Topo

Mauricio Stycer

Sarcasmo da repórter Andréia Sadi expôs o absurdo das respostas de advogado

Colunista do UOL

21/06/2020 12h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jornalistas aprendem desde cedo que ironia e sarcasmo são ferramentas do texto opinativo e devem ser evitadas no texto noticioso, que busca sempre a maior objetividade possível.

Diante das respostas descoladas da realidade dadas por Frederick Wassef em uma entrevista à Folha e em duas entrevistas à Globo no sábado (20), a repórter Andréia Sadi não conseguiu, porém, se conter. E fez muito bem.

O objetivo das entrevistas era buscar uma explicação para a presença de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flavio Bolsonaro, na casa de Wassef, em Atibaia (SP), no momento em que foi preso pela Polícia Civil na quinta-feira (18).

Após o advogado voltar a negar que tenha emprestado sua casa em Atibaia para Queiroz, a jornalista deixou a objetividade de lado e fez uma sequência de três perguntas agudamente sarcásticas, exibidas com legendas no "Jornal Nacional". "O Queiroz pulou o muro? Apareceu voando na casa do senhor? Ou foi levado por alguém?"

A jornalista possivelmente sabia que não receberia uma resposta adequada, mas as suas três perguntas irônicas tiveram o mérito de expor o absurdo da situação.