Topo

TV e Famosos

"Avenida Brasil", "Amor à Vida" e outras tramas com perdões inesquecíveis

Raquel Cunha/Globo
Edgar (Caco Ciocler) pede perdão à mãe Zefa (Cláudia Di Moura) Imagem: Raquel Cunha/Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

30/08/2018 04h00

Nesta quinta-feira (30), é o Dia Nacional do Perdão, marcado no calendário por uma lei, aprovada no Congresso no ano passado. Nas novelas, o velho clichê "quem ama perdoa" dificilmente falha e mocinhas, vilões, bandidos e todo tipo de personagens conseguem, na reta final, serem perdoados por quem lhes causaram algum mal.

Em "Segundo Sol" nesta quinta-feira (30) será exibida a cena em que Edgar (Caco Ciocler) pedirá perdão a Zefa (Cláudia Di Moura), sua mãe biológica, por tê-la tratado como empregada por toda a vida. O momento promete emoção.

O UOL lembra alguns perdões que entraram para a memória da dramaturgia brasileira.

  • Divulgação/TV Globo

    "O Outro Lado do Paraíso"

    Estela (Juliana Caldas) foi humilhada pela mãe Sophia (Marieta Severo) durante toda a trama porque era anã . No final, ela foi a única dos três irmãos que demonstrou amor à mãe e a visitou no manicômio judiciário. "Entre meus filhos, você é quem eu mais amo!", disse Sophia à Estela.

    Quando a personagem de Marieta sofreu um derrame também foi Estela que tomou conta dela, demonstrando que havia perdoado a mãe pelo sofrimento que lhe foi causado. Na trama, outras personagens também foram perdoadas como Nádia (Eliani Giardini) por Raquel (Érika Januza), sua vítima de racismo, e Beth (Gloria Pires) que desapareceu quando a filha, Adriana (Julia Dalavia), era pequena, e também foi perdoada por ela.

  • Reprodução/Globo

    "Caminho das Índias"

    Depois de contar à família do amado Raj (Rodrigo Lombardi) que ele não era pai de seu filho, Maya (Juliana Paes) é expulsa de casa com o pequeno Niraj nos braços. Ela pensava que o marido estava morto após um acidente. Ela entrega o filho para ser levado ao verdadeiro pai, Bauan (Márcio Garcia) e vai para um "viuvário", onde ficam as mulheres sem assistência. No entanto, o próprio marido, que, claro, não havia morrido, aparece. Raj perdoa Maya e a leva de volta para casa.

  • Reprodução/Globo

    "Amor à Vida"

    César (Antonio Fagundes) era o chefe da família Khoury e travou uma longa guerra contra o filho Félix (Mateus Solano). Homossexual, o filho sofreu a vida toda com a rejeição do pai. A situação piorou quando então a mulher de Félix, Edith (Bárbara Paz), confirmou a César que o filho era gay. O pai ainda descobriu que Félix jogou sua neta, Paulinha (Klara Castanho), em uma caçamba quando ela nasceu.

    Traído pela amante Aline (Vanessa Giácomo) e já separado da mulher Pilar (Susana Vieira), teve um AVC e recebeu os cuidados de Félix. Parcialmente cego e com os movimentos limitados, César encontrando a solidariedade de quem ele menos esperava quando o filho decidiu levar o pai para morar com ele. No último capítulo, a trama exibiu uma das cenas mais esperadas pelo público e uma das mais belas da teledramaturgia brasileira, quando, emocionado, o pai pede perdão ao filho.

  • Reprodução/Globo

    "A Força do Querer"

    Se tem uma mãe que aguentou várias coisas erradas que a filha fez foi Aurora (Elizangela), a mãe de Bibi Perigosa (Juliana Paes). Por amor, Bibi traficou, incendiou, fugiu, entre outras furadas, sempre contando com a retaguarda da mãe, que sempre ficava com seu filho Dedé (João Bravo).

    Na reta final da trama, quando foge com Rubinho (Emilio Dantas), ela conseguiu pedir perdão à mãe. "Eu só tenho essa chance, me perdoa?", pediu a filha. Bibi ainda teve um acertos de contas com Caio (Rodrigo Lombardi), seu ex-namorado a quem traiu para ficar com Rubinho.

  • "Avenida Brasil"

    Nina (Debora Falabella) levou toda a história para conseguir se vingar de Carminha (Adriana Esteves), sua ex-madrasta que a mandou para um lixão após seu pai Genésio (Tony Ramos) morrer. Dezenas de reviravoltas depois, a trama termina com Carminha saindo da prisão após cumprir pena pela morte de Max (Marcello Novaes) e se reconciliando com Nina, agora casada com seu filho Jorginho (Cauã Reymond).

Mais TV e Famosos