Topo

Cinco lições que todo adulto pode aprender com o "MasterChef Júnior"

Do UOL, em São Paulo

02/12/2015 07h00

Que as crianças do "MasterChef Júnior" cozinham melhor que qualquer adulto, todo mundo já sabe.

Mas além de mandar bem na culinária e preparar coisas que você nunca sonhou em fazer - ou vai dizer que você já preparou carré de cordeiro? -, os pequenos concorrentes do reality da Band também dão aula de comportamento.

O UOL listou seis atitudes dos participantes que deveriam ser adotadas para a vida já.

Seja uma pessoa melhor com o "MasterChef Júnior"

  • Divulgação/Band

    Ajude ao próximo

    A pequena Aisha, de nove anos, sofreu um dos maiores revezes que um cozinheiro pode ter ao preparar um prato: derrubou a bandeja com seu ingrediente principal, um peixe, no chão. O erro poderia tê-la eliminado da competição, mas Eduardo, de 13 anos, prontamente ajudou, oferecendo um filé que não iria usar para a colega. "Você pode dar um beijo nele", brincou o chef Erick Jacquin ao ver o gesto de solidariedade. "Obrigada", agradeceu a cozinheira-mirim.

  • Reprodução/Band

    Não tenha medo de arriscar

    Cozinhar cérebro de boi? Quem nunca? Eduardo já. "Na prova de eliminação eu arrisquei tudo, então por que na prova que não é de eliminação eu não arrisco ainda mais?", justificou o jovem chef de 13 anos. A ousadia, batizada de Cuca Fresca, deu certo e conquistou os jurados. "Está sensacional, você usou muito bem o cérebro, o seu cérebro", elogiou Paola.

  • Divulgação/Band

    Não se subestime

    Concorrentes mais novas da temporada, Aisha, Ivana e Laura caíram na mesma equipe, ao lado de Daphne, de 12 anos, para disputar uma prova em grupo. Subestimadas pela companheira, que chorou com medo de perder a tarefa, elas não só tranquilizaram-na como também deram uma injeção de confiança na colega. "Todo mundo acha que a gente é menorzinha no grupo", explicou Laura. "Porém as menorzinhas são mais rápidas", completou Aisha. O grupo acabou vencendo a prova.

  • Reprodução/Band

    Seja espontâneo

    "Perguntar não ofende", já diz o ditado e as crianças do "MasterChef Júnior" levam isso bem a sério. O maior exemplo foi Matheus que, ao ver o chef Alex Atala e não entender o porquê de tantos aplausos, chamou Valentina de canto e tirou a dúvida. "Quem é ele"?. O chef gostou tanto da atitude que mais tarde até ajudou o concorrente a salvar uma moqueca queimada.

  • Reprodução/Band

    Trabalhe em equipe

    Uma das maiores dificuldades dos adultos na vida profissional é trabalhar em equipe. Para as crianças do "MasterChef Júnior", isso não é problema. Lorenzo e Ivana foram elogiados por conseguirem executar um prato da culinária chinesa em uma prova que exigiu que eles se revezassem no fogão. A dupla adversária, Lívia e Eduardo, também deu conta do trabalho sem nenhum embate. Empatados na avaliação, os concorrentes conseguiram pela primeira vez na história do reality show que a eliminação da noite não acontecesse.