Topo

Mauricio Stycer

Jerry Stiller foi o segundo ator a viver o pai de George em Seinfeld; veja

Jerry Stiller, gritando como sempre, contracena com Estelle Harris e Jason Alexander em cena de "Seinfeld" - Divulgação
Jerry Stiller, gritando como sempre, contracena com Estelle Harris e Jason Alexander em cena de "Seinfeld" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

12/05/2020 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Morto nesta segunda-feira (11), aos 92 anos, o ator Jerry Stiller teve uma enorme carreira no teatro, no cinema e na televisão, mas ficou irremediavelmente marcado como Frank Costanza, o sempre irritado pai de George, na sitcom "Seinfeld".

A melhor comédia de todos os tempos foi ao ar em nove temporadas entre 1989 e 1998. No Brasil, a série foi exibida por muito tempo no canal Sony. Há alguns anos estava disponível no Amazon Prime Vídeo, mas saiu do catálogo em 2019. Em 2021, ela passa a constar do cardápio da Netflix.

Stiller apareceu em 26 dos 180 episódios da série. "Foram os melhores anos da minha vida como ator", ele disse, segundo registra o livro "Seinfeldia", de Jennifer Keishin Armstrong.

O ator estava perto dos 70 anos quando foi integrado ao elenco. Segundo a autora, Stiller tinha dificuldades em decorar todas as suas falas, mas o elenco era bastante compreensivo porque a sua performance em cena era espetacular. "De fato, o que parecem gestos de raiva de Frank são frequentemente gestos de frustração de Stiller por sua incapacidade de lembrar as suas falas", escreve Armstrong.

Poucos obituários mencionaram dois detalhes importantes sobre o seu papel na série. Primeiro, Stiller só entrou para o elenco de "Seinfeld" na quinta temporada, quando George volta a morar na casa dos pais. Um outro ator, John Randolph, viveu Frank Costanza em um episódio, "The Handicap Spot", na quarta temporada.

O sucesso de Stiller como pai de George (Jason Alexander) foi enorme. Gritando e ofendendo o filho, o personagem também funcionou muito bem em cenas absurdas com Kramer (Michael Richards) e com Elaine (Julia Louis-Dreyfus).

Os produtores de "Seinfeld" ganharam muito dinheiro com a comercialização das temporadas para diferentes mercados e mídias. A certa altura, Larry David, o criador da série, decidiu regravar as cenas de Frank Costanza em "The Handicap Spot", eliminando a participação de John Randolph.

No vídeo abaixo, é possível ver as duas gravações das mesmas cenas, com Randolph e com Jerry Stiller.