Atacada por Bolsonaro, Globo defende padrão de qualidade "e brasilidade"
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Globo estreou nesta segunda-feira (20) um novo filme de sua mais recente campanha institucional, dedicada a detalhar o que está por trás do "padrão de qualidade" da emissora.
O primeiro vídeo, divulgado na semana passada, falou do "respeito". "Qualidade pra gente é respeito", diz o ator Jonathan Azevedo na campanha. "Tem compromisso com milhões porque tem cuidado com cada um", acrescenta o humorista Paulo Vieira.
O vídeo divulgado esta semana é mais surpreendente. Faz uma defesa da "brasilidade" da emissora, enfatizando que ela produz conteúdo para "todos os Brasis".
Em um jogral interpretado por nomes do jornalismo, do entretenimento e do esporte, as palavras "Brasil", "brasileiro" e "brasilidade" são citadas oito vezes.
Lilia Cabral: "Você sabe o que o padrão Globo de qualidade quer dizer? Coisa bem feita".
Barbara Coelho: "Mas, pra gente, qualidade também é ter brasilidade".
Luis Roberto: "Por isso, a Globo tem tanta audiência".
Sheron Menezzes: "Tem tanta audiência porque tem tudo que o brasileiro gosta".
Felipe Andreolli: "Tem tudo que o brasileiro gosta porque tem para todo o gosto."
Rômulo Estrela: "Tem para todo gosto porque tem todos os Brasis e o Brasil todo."
Cleber Machado: "Tem todos os Brasis e o Brasil todo porque tem cuidado com o que importa para todo mundo".
Ana Paula Araújo: "Tem cuidado com o que importa para todo mundo porque é assim que se consegue ter um padrão Globo de qualidade. E de brasilidade também".
O reforço da ideia de brasilidade ocorre num mesmo momento em que diferentes movimentos pró-democracia estão resgatando o amarelo da bandeira brasileira como símbolo.
Trata-se de uma resposta a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que nos últimos anos saíram às ruas de amarelo e exibiram um discurso de posse sobre a bandeira e o hino nacionais.
No final de junho, a Folha lançou uma campanha em defesa da democracia, com o slogan #UseAmarelo pela Democracia.
A campanha institucional da Globo não entra em política, mas enfatiza a preocupação da emissora de se apresentar sintonizada com o que, segundo ela, todos os brasileiros desejam ver na televisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.