Topo

Homenagem ou cópia? 5 ideias que "Verão 90" pegou emprestado de "Vale Tudo"

Jerônimo, de "Verão 90", bem que poderia se chamar Maria de Fátima - Reprodução/Globo/Montagem UOL
Jerônimo, de "Verão 90", bem que poderia se chamar Maria de Fátima Imagem: Reprodução/Globo/Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

29/03/2019 04h00

Nas redes sociais, não têm sido incomuns comparações entre as tramas de "Verão 90", atual novela das 19h da Globo, e "Vale Tudo", folhetim clássico do fim dos anos 80.

Com várias referências explícitas a tramas da época em que é ambientada, a história de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, no entanto, exibe semelhanças que parecem ir além da homenagem com a escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, reprisada recentemente no canal Viva.

Mauricio Stycer, crítico do UOL, escreveu que as referências da novela das 19h parecem uma piada.

O UOL lista algumas ideias que "Verão 90" parece ter saído diretamente de "Vale Tudo":

  • Reprodução/Globo/Montagem/UOL

    O filho nem tão pródigo

    Um filho que tem vergonha da família pobre e ambiciona uma vida de luxo. Um dia, ele vê a oportunidade de passar a perna na família para conseguir uma grana. Com esse dinheiro, foge para o Rio, onde começa a armar um esquema para dar um golpe em uma família rica.

    Podia ser Maria de Fátima, personagem antológica de Gloria Pires, mas é Jerônimo, o malandro de "Verão 90" vivido por Jesuíta Barbosa. Obcecado por dinheiro e fama, ele faz de tudo para se dar bem, inclusive prejudicar a mãe, igualzinho Maria de Fátima fez com Raquel (Regina Duarte).

    A diferença maior se dá pelo fato de que, diferente de Fátima, Jerônimo não roubou a mãe, mas a chefe dela, dona da pensão onde os dois moravam. Mas convenhamos que os tempos são outros e a ambição dos vilões aumentou, certo?

  • Reprodução/Globo/Montagem/UOL

    Malvadas e perigosas

    Ao chegar na nova cidade, Maria de Fátima acabou fazendo uma espécie de pacto com a vilã Odete Roitman (Beatriz Segall). Odete gostou da moça ambiciosa e as duas se uniram, com Odete, inclusive, defendendo Fátima da mãe, Raquel.

    Uma situação extremamente parecida aconteceu em "Verão 90". A malvada Mercedes (Totia Meirelles) apadrinhou Jerônimo e o defendeu contra as acusações da mãe Janaína (Dira Paes). Aliás, os perfis de Mercedes e de Odete são muito similares: ricaças arrogantes e com sede de poder.

    Claro que enquanto Odete entrou para a história como uma das mais perversas vilãs da teledramaturgia, com discursos recheados de preconceito, Mercedes parece uma vilã de novela mexicana, com seu visutal caricato e fala empostada carregada no "r".

  • Reprodução/Globo/Montagem/UOL

    "Que ano é hoje?"

    Em ambas as tramas, a vilã rica e soberba é mãe de uma mulher problemática, com um casamento em ruínas e problemas com álcool. Em "Vale Tudo", Heleninha Roitman (Renata Sorrah) foi um dos grandes destaques da trama, com suas crises e vexames que até viraram memes. Quem não lembra da frase: 'Que ano é hoje, Marco Aurélio?'.

    Em "Verão 90", Gisela (Débora Nascimento) é outra rica frustrada, que vê seu casamento ruir enquanto encontra conforto na bebida. A diferença? Enquanto Renata Sorrah foi muito aclamada por sua Heleninha, Débora Nascimento vem sendo criticada por sua performance. Leia mais

  • Reprodução/Globo/Montagem/UOL

    Banana da impunidade

    Um dos momentos mais marcantes de "Vale Tudo" ocorreu no fim da novela, quando o vilão Marco Aurélio (Reginaldo Faria) fugiu do Brasil em um avião, mesmo depois de ter aprontado poucas e boas, e mandou uma banana para o país.

    Da mesma forma, Vanessa (Camila Quieroz), de "Verão 90", mentiu no julgamento de João (Rafael Vitti) e se mandou para o exterior depois de embolsar uma bolada. No aeroporto, ela também mandou uma banana para a nação. Pelo menos dessa vez, a inspiração no clássico dos anos 80 ficou clara.

  • Reprodução/Globo/Montagem/UOL

    Tempero de sucesso

    Raquel foi humilhada em "Vale Tudo" pela filha Maria de Fátima. Após toda sorte de desgraça, a mocinha batalhadora, que vendia sanduíches na praia, conseguiu abrir um restaurante só seu. O sucesso da novela foi tanto à época, que proliferaram estabelecimentos com o nome "Paladar", empreendimento de sucesso da vendedora.

    Janaína, depois de ser ludibriada de todas as formas pelo filho em "Verão 90", começou a vender quentinhas no Rio e, quem diria, juntou dinheiro e pretende abrir... um restaurante! Coincidência?