Topo

"Morri três vezes": cinco lições de vida do palestrante Pedro Leonardo

Pedro Leonardo canta no lançamento de sua palestra motivacional, "Novos Tempos" - Manuela Scarpa/Brazil News
Pedro Leonardo canta no lançamento de sua palestra motivacional, "Novos Tempos" Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 04h00

Pedro Leonardo ainda carrega as sequelas do grave acidente automobilístico que sofreu em abril de 2012. "Eu sei que não estou 100%. O que eu sofri foi muito grave", admite o primogênito do cantor Leonardo na abertura de "Novos Tempos", sua "palestra musical motivacional". É como ele chama sua nova empreitada, lançada na última segunda-feira (9), em São Paulo.

"Às vezes, as pessoas têm dificuldades tão simples. Eu também, antigamente. A cabeça mudou, a vida mudou, os objetivos mudaram, os valores mudaram. A palestra musical motivacional é para eu falar para as pessoas serem protagonistas de sua vida. Não deixe as coisas acontecerem, faça você acontecer as coisas da forma correta", explica Pedro em entrevista ao UOL.

O capotamento em uma rodovia de Minas Gerais gerou comoção nacional semelhante à do tio de Pedro, Leandro, vítima de câncer em 1998. "Eu morri três vezes", diz o cantor e agora palestrante, sobre as três paradas cardíacas que sofreu enquanto esteve em coma profundo. Após deixar milagrosamente o hospital, passou por sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para recuperar a fala, o equilíbrio e os movimentos do corpo.

Pedro se preparou durante um ano estudando e assistindo a palestras do professor Leandro Karnal e dos consultores financeiros Nathalia Arcuri e Gustavo Cerbasi. O cantor assume estar louco para voltar a trabalhar.

"Quantas mil vezes eu falava 'preciso trabalhar' e me falavam que não porque teria neurologista, psicólogo, psicoterapeuta, fonoaudiólogo? Pelo amor de Deus, não aguentava mais, queria trabalhar, fazer minha vida. Para isso acontecer, eu tinha que terminar meu tratamento e me dedicar, reconhece.

Pedro Leonardo com os irmãos Zé Felipe e João Guilherme no lançamento de sua palestra motivacional, "Novos Tempos" - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Pedro Leonardo com os irmãos Zé Felipe e João Guilherme na palestra "Novos Tempos"
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News
As histórias comoventes e as frases de impacto fazem parte da proposta da palestra que Pedro quer levar para as empresas. Aos 30 anos e recuperado, o primogênito de Leonardo quer estimular o companheirismo, a tomada de iniciativa e a superação dentro do ambiente de trabalho.

"Meu físico está bom demais. Corro praticamente todos os dias uns cinco quilômetros. Perdi 40 quilos, não estou afim de achar. E não perdi, eliminei. Tem que saber aproveitar as coisas, se dedicar e ser o protagonista de sua história", afirma.

Ao mesmo tempo, Pedro retomará a carreira musical, interrompida com o acidente. Ele também fez aulas de canto e surpreendeu o público ao voltar a cantar no ano passado, com a dupla Marcio e Gustavo. Na palestra, ele interpreta músicas de seu pai, como "Não Aprendi a Dizer Adeus" e "Um Sonhador", e o hit mais famoso de sua dupla com o primo Thiago, filho de Leandro: "Toque de Mágica".

"Marcio e Gustavo me chamaram para cantar com eles. Aliás, eu me ofereci quando fui ao estúdio deles e bateu saudade no coração. Fiz algumas participações e vou continuar. Nessa vontade de voltar a cantar, me sugeriram juntar o útil ao agradável e fazer uma palestra musical motivacional", conta.

5 ensinamentos do palestrante Pedro Leonardo

  • Manuela Scarpa/Brazil News

    "Talismã"

    "Vocês já imaginaram na dificuldade desses dois irmãos? Naquela época, o sertanejo era discriminado, não era como hoje. Leandro & Leonardo reinventaram o sertanejo. Eles acreditaram no plano que criaram e que o coração mandou. Cada um deles queria ser protagonista de sua história. Procure alternativas e saia do comum. Pare de reclamar e busque soluções para os seus problemas"

  • Manuela Scarpa/Brazil News

    "Um sonhador"

    "O maior legado que meu tio deixou é que sempre devemos viver e combater qualquer dificuldade com esse sorriso, felizes, independentemente da luta. Essa doença que meu tio passou realmente preocupa. Agora, você vai falar para mim que aquela briguinha que você teve no trabalho com aquele rapaz da mesa do lado vai tirar seu sono? Briga, inveja, nada disso é problema. São dificuldades para seu coração crescer e para você aprender. A maior dica que eu posso dar: seja como meu tio foi. Feliz. E lute sempre, independentemente da dificuldade. Seja otimista! Alegre as pessoas ao seu redor"

  • Manuela Scarpa/Brazil News

    "É por você que eu canto"

    "Muita gente pensou que meu pai iria parar de cantar. Um dia, meu tio estava internado, papai chegou lá e falou: 'Leandro, pensei em cancelar os shows'. Meu tio o interrompeu: 'Não cancele não'. Meu pai falou: 'Então pensei em chamar um dos irmãos'. Meu tio Leandro: 'Não leve não. Faça você. Você consegue!'. Meu pai se reinventou e se tornou um novo artista. E você? Você já pensou qual é a sua maior motivação? Procure saber. Aprenda coisas novas. Inove. Meu pai fez tudo isso por amor à profissão. Pegue esse exemplo, ame o que você faz"

  • Manuela Scarpa/Brazil News

    "Não aprendi a dizer adeus"

    "Eu morri três vezes. Tive três paradas cardíacas. Hoje, acredito que para sempre vou refletir muito sobre aqueles dias. Aquele senhor parou para ajudar porque quis. Encontrou um sinal de celular e chamou os primeiros socorros. Os caras chegaram e fizeram o que tinha de ser feito na hora certa. Cheguei em Itumbiara e o jovem doutor, tem a minha idade, ficou sem medo por quê? Porque ele sabia, estava preparado. Você está preparado para agir sob pressão? Dedique-se ao máximo em tudo o que você faz. Nem sempre você vai ter um novo tempo como estou tendo hoje. Se você está preparado, tome a ação. Você sabe o que é certo, faça! Você tem que ser pró-ativo. Seja o cavaleiro da sua carruagem"

  • Manuela Scarpa/Brazil News

    "Toque de mágica"

    "A minha presença aqui é a maior prova de que o impossível não existe. Esse tal de impossível não está com nada. Sempre acredite nos seus sonhos, nas suas vontades e que o final da sua luta vai ser a vitória, como eu acreditei"