TV e Famosos

Como "Escrava Mãe", 5 novelas estrearam totalmente gravadas; lembre

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 07h00

Nova novela da Record, "Escrava Mãe" estreou na última terça-feira (31) completamente pronta. A trama, prevista para estrear em outubro de 2015, terminou de ser gravada no início de dezembro, porém foi adiada quatro vezes e foi ao ar somente após o fim de "Totalmente Demais", maior sucesso da Globo às 19h nos últimos quatro anos.

A Record decidiu lançar "Escrava Mãe" junto com a global "Haja Coração", às 19h30, novo horário de novelas da emissora e antes de "Os Dez Mandamentos". A trama de Gustavo Reiz é inspirada no romance "Escrava Isaura", que virou novela na Globo (1976) e na Record (2004).

Além como "Escrava Mãe", outras novelas já estrearam inteiramente gravadas, seja por estratégia seja por atrasos, como "Pérola Negra", "Os Ossos do Barão", "O Direito de Nascer" e "Corações Feridos", todas do SBT. Até Sandra Annenberg, apresentadora do "Jornal Hoje", já atuou em uma trama finalizada antes de ir ao ar: "Pacto de Sangue", da Globo.

Relembre cinco novelas que já estrearam prontas:

  • Imagem: Divulgação/TV Globo
    Divulgação/TV Globo
    Imagem: Divulgação/TV Globo

    "Pacto de Sangue" (Globo)

    Ambientada na época do Brasil da escravidão, como "Escrava Mãe", "Pacto de Sangue" foi a primeira novela da Globo completamente gravada antes de estrear, em maio de 1989, por estratégia da emissora. A autora, Regina Braga, preocupou-se por não conseguir mudar a história durante a exibição. A trama tinha no elenco Sandra Annenberg, atualmente jornalista e apresentadora do "Jornal Hoje", interpretando Celeste, filha de conservadores e apaixonada por um abolicionista. A Globo pretendia manter a estratégia, mas desistiu pela baixa audiência de "Pacto de Sangue", que acabou sendo encurtada.

  • Imagem: Marco Ankosqui/Folha Imagem
    Marco Ankosqui/Folha Imagem
    Imagem: Marco Ankosqui/Folha Imagem

    "Os Ossos do Barão" (SBT)

    Remake de novela exibida pela Globo em 1973, "Os Ossos do Barão" estrearia em novembro de 1996, porém teve dificuldades na produção e foi lançada pelo SBT somente em abril de 1997, com todos os 140 capítulos gravados. O atraso revoltou os atores, temerosos pelo resultado final. O elenco contava com Juca de Oliveira, Ana Paula Arósio, Tarcísio Filho e Jussara Freire, que está em "Escrava Mãe" e também reclamou publicamente dos atrasos da Record. Com baixa audiência, Silvio Santos mandou encurtar "Os Ossos do Barão" e substituir pela reprise da novela mexicana "Maria Mercedes".

  • Imagem: Divulgação/SBT
    Divulgação/SBT
    Imagem: Divulgação/SBT

    "Pérola Negra" (SBT)

    Com texto argentino carregado de drama, a novela estrelada por Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh começou a ser gravada em agosto de 1997, mas estreou no SBT apenas em novembro de 1998, oito meses após a previsão inicial e com todos os capítulos prontos. Silvio Santos decidiu arquivá-la, lançar a mexicana "Maria do Bairro" e produzir às pressas outra trama, "Fascinação", escrita por Walcyr Carrasco. Por causa do adiamento, vários atores de "Pérola Negra" apareceram em dois canais simultaneamente, porque parte do elenco migrou para a novela "Estrela de Fogo", da Record.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    "O Direito de Nascer" (SBT)

    "O Direito de Nascer" quase não teve o "direito" de estrear no SBT. A versão da famosa história cubana demorou quase quatro anos para ser levada ao ar. Terceirizada como "Escrava Mãe", a novela protagonizada por Guilhermina Guinle começou a ser produzida em agosto de 1997. Foi engavetada por Silvio Santos e lançada em maio de 2001. Escrita em 1946, "O Direito de Nascer" chegou ao Brasil nos anos 1950, foi transmitida no rádio, ganhou duas versões na extinta TV Tupi e tornou-se um fenômeno da teledramaturgia. O remake do SBT foi reprisado em 2015 pelo canal pago Fox Life.

  • Imagem: Divulgação/SBT
    Divulgação/SBT
    Imagem: Divulgação/SBT

    "Corações Feridos" (SBT)

    O caso mais recente de novela que estreou completamente pronta também é do SBT. Baseada na novela mexicana "La Mentira", exibida pela emissora em 2000, "Corações Feridos" foi adaptada por Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos. Produzida entre agosto e dezembro de 2010, a novela tinha no elenco Lívia Andrade, o ator e modelo Paulo Zulu e a atriz Cynthia Falabella, irmã da global Débora Falabella. Inicialmente, "Corações Feridos" iria ao ar em setembro daquele ano, mas foi arquivada e o SBT arrastou o lançamento para janeiro de 2012. Com baixa audiência, chegou a dois pontos no Ibope.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais TV e Famosos

Topo