Além de Fátima, relembre seis jornalistas que se arriscaram como atores
Do UOL, em São Paulo
30/10/2015 07h00
Desde quando trocou o jornalismo pelo entretenimento, em 2012, Fátima Bernardes acumula participações em novelas da Globo. A "atuação" mais recente foi em "I Love Paraisópolis", em que recebeu Expedito (José Dumont) e Claudete (Mariana Xavier) no "Encontro". Além da trama das sete, Fátima já interpretou ela mesma em mais quatro novelas, porém descarta virar atriz. Outros jornalistas também já se arriscaram como atores, como Marília Gabriela, Sandra Annenberg e Renato Machado.
A primeira participação de Fátima em novelas foi em "Cheias de Charme" (2012) e entrevistou as Empreguetes no "Encontro". Em "Babilônia" (2015), recebeu em seu programa a advogada e ativista homossexual Teresa (Fernanda Montenegro). A paranormal Samantha pagou mico ao ser entrevistada por Fátima em "Alto Astral" (2015).
Na novela "Geração Brasil" (2014), Fátima saiu do estúdio de seu programa. Foi cerimonialista de um evento e entregou um prêmio a Jonas Marra (Murilo Benício). Na cena, a apresentadora também ousou no visual com um grande decote, quase nunca usado por jornalistas.
Fátima Bernardes é mais uma jornalista a flertar com a ficção. Marília Gabriela, por exemplo, é presença constante em novelas e peças de teatro. Já Sandra Annenberg, Renata Vasconcellos e Renato Machado começaram a carreira na TV como atores antes de migrarem para o jornalismo.
O UOL relembra seis jornalistas que já foram atores por pelo menos um dia. Confira:
-
Imagem: Divulgação/TV Globo Imagem: Divulgação/TV Globo Valéria Monteiro
Primeira mulher a apresentar o "Jornal Nacional", em 1992, Valéria Monteiro atuou pela primeira vez na minissérie "Incidente em Antares" (1994), e chegou a largar o jornalismo para se dedicar à carreira de atriz. Após uma temporada nos Estados Unidos, voltou à TV com um programa no canal pago Viva e um papel na série "Dupla Identidade" (2014), em que interpretou uma âncora de telejornal porta-voz do serial killer Edu (Bruno Gagliasso).
-
Imagem: Carol Soares/SBT Imagem: Carol Soares/SBT Marília Gabriela
Com dezenas de papéis em novelas, minisséries e peças de teatro, Marília Gabriela concilia a carreira de jornalista e atriz. Entre seus principais trabalhos na ficção, estão "Senhora do Destino (2004), "Duas Caras" (2007) e "Cinquentinha" (2009). Em 2014, levou o programa "De Frente com Gabi" para a novela "Chiquititas", do SBT, e entrevistou o falso cantor Tomás Ferraz (Pedro Lemos).
-
Imagem: Reprodução/TV Globo Imagem: Reprodução/TV Globo Sandra Annenberg
Antes de ser conhecida como apresentadora do "Jornal Hoje", Sandra Annenberg começou na TV como atriz. Na Band, atuou na minissérie "Chapadão do Bugre", em que viveu uma prostituta e apareceu nua em cenas com Edson Celulari, e no humorístico "Bronco", em 1988. No mesmo ano, estreou na Globo na série "Tarcísio & Glória". No SBT, fez "Cortina de Vidro" (1990), seu último trabalho como atriz antes de migrar para o jornalismo.
-
Imagem: Divulgação/TV Globo Imagem: Divulgação/TV Globo Renato Machado
Renato Machado, atual correspondente da Globo em Londres, também estreou na televisão como ator. O experiente jornalista fez participações em "Rosinha do Sobrado" (1965), segunda novela da Globo, e "A Moreninha" (1965). Renato Machado também atuou no cinema e em peças teatro. Chegou inclusive a interpretar Romeu em uma montagem de "Romeu e Julieta", em 1969. Começou no jornalismo após estagiar na rádio BBC, de Londres.
-
Imagem: Reprodução/Viva Imagem: Reprodução/Viva Renata Vasconcellos
Apresentadora do "Jornal Nacional", Renata Vasconcellos apareceu pela primeira vez na Globo na novela "A Próxima Vítima" (1995). Foi apenas uma figuração em que interpretava uma modelo em uma sessão de fotos para um merchandising de sapatos. Ela também apareceu na abertura de "História de Amor" (1995). Na época, a jornalista estagiava em uma agência publicitária e topava fazer pontas como modelo e atriz para pagar as contas.
-
Imagem: Michel Angelo/Divulgação/Record Imagem: Michel Angelo/Divulgação/Record Mariana Leão
Atualmente no programa "Melhor pra Você", da RedeTV!, a jornalista Mariana Leão trabalhava na Record quando foi convidada para interpretar ela mesma em "Vitória" (2014). Na novela, cobriu uma briga de neonazistas no bar de Laíza (Aline Borges), que no dia seguinte participou do programa "Hoje em Dia" ao lado do filho, Mossoró (Ricky Tavares), e foi entrevistada por Celso Zucatelli, Cris Flores e Edu Guedes.