Topo

Segundo Sol

Cinco provas de que a burrice de Luzia em "Segundo Sol" não tem limites

Reprodução/TV Globo
Luzia tenta explicar para Beto Falcão que não matou Remy em "Segundo Sol" Imagem: Reprodução/TV Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

11/09/2018 12h27

No capítulo de segunda-feira (10), de Segundo Sol, Luzia (Giovana Antonelli) caiu mais uma vez em um plano armado por Karola (Deborah Secco) e por Laureta (Adriana Esteves) e acabou incriminada pela morte de Remy (Vladimir Brichta). O público, que já andava sem paciência para as trapalhadas da mocinha, não se compadeceu de seu sofrimento de foi às redes chamá-la de "burra". Nem Caetano Veloso conseguiria defender Luzia...

O UOL lista abaixo cinco provas que Luiza é a maior culpada por sua própria desgraça.

  • Reprodução/Globo

    Pega ladrão

    Recapitulando: Luzia é dopada por Remy. Quando acorda, ela está com a faca do crime na mão ao lado do corpo dele, enquanto entra em pânico. Nesse momento, Beto (Emilio Dantas) chega ao local do crime e começa a gritar.

    O que ela decide fazer? Não explicar nada, não falar coisa com coisa, e fugir do local do assassinato, é claro! Até porque isso deu muito certo no passado quando ela fugiu após ter acidentalmente provocado a morte de Edilei (Paulo Borges), não é mesmo? Não seria mais fácil ficar e tentar explicar o que aconteceu? Fugir não aumenta a ideia de culpa? Não custava pensar.

  • Reprodução/Globo

    Conto da carochinha

    Mais cedo, Luzia cometeu uma série de presepadas. Para começar, achou que era uma ótima ideia invadir a casa de Karola e ameaçá-la de morte, porque né, isso com certeza não traria problema nenhum para uma mulher que acabou de passar por um julgamento. Depois, além de acreditar nas mentiras da vilã -- de novo? ainda acreditou na palavra de Remy, um notório malandro.

    Aí, ela mais uma vez caiu na chantagem dele e aceitou se encontrar com a figura em um lugar afastado, sem ninguém por perto, com a promessa que a suposta filha iria simplesmente aparecer ali. Como se não bastasse, ela ainda aceitou tomar uma água oferecida pelo vilão. Sério que em nenhum momento ela pensou que podia ser uma armadilha?

  • João Cotta/TV Globo

    Meu grande a amor, às vezes...

    No meio disso tudo, Luzia achou que era uma excelente estratégia esconder a verdade de Beto. Sabe aquele que ela tanto diz que é seu grande amor, que esteve ao lado dela em todos os momentos? Pois então, após viver diversas idas e vindas com ele por esconder a verdade, a ex-marisqueira resolveu que não iria revelar uma informação crucial: que a suposta filha que os dois tiveram poderia estar viva.

    Tudo bem que Beto não é nenhum Sherlock Holmes, como diria Laureta, mas se Luzia tivesse conversado com ele antes talvez nada disso teria acontecido, pois o casal teria tentado chegar a uma solução junto. Logo, ele não teria encontrado a amada ao lado do corpo do irmão e chegado a mil conclusões equivocadas.

  • Globo

    Mentir é o melhor remédio

    Desde lá atrás Luzia já mostrava que não era exatamente muito hábil em ter boas ideias. Quando voltou da Islândia, ela estava decidida a se reaproximar de Ícaro (Chay Suede) e Manu (Luísa Arraes). Ela logo bolou um plano "genial": mentiu para os dois sobre sua identidade e se meteu na vida de cada um, ou seja, mentiu pra eles achando que eles não iam ficar nervosos depois.

    Para Manuela, ela nunca contou que era Ariella, DJ que a jovem idolatrava, deixando que menina se iludisse com ela. Com Ícaro foi pior ainda: ela colocou uma peruca, marcou um encontro com o filho, que na época era garoto de programa, e ficou apenas conversando com ele, sem contar nada e aparentemente sem em momento algum pensar que aquilo era uma ideia bizarra.

  • Reprodução/GShow/Segundo Sol

    Amiga da onça

    Voltando ao início da novela, nos primórdios de Boiporã, quando Luzia cometeu seu primeiro pecado capital: acreditou na palavra furada de Karola e aceitou se tornar uma fugitiva da polícia.

    Karola disse que Beto estava morto. Luzia checou para ver se era verdade? Não. Acreditou cegamente na palavra da mulher que para todos efeitos era noiva de seu amante e tinha todos os motivos do mundo para não gostar dela. Depois, em vez de procurar ajuda de um advogado, aceitou ficar em uma cabana reclusa no meio do nada, enquanto esperava para dar à luz, enquanto a rival lhe alimentava com mentiras. Depois, ficou chocadíssima que foi traída pela "melhor amiga da vida" ao ser entregue para a polícia.

    Um adendo: anos depois, Luzia descobriu que seu filho com Beto poderia estar e ter sido roubado por Karola. Valentim (Danilo Mesquita) tem a mesma idade. Sério mesmo que em nenhum momento passou pela cabeça da ex-marisqueira que o rapaz poderia ser seu filho perdido?

Errata: o texto foi atualizado
12/09/2018 às 00h15
Diferentemente do que foi publicado na primeira versão do texto, o nome do marido de Luzia se chama Edilei, e não Eliseu. A informação já foi corrigida.