"Mundo da Lua" completa 25 anos; veja cinco curiosidades da série
Do UOL, em São Paulo
06/10/2016 07h00
"Mundo da Lua", uma das séries mais famosas da TV Cultura, completa 25 anos nesta quinta-feira (6). Para comemorar a data, a emissora exibirá às 18h, em sua página no Facebook, o primeiro episódio da trama, com a festa de aniversário de dez anos do protagonista, Lucas Silva e Silva.
Com 52 episódios, "Mundo da Lua" mostrava o dia a dia de uma típica família de classe média paulistana (Silva e Silva) e marcou época pelo elenco. Antonio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri foram cedidos pela Globo, que em troca exibiu a série após ter ido ao ar na Cultura.
A série foi criada por Flávio de Souza, que também atuou como Dudu, tio de Lucas Silva e irmão de Rogério, papel de Fagundes. Marisa Orth, Laura Cardoso, Edson Celulari, Denise Fraga e Lucinha Lins participaram da produção.
Intérprete de Lucas, Luciano Amaral, na época com dez anos, foi revelado em "Mundo da Lua" e hoje é apresentador de um canal pago sobre games e cultura pop. Outros atores largaram a carreira após a série. Confira esta e outras quatro curiosidades sobre a produção da Cultura.
-
Imagem: Divulgação/TV Cultura Imagem: Divulgação/TV Cultura Casa seria apartamento
Localizada no Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), a famosa casa de "Mundo da Lua" quase foi outra. Quatro episódios que nunca foram ao ar foram gravados em um apartamento com parte do elenco diferente. Dona Ivone, avó de Lucas Silva e Silva, seria papel de Etty Fraser, porém ficou Liana Duval. Antonio Fagundes, que interpreta o professor Rogério, não teria bigode. A Cultura jogou fora os pilotos e reformulou a série para a versão conhecida do público.
-
Imagem: Montagem/UOL Imagem: Montagem/UOL Mãe e tio de Lucas eram casados na vida real
Em "Mundo da Lua", Mira Haar era Carolina, mãe de Lucas e mulher de Rogério (Antonio Fagundes), mas na vida real a atriz era casada com Flávio de Souza, autor da série e intérprete de Dudu, seu cunhado na trama. Os dois filhos do casal também atuaram na produção. Leonardo Haar era Diego de Los Angeles. Teodoro nasceu durante as gravações e na série foi batizado de Eduardo, homônimo do personagem de seu pai.
-
Imagem: Reprodução/TV Rá Tim Bum Imagem: Reprodução/TV Rá Tim Bum Atores abandonaram a carreira
Além de ter parte do casting global, com Antonio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, "Mundo da Lua" escalou jovens talentos que depois desistiram de atuar e abandonaram os palcos. Anna D'Lira, que vivia a empregada Rosa, mudou-se para a Suíça e virou professora. Filha da atriz Norma Blum e do compositor Zé Rodrix, Mariana Blum interpretou Juliana, irmã de Lucas, e hoje é enfermeira.
-
Imagem: Reprodução/TV Rá Tim Bum Imagem: Reprodução/TV Rá Tim Bum Lobo mau come crianças em episódio assustador
Lucas Silva e Silva deixava a imaginação rolar em seu gravador, porém em alguns episódios os sonhos apavoraram os telespectadores. O garoto exagerou no episódio "Medo do Escuro", o mais assustador de "Mundo da Lua". No pesadelo dele, a casa onde mora foi invadida por um lobo mau que devorou as crianças da série, uma a uma, em cenas aterrorizantes para uma série infantil.
-
Imagem: Reprodução/TV Cultura Imagem: Reprodução/TV Cultura Série previu crise hídrica e Copa do Mundo
Gravada entre 1991 e 1992, "Mundo da Lua" previu fatos que aconteceriam anos depois. Em três episódios, Lucas sonhou com a falta d'água na cidade (semelhante à crise hídrica que afetou São Paulo em 2014), o tetracampeonato mundial de futebol (título conquistado dois anos depois) e um acidente durante um campeonato de automobilismo (antes da morte de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1994).