Topo

Mauricio Stycer

Os prós e contras da reinvenção do "MasterChef" em 2020

A apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, do MasterChef  - Divulgação: Band
A apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, do MasterChef Imagem: Divulgação: Band

Colunista do UOL

30/08/2020 06h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lançado pela Band em 2014, a versão brasileira do "MasterChef" foi um sucesso imediato, trazendo inúmeros benefícios para a emissora. Não por acaso, nos anos seguintes, SBT, Record e Globo levaram ao ar programas de competição culinária muito semelhantes.

O "MasterChef" trouxe três coisas importantes para a Band: patrocinadores, audiência e engajamento nas redes sociais. Para uma emissora que não vivia os seus momentos mais gloriosos, a franquia de gastronomia se tornou uma galinha dos ovos de ouro.

Desde o lançamento, já foram seis edições regulares, com cozinheiros amadores, uma com crianças, três com profissionais e uma especial, com ex-participantes. Um exagero, na minha opinião, mas sintomático da importância que o programa adquiriu para a emissora.

Com a pandemia de coronavírus, a Band se viu diante de um impasse: como produzir a sétima temporada regular sem colocar em risco os participantes, os jurados e todos os técnicos envolvidos na gravação.

A solução, muito engenhosa, consistiu em transformar cada episódio numa disputa única. A cada semana, uma turma de participantes compete, um vence e pronto. Ninguém retorna ao programa. Desta forma, testados previamente contra a covid-19, os candidatos não colocam ninguém em risco e a emissora não precisa mantê-los sob vigilância.

Esta opção teve duas consequências negativas, do ponto de vista do público.

A primeira, e mais lamentada, é a impossibilidade de criar simpatias e torcer por um mesmo participante ao longo de semanas. O mesmo vale para antipatias - reclamar de um candidato por vários episódios.

O outro problema é a qualidade dos participantes. A cada semana fica mais explícito que a seleção não foi das mais rigorosas. Os candidatos são, em geral, fracos e cometem erros muito banais. Além disso, no formato original, muitos participantes têm a chance de evoluir ao longo do tempo, o que não é possível agora.

Por outro lado, para quem gosta de ver desastres na cozinha, a atual edição está sendo um prato cheio. E os jurados, ainda bem, não estão perdoando os absurdos. Entretenimento puro.

Maior patrimônio do "MasterChef", os três jurados, Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, seguem firmes, levando a sério a missão de nos divertir, mas tenho a impressão que eles também não estão muito à vontade neste novo formato.

Que a Band possa retomar logo o formato original é a minha torcida.

Stycer recomenda
Acusado por Bolsonaro de mentir, Jornal Hoje esclarece e reafirma crítica

Veja como os protocolos de segurança da Globo afetam a gravação de novelas

Aos poucos, TVs abertas voltam a gravar, contratar e investir

Xênia Bier deu aula de feminismo à médica antes de morrer e foi 'fortaleza'

Melhor da semana
Conheça os bastidores do especial de "Sob Pressão" sobre a covid-19

Pior da semana
A julgar pela reestreia, Faustão não precisava ter voltado ao estúdio

Podcast
Reprises de novela causam nova onda de saudosismo na televisão

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.