De "Irmãos Coragem" a "Chiquititas": 10 novelas quase intermináveis da TV
Nesta semana, “Carinha de Anjo” completou um ano de exibição. A novelinha infantil do SBT já acumula mais de 300 capítulos exibidos e ainda vem mais por aí. Recentemente, a emissora de Silvio Santos tem investido bastante em tramas muito longas: a antecessora de “Carinha de Anjo”, “Cúmplices de um Resgate” (2015), teve mais de 350. A próxima, “As Aventuras de Poliana”, está prevista para ter mais ultrapassar os 500 capítulos.
No ar há 22 anos, “Malhação” ganharia com folga o título de novela mais longa da televisão, mas vale lembrar que a trama adolescente da Globo tem formato de série, e renova elenco e história a cada temporada. Mas há muitos outros exemplos de “gigantes” da teledramaturgia brasileiras, que estenderam suas histórias por centenas e centenas de capítulos.
O UOL relembra algumas novelas tão longas, que pareciam intermináveis:
-
"Chiquititas" (1997)
Para se ter uma ideia, essa novela, remake da trama argentina de mesmo nome, ficou em exibição até 2001. Algumas mudanças ocorreram no decorrer das temporadas, com entrada e saída de personagens, mas a espinha dorsal se manteve. "Chiquititas" chegou a tirar "férias" durante alguns períodos nos quais o SBT exibiu alguma novela mexicana, mas ao juntar todos os capítulos, a conta do folhetim fecha em 807, quase uma eternidade. Muitas figuras do elenco da novelinha foram parar na Globo, como Fernanda Souza, Débora Falabella, Bruno Gagliasso e Carla Diaz.
-
"Redenção" (1966)
Telenovela (ininterrupta) mais longa da história da TV brasileira, "Redenção" foi exibida na extinta TV Excelsior e teve 596 capítulos, sendo que, originalmente, deveria ter tido apenas 100. A trama girava em torno do Dr. Fernando Silveira (Francisco Cuoco), que ao se mudar para a cidade de Redenção casava com Ângela (Míriam Mehler). No entanto, a morte precoce da mulher o deixou exposto às maldades de Marisa (Lourdes Rocha). Também existia um mistério a respeito do passado de Fernando.
-
"Os Mutantes" (2007)
A novela da Record que ficou eternizada por seus efeitos especiais "trash" e personagens bizarros, mas a saga de Tiago Santiago conquistou o público e ganhou uma segunda temporada. Ao contrário do que acontece com "Malhação", a sequência era uma continuação direta dos acontecimentos da primeira temporada, o que fez com que a produção totalizasse 483 capítulos. Mas a história das crianças com poderes especiais ainda não estava terminada, e uma terceira temporada intitulada "Promessas de Amor" foi produzida. Logo, a saga acabou com 586 capítulos ao todo.
-
"Chiquititas" (2013)
Nova versão da novela exibida em 1997, "Chiquititas" atingiu novamente o sucesso nessa adaptação. Tanto que o SBT fez tudo que pôde para estender a novela, que acabou tendo 545 capítulos, recheados de clipes e flashbacks, permanecendo por mais de dois anos no ar.
-
"Os Imigrantes" (1981)
Novela que Benedito Ruy Barbosa escreveu para a TV Bandeirantes, a trama narrou a história de diversas gerações de imigrantes que chegaram ao Brasil e ajudaram a mudar o país. Por conta da complexidade de sua narrativa, teve um total de 459 capítulos e foi muito elogiada pela crítica da época, conquistando diversos prêmios.
-
"Rebelde" (2011)
Exibida pelo SBT, a telenovela mexicana, baseada em formato argentino, virou uma verdadeira febre entre o público adolescente em meados dos anos 2000 --foram três temporadas e 431 capítulos. O cotidiano de jovens que frequentavam um colégio em regime de semi-internato cativou a audiência e transcendeu a televisão, gerando uma série de produtos e transformando a banda formada pelos protagonistas em um fenômeno real. A adaptação da Record também teve considerável repercussão nas redes e angariou muitos fãs, terminando com 411 capítulos e duas temporadas. Vários membros de seu elenco, como Chay Suede, Arthur Aguiar e Sophia Abrahão se tornaram estrelas da Globo após o fim da novela.
-
"O Machão" (1974)
Escrita por Sérgio Jockyman e baseada em um argumento de Ivani Ribeiro, essa novela da Tupi foi uma adaptação de "A Indomável", de 1965, também de Ivani. Com inspiração em "A Megera Domada", de Shakespeare, a novela fez sucesso narrando as idas e vindas de Julião Petrucchio (Antônio Fagundes) e Catarina (Maria Isabel de Lizandra), que se desdobraram ao longo de 371 capítulos.
-
"Floribella" (2005)
Um sucesso em meio ao público jovem, "Floribella", da Band, se dividiu em duas temporadas, totalizando 342 capítulos. A história, praticamente um conto de fadas moderno, contava a saga da humilde Maria Flor (Juliana Silveira), que se apaixonava por um príncipe encantado, Frederico (Roger Gobeth), e sofria nas mãos da pérfida Delfina (Maria Carolina Ribeiro). Na segunda temporada, Mário Frias entrou na trama como Máximo, o novo interesse romântico de Flor.
-
"Irmãos Coragem" (1970)
Sucesso estrondoso de Janete Clair, a telenovela marcou uma geração e é lembrada como um dos grandes trabalhos não só da Globo, mas da televisão brasileira. A saga dos irmãos João, Jerônimo e Eduardo emocionou o público do primeiro ao último capítulo, com seus 328 capítulos cheios de romance, ação e aventura. Em 1995, a emissora exibiu um remake da história --dessa vez mais enxuta, com 155 capítulos.
-
"Carrossel" (2012)
Outra novelinha de sucesso do SBT, essa adaptação de Íris Abravanel é baseada na trama mexicana de mesmo nome. O sucesso da novela foi tanto, que levou o SBT a continuar investindo em remakes voltados para o público infantil. "Carrossel" teve 310 capítulos e levou atores mirins como Maisa e Larissa Manoela ao primeiro time de atores da emissora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.