Topo

De novo? Novelas repetem clichê de mocinhas que mentem sobre paternidade

Do UOL, em São Paulo

04/05/2017 10h55

A gravidez inesperada da mocinha, em algum momento da novela, é um recurso narrativo já conhecido dos espectadores. Mas uma nova versão desse clichê vem se tornando comum: a ocultação da real paternidade do bebê que ela espera.

O recurso está no ar em duas novelas da Globo ao mesmo tempo: “Novo Mundo” e “A Força do Querer”. E antes da trama de Glória Perez, as duas novelas das 21h anteriores também haviam feito uso dele. Confira: 

  • Imagem: Reprodução/Instagram/gloriafperez
    Imagem: Reprodução/Instagram/gloriafperez

    Ritinha em "A Força do Querer"

    A sereia interpretada por Isis Valverde casou com Zeca (Marcos Pigossi), mas teve um caso com Ruy (Fiuk) e acabou abandonada pelo marido quando ele flagrou os dois juntos, pouco após subir o altar. Tempos depois, ela descobriu que estava grávida do caminhoneiro, mas disse para o empresário que o filho era dele e se mudou para o Rio de Janeiro. Nenhum deles suspeita da verdade.

  • Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
    Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

    Anna em "Novo Mundo"

    Professora de Português da princesa Leopoldina (Letícia Colin), Anna (Isabelle Drummond) se envolveu com Joaquim (Chay Suede) antes de descobrir que ele era casado e tinha um filho com outra. Magoada por ter sido enganada, ela se casou com Thomas (Gabriel Braga Nunes) e descobriu que estava grávida. Ela foi aconselhada por Leopoldina a não revelar a verdadeira paternidade do bebê e nem Joaquim nem Thomas sabem quem é o verdadeiro pai da criança.

  • Imagem: Reprodução/GShow
    Imagem: Reprodução/GShow

    Helô em "A Lei do Amor"

    Vivida por Claudia Abreu, a mocinha casou com Tião (José Mayer) grávida de Pedro (Reynaldo Gianecchini), por acreditar que havia sido traída pelo velejador. Ela só revelou ao ex que ele tinha uma família, Letícia (Isabella Santoni), mais de vinte anos depois, quando os dois se reencontraram. A menina, por sua vez, também ficou chocada ao descobrir a identidade de seu pai.

  • Imagem: Divulgação/Renato Rocha Miranda/TV Globo
    Imagem: Divulgação/Renato Rocha Miranda/TV Globo

    Tereza em "Velho Chico"

    Verdade seja dita: a personagem de Camila Pitanga em "Velho Chico" não escondeu deliberadamente que esperava um filho de Santo (Domingos Montagner). Ela mandou uma carta contando a notícia, mas ele nunca a recebeu porque Luzia, a personagem de Lucy Alves, a ocultou para afastar o marido da ex. os dois passaram anos separados e o assunto nunca foi esclarecido --até Miguel (Gabriel Leone), filho dos dois, achava que seu pai era, na verdade, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado).

  • Imagem: Tata Barreto/Divulgação/TV Globo
    Imagem: Tata Barreto/Divulgação/TV Globo

    Ciça em "Malhação: Seu Lugar no Mundo"

    A adolescente interpretada por Julia Konrad começou como vilã, mas foi se redimindo ao longo da trama. Após o acidente de carro que matou seu namorado, João (João Vithor Oliveira), ela descobriu que estava grávida e disse a todos que o bebê era do amado. Mas, na verdade, o filho era fruto de um estupro que ela sofreu, cometido pelo vilão Samurai (Felipe Titto).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De novo? Novelas repetem clichê de mocinhas que mentem sobre paternidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!