Topo

Onde Nascem os Fortes

Após reviravoltas surpreendentes, como terminará "Onde Nascem os Fortes"?

Reprodução/Globo
"Onde Nascem os Fortes" teve sua maior revelação recentemente Imagem: Reprodução/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

06/07/2018 04h00

Na reta final, “Onde Nascem os Fortes” teve uma significativa mudança de ritmo. Se no início a supersérie andou a passos lentos, com um clima mais silencioso, cheio de lacunas e sutileza, os últimos capítulos têm oferecido um verdadeiro banho de reviravoltas, tirando o fôlego do público.

Assassinatos, traições e revelações contribuíram para o clímax. Relembre a seguir as cenas mais bombásticas e algumas possibilidades de desfechos para a obra de George Moura e Sergio Goldenberg, que termina no próximo dia 16.

  • Reprodução/Globo

    A morte de Nonato

    O grande mote da novela era a busca de Cássia (Patricia Pillar) e Maria (Alice Wegmann), que queriam descobrir que havia acontecido com Nonato, que desapareceu após uma briga intensa com Pedro Gouveia (Alexandre Nero). Cássia descobriu o pior: seu filho havia sido assassinado. A mãe e a irmã gêmea dele tinham certeza de que o culpado era Pedro, entretanto, Cássia começou a ficar cada vez mais desconfiada de Ramiro (Fábio Assunção), que a ajudou desde o início das buscas.

    Para os telespectadores, já ficou claro que Ramiro e Plínio (Enrique Diaz) armaram para que Cássia encontrasse o corpo do filho. A ideia era culpar Pedro, seu grande rival, pelo assassinato do rapaz, para finalmente tirar o empresário de seu caminho.

    Ainda não se sabe, contudo, se foi de fato Ramiro que puxou o gatilho e arrancou a vida de Nonato. De acordo com o site "Notícias da TV", existe um final no qual Ramirinho (Jesuíta Barbosa), filho de Ramiro, mata Nonato, o que explicaria porque ele se sentiu tão mal ao ver os cartazes do desaparecimento do rapaz. Como outros finais foram gravados, tudo é possível.

  • Reprodução/Globo

    O passado dos gêmeos

    No capítulo de terça-feira (3), houve uma grande revelação: Maria e Nonato não são filhos de sangue de Cássia. Eles são filhos de Madalena, uma amiga de Cássia que sofreu nas mãos do pai, Tião (José Dumont), que um dia foi um homem renomado, mas acabou surtando ao descobri que a filha tinha engravidado.

    Outras coisas permanecem nebulosas sobre o passado de Maria. Quando Cássia chegou à casa de Madalena, encontrou apenas sangue por todos os lados, e os dois bebês, que a menina havia escondido do pai. Do lado de fora, Cássia ouviu Tião gritando aos ventos que não queria que a filha o desonrasse. Ele estava com um facão na mão e com a roupa cheia de sangue. Cássia não sabe qual foi o destino de Madalena, e quando Maria questionou o avô sobre o que aconteceu, ele não foi claro.

    Existe ainda o suspense sobre quem é o verdadeiro pai de Maria e Nonato. A redes sociais já estão borbulhando com especulações e possibilidades. Alguns sugerem que o pai pode ser Ramiro ou até mesmo Pedro --o que não tornaria o relacionamento entre Maria e Hermano (Gabriel Leone) incestuoso, já que o rapaz é adotado. Ninguém sabe com quem Maria se relacionou e podemos esperar fortes emoções daí.

  • Reprodução/Globo

    Duelo de Titãs

    Desde o começo, ficou óbvio que Ramiro e Pedro se detestam. Os homens mais poderosos de Sertão sempre estiveram em pé de guerra e tudo caminhava para que, com sua armação, Ramiro fosse finalmente derrubar o rival. Eis que tudo mudou: Cássia se apaixonou por Pedro, passou a confiar na inocência dele e colocou em risco os planos de Ramiro. Nesse meio tempo, Maria foi presa, os conflitos se intensificaram e acabaram envolvendo os dois figurões. Agora, a moça pode ser filha de um dos dois, o que jogaria gasolina nessa fogueira.

    A trama sempre explorou as nuances entre a humanidade e o poder, com os dois personagens sendo o eixo da discussão. Agora, resta saber se um dos dois sairá vitorioso ou se ambos vão terminar no fundo do poço. Da forma como a série vem sendo conduzida até aqui, o palpite é que o desfecho não será nada simples.

  • Reprodução/Globo

    Amores e desamores

    São tantas idas e vindas dos casais de "Onde Nascem os Fortes" que fica difícil acompanhar. Maria e Hermano se apaixonaram no início da trama, mas os dois começaram a ter conflitos porque ele era filho do suposto assassino do irmão dela. O relacionamento complicou, e Maria acabou se envolvendo com Simplício (Lee Taylor), que a ajudou a fugir de Pedro.

    O caminho dos dois se separou, e Simplício virou amante de Rosinete (Débora Bloch), mulher de Pedro, que por sua vez passou a ter um relacionamento com Cássia. Entretanto, quando Rosinete descobriu que Simplício foi responsável pelo sequestro de seu filho, ela se revoltou (chegou inclusive a apontar uma arma para ele) e foi parar nos braços de Ramiro.

    E Hermano? Ele foi pedido em casamento por Valquíria (Carla Salle), que começou a namorar Hermano após ele se afastar de Maria. Deu para acompanhar toda essa pegação? É um emaranhado muito complexo, como o resto da trama.

    O final óbvio seria uma reconciliação entre Maria e Hermano, mas, como nada na supersérie é óbvio, não dá para saber o que vai acontecer. Nesta semana, Simplício procurou Maria. Entretanto, ela voltou para os braços de Hermano. E agora?