Topo

Mauricio Stycer

Globo: A Força do Querer substitui Fina Estampa; Amor de Mãe só em 2021

Bibi Perigosa (Juliana Paes) volta em "A Força do Querer" após a reprise de "Fina Estampa" - Reprodução/TV Globo
Bibi Perigosa (Juliana Paes) volta em "A Força do Querer" após a reprise de "Fina Estampa" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

17/07/2020 12h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo informou nesta sexta-feira (17) que "Amor de Mãe" e "Salve-se Quem Puder" só voltarão a ser exibidas em 2021. Tanto a novela das 21h quanto a das 19h tiveram as suas gravações suspensas por causa da pandemia de coronavírus.

Após a exibição da reprise de "Fina Estampa", de Aguinaldo Silva, a emissora colocará no ar a reprise de "A Força do Querer", de Gloria Perez. A substituta de "Totalmente Demais" ainda não está definida.

Todas as gravações de novelas foram suspensas por volta de 15 de março, depois de a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar a pandemia de coronavírus. No dia seguinte, a emissora anunciou que iria colocar no ar, a partir de 23 de março, uma reprise de "Fina Estampa" no lugar da trama de Manuela Dias.

O mesmo procedimento foi adotado em relação à novela de Daniel Ortiz, substituída por uma reprise de "Totalmente Demais", de Rosane Svartman e Paulo Halm. No horário das 18h, ao final de "Éramos Seis" entrou a reprise de "Novo Mundo".

Desde então, especulou-se muito sobre a volta das novelas das 21h e das 19h e a estreia da nova trama das 18h, "Nos Tempos do Imperador", de Thereza Falcão e Alessandro Marson, mas a emissora julgou ainda não haver condições de segurança para fazer isso. Daí a decisão de já escalar "A Força do Querer" como substituta de "Fina Estampa" e deixar a volta de "Amor de Mãe" para 2021.

Assim como ocorreu com "Fina Estampa", a escolha de "A Força do Querer" foi determinada pela sua excelente audiência ao ser exibida originalmente. No ar entre 3 de abril e 21 de outubro de 2017, a novela registrou média de 35,7 pontos em São Paulo. Mais importante do que isso, a trama de Gloria Perez promoveu um salto excepcional do Ibope no horário, superando oito novelas exibidas antes, incluindo "Salve Jorge", da mesma autora.

Veja a íntegra da nota da emissora:

"A Força do Querer, novela de Gloria Perez e direção de Rogerio Gomes, será a próxima novela das nove, exibida após Fina Estampa. 'Amor de Mãe' e 'Salve-se Quem Puder' voltarão ao ar em 2021. A retomada das gravações das novelas segue em discussão, acompanhando a evolução das questões sanitárias, para que todas as medidas previstas sejam colocadas em prática, para resguardar os profissionais envolvidos com responsabilidade e segurança.".