Topo

Mauricio Stycer

Era só o que faltava! Cancelaram a Paola Carosella

Colunista do UOL

27/07/2020 13h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Paola Carosella não precisa que ninguém a defenda. Muito menos eu. Ela é uma profissional competente, tem um restaurante de sucesso e é jurada desde 2014 do MasterChef, que se tornou uma referência de programa de competição culinária no país.

Mas resolvi falar da Paola aqui neste vídeo porque o que aconteceu com ela é um bom exemplo destes tempos malucos que estamos vivendo.

Paola Carosella foi "cancelada" no Twitter na semana passada. O motivo: uma mensagem dela em defesa de comida de qualidade. Logo ela, que tem uma atuação tão bacana no Twitter.

A confusão aconteceu porque, numa conversa com uma nutricionista, ela disse: "Já tentou agroecologia? comida de verdade? feita por pessoas? agricultura local? comida que respeita a cultura? comida que respeita biomas? que respeita pessoa? que não produz miséria? aquela saudável, que não nos deixa obesos, hipertensos".

Paola foi cancelada porque muita gente considerou que ao falar de "obesos" a chef estaria falando sobre "padrões de beleza", em "combater a obesidade". Mas ela deixou claro que sua preocupação era saúde.

No dia seguinte, impressionada com a quantidade de críticas, ela registrou: "Aparentemente, fui cancelada".

Após muitas críticas, um dia depois Paola se desculpou: "Eu deveria ter usado a palavra 'doentes' no lugar de 'obesos' - 'aquela que nos deixa doentes'. Isso foi o que muita gente quis me dizer e eu não entendi. Me desculpem."

Até aí, mais um dia normal no Twitter. Mas a história não acabou. Como Paola abriu a guarda, apareceram no Twitter vários ex-participantes do MasterChef acusando-a de ser a responsável por "linchamento virtual" que sofreram.

Segundo alguns ex-participantes, as críticas que Paola fez a eles no programa levaram a ofensas nas redes sociais por parte de seguidores, muitas vezes anônimos. "Linchamento virtual", falaram Foi aí que decidi gravar este vídeo.

Paola é a melhor jurada do MasterChef, com todo respeito ao Jacquin, que eu também gosto. É rigorosa, sim, mas também sabe enxergar as qualidades dos participantes. Tem humor, faz rir, e é mal-humorada quando a situação exige.

Paola não tem culpa se o que ela fala no programa, que é da essência do programa, gere comentários maldosos contra os participantes nas redes sociais.

E mais importante. É preciso dizer que o Master Chef, assim como outras competições do gênero, é um programa de entretenimento. Quase um show de calouros. Ninguém participa de um programa desses achando que vai ser afagado e elogiado. A graça é o gongo. E dos três jurados, Paola é a mais suave na hora de bater o gongo.

Enfim, deixem a Paola em paz.