PUBLICIDADE
Topo

Como o perfil jovem de quem vota no BBB 20 pode determinar a campeã

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

27/04/2020 14h36

No esforço de mostrar a lisura e a segurança do sistema de votação do "BBB", que bateu recordes este ano, a repórter Renata Ceribelli expôs, no "Fantástico", o centro de processamento de dados da Globo.

Entrevistado, o CEO da globo.com, Wanderley Baccalá, apresentou um perfil das pessoas que votaram até agora no "BBB 20". Os dados são baseados nas informações que os usuários registram ao se cadastrar para votar no programa. Ou de assinantes da Globoplay.

Segundo o executivo, 67% dos votantes são mulheres e apenas 33% são homens. Mais importante, ele destacou a idade de quem vota. "Mais da metade são de jovens até 24 anos". Olhando com atenção a tabela exibida pelo "Fantástico", é possível discriminar a participação de cada faixa etária:

6 a 17 anos = 13,5%
18 a 24 = 40,5%
25 a 34 = 27%
35 a 44 = 11%
Mais de 44 = 8%

"Esta edição teve um apelo especial, tem os influencers, tem um público mais jovem, um público mais ligado, mais conectado, que vota muito", disse Baccalá.

Algumas observações:

. Esse é o perfil do público que vota, mas não é necessariamente o perfil do público que assiste ao programa. Em todo caso, devem ser perfis semelhantes.

. Esse recorte divulgado pela Globo é um colírio para o mercado publicitário. Crianças e jovens são consumidores vorazes.

. Pensando no programa, estes dados informam que as escolhas dos eliminados e dos vencedores foram determinados por mulheres jovens. Isso explica, em parte, a eliminação de quase todos os homens primeiro. Com a eliminação de Prior, restaram Babu e nove mulheres.

. Pensando neste perfil do público, acho que Manu Gavassi e Rafa Kalimann tem mais chances que Thelma na final desta segunda-feira. Tanto a atriz quanto a influencer têm mais presença na internet do que a médica - e é lá nas redes sociais que estão os jovens. Mas, eventualmente, se este público que gosta de votar se dividir entre Manu e Rafa, abre-se uma possibilidade para Thelma vencer.

Mauricio Stycer