e o seu salário seria alto.

Esta coluna apurou que jornalista havia feito questionamentos, em março, em um grupo de WhatsApp de profissionais da emissora, sobre como a Record estava lidando com o isolamento de funcionários que trabalhavam próximos a um cinegrafista infectado com o covid-19.

Esta denúncia e outras chegaram ao sindicato ainda em março, que questionou a Record em busca de informações. A emissora negou, na ocasião, em nota publicada no site de Cristina Padiglione, que tivesse se descuidado na política de isolamento dos funcionários.

A denúncia ao MPT ocorreu, segundo o sindicato, porque a Record não prestou esclarecimentos ao pedido feito em meados de março. Em resposta à coluna, a emissora reafirma que está tomando todas as medidas necessárias para não colocar os seus funcionários em risco.

Segundo a Record, 1.700 funcionários estão neste momento em home office, férias ou afastados por pertencerem a grupos de risco ou estarem em quarentenas eventuais. Há hoje 1.050 profissionais trabalhando em jornalismo e transmissão "com todas as proteções possíveis", assegura a emissora.

A Record não comenta a demissão de Vianna.